Publicidade:
 

Dando prosseguimento à REVIEWS MaCamp 2020 – Upgrade Motor Home, era chegada a hora de instalar uma antena externa de TV que no nosso caso já não existia há muitos anos. Optamos por um modelo de TV aberta, já que hoje em dia não vemos mais quase televisão e gostamos de assistir programas e jornais locais da região onde visitamos. A PULSAR RV nos enviou o modelo omnidirecional GAZELLE da MAXVIEW que dispensa regulagens, é instalada fixa no teto do RV, possui booster e derivador com alimentação 12V (ou 24V) e ainda conta com uma antena telescópica adicional para turbinar a recepção do seu rádio FM e algumas faixas de canais de TV. Será que é boa?

SOBRE A GAZELLE: A Antena é Omnidirecional, ou seja, funciona em qualquer posição, ideal para quem se move e estaciona cada hora de um jeito. Sua faixa de recepção abrange Canais de TV em SD, HD, 3D e 4K e também de rádio FM e DAB (rádio digital). Ela é totalmente projetada para o sinal digital e conta com sistema de booster variável com ganho de até 19dB. Ela acresce apenas 14cm na altura do trailer ou motor home e pesa menos de 1kg.

UNBOXING: A antena chegou da PULSAR RV via correios, embalada na caixa ilustrada com todos os componentes devidamente embalados e protegidos. Apesar de termos recebido diretamente da empresa, a PULSAR RV não vende direto para o consumidor. No final deste artigo, indicamos aonde se pode comprar.

A ANTENA: O produto vem super completo. Além do corpo principal da antena que consiste na sua base e no disco superior, ainda acompanha um módulo fixador e varador de teto, booster divisor, cabo coaxial, conectores, antena telescópica, todos os parafusos necessários, vedações e acabamentos plásticos. O Manual de instruções também explica direitinho todos os passos de instalação e uso.

AERODINÂMICA: A MAXVIEW GAZELLE foi feita para ser fixada de uma só forma em relação à frente do Veículo de Recreação. Assim ela ficará preparada para receber todo o vento e água que virá com o movimento na estrada

BOOSTER VARIÁVEL: Pode parecer estranho contar com um amplificador de sinal que melhora a recepção de TV e ver um seletor de níveis deste ganho. Isto acontece porque quanto mais longe da torre de transmissão, melhor será o ganho no nível máximo do seletor. Porém quando estamos muito próximos da torre (ou as vezes até embaixo dela), esta amplificação poderá atrapalhar a recepção. Por esta razão existem diversos níveis de regulagem.

INSTALAÇÃO

Há duas maneiras de se instalar a antena no teto. Para veículos novos ou que possuem condições especialmente favoráveis, pode-se apenas fixar o equipamento no teto sem que nada apareça na parte de dentro. Foi o nosso caso que já contava com um conduíte de fio antena originalmente e como o motor home é nosso desde “zero”, ficou fácil de saber por onde ele passava e atingi-lo por cima. Desta forma, o cabo coaxial que sai da antena não “vara” o teto, chegando dentro de um armário aéreo. Quando não houver esta possibilidade, a antena oferece (inclusa) uma peça especialmente feita para fixar, dar acabamento e oferecer a curva de saída do cabo coaxial pela parte inferior do teto. Neste caso deverá ser feito um furo que atravesse toda a espessura do telhado. A peça giratória ainda dará uma função de “aperto” no conjunto.

SEPARAÇÃO DOS COMPONENTES: Como a Gazelle possui muitas peças inclusas, o primeiro passo foi separar e organizar tudo na mesa. Depois foi ler todo o manual de instruções que acompanha o produto, ao qual traz informações não só sobre o funcionamento como também dos passos de instalação.

ESCOLHA DO LOCAL: No nosso caso, após um pouco de estudo, localizamos por onde passava o conduíte da antiga antena original do motor home que há muitos anos não existia mais. O segundo passo foi estudar se nenhum outro equipamento iria conflitar com a antena, não só espacialmente como também em relação à recepção de sinal e buscando deixá-la um tanto longe da beirada por conta de galhos de árvores na estrada. As ferramentas que utilizamos foram: Furadeira, chave philips, trena, brocas, chave allen e aplicador de selante tipo silicone.

FURAÇÃO: De posse de uma broca suficiente para a base da antena, iniciamos o furo a fim de acertar o local exato por onde passava o conduíte. Demos sorte. Alargamos o buraco e passamos o cabo coaxial até onde o conduíte termina dentro de um armário aéreo que possui o divisor dos demais pontos de antena. É hora de posicionar a base para marcar e furar os quatro pontos de parafusos que fixam a mesma no teto em formato de cruz.

VEDAÇÃO: Para não haver chance de infiltração de água no teto, passamos selante de poliuretano preto na base interna e branco na externa. O preto possui uma resistência maior e o branco garantirá um acabamento mais bonito no teto. Depois bastou prensar os selantes através dos quatro parafusos e dar acabamento em toda a borda. Está pronta a base que fixará a antena.

CORPO SUPERIOR: Com encaixe perfeito e já dotada de flange de borracha para vedação, basta encaixar o elemento superior na base já fixada. A conexão da antena ao cabo coaxial se fará automaticamente por encaixe de pressão. Um único parafuso longo de cabeça redonda fará a fixação sendo apertado por uma chave allen. Todos estes parafusos são em aço inoxidável de ótima qualidade. Para dar o acabamento, basta encaixar a tampa que é dotada de borracha de vedação. As duas setinhas na base indicam a posição correta de início e final do curso da tampa que deverá ser girada com uma moeda.

ANTENA TELESCÓPICA: De uso opcional para quem desejar ter uma recepção mais abrangente de FM, poderá ser fixada no centro do disco omnidirecional. Em seu lugar vem um parafuso inox que deverá ser retirado. Na mesma rosca entrará a antena. Apesar do manual não exigir, aplicamos um pouco de selante ali para garantir. Estava pronta a instalação da parte externa da antena.

LIGAÇÃO DO BOOSTER DIVISOR: A central interna possui alimentação 12V ou 24V com cabo e plug inclusos, uma entrada e duas saídas coaxiais de rosca, botão de liga/desliga e um seletor de oito níveis de intensidade de sinal. Um LED no meio do painel indica se está ligado. No cabo que vem da antena, instalamos o conector incluso seguindo os passos que o manual indicava. Em uma das saídas instalamos o cabo que vai para a TV. Com dois parafusos também inclusos, fixamos o booster no local exato onde desejávamos, que no nosso caso ficou dentro de um armário aéreo do motor home. Por fim, duas tampinhas também inclusas, dão acabamento escondendo os parafusos. Agora ficou fácil o manuseio do aparelho.

SINTONIZANDO: Já com a TV devidamente conectada, acessamos o menu para a varredura de canais digitais abertos (AIR). A Antena captou todos os canais de TV aberta disponíveis de Paraty-RJ. Testando o seletor de níveis, pudemos provar a diferença de qualidade de sinal indicado na TV. Selecionado no mínimo, obtivemos 36% da intensidade de canal. Já no máximo ele chegou aos 47%. Antes, com uma anteninha portátil convencional colocada para o lado de fora do veículo, obtínhamos 27% nesta mesma TV, o que já era suficiente para assistir em HD sem travamentos.

PREÇO: Na ocasião da publicação deste review o equipamento custava entre R$ 1.096,85 + frete e R$ 1.120,00 + frete em lojas virtuais de caravanismo como a MEU TRAILER.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela PULSAR RV que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes foram feitos em um camping no Estado do Rio de Janeiro e aplicados em nosso Motor Home Turiscar Caribe 1992.

PULSAR RV
Rua Amaro Leite 160 – Bairro Socorro – CEP 04763-060 – São Paulo – SP
(11) 5686-3586
www.pulsarrv.com.br
[email protected]

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here