Publicidade:
 

Cada dia mais o mercado caravanista busca equipamentos específicos para veículos de recreação que sejam específicos para serem embarcados e não adaptando convencionais residenciais. O AR CONDICIONADO é um item praticamente obrigatório em nosso país tropical e os modelos chamados “DE TETO” não ocupam espaço na marcenaria e paredes laterais, além de serem projetados e construídos com componentes que foram feitos para o movimento, vibrações e solavancos da estrada. Porém, passou um tempo sendo preterido por alguns caravanistas pelo alto ruído no interior do veículo, mesmo em modelos de marcas conceituadas. A RV PARTS lançou em 2021 seu modelo silencioso, versão que já ganhara o mercado em 2020 e que recebeu inúmeros elogios da comunidade.É claro que a empresa fez questão de nos enviar seu modelo de 12.000BTUs para que testássemos e desta vez faremos um review diferente.

Até hoje, em todos os nossos reviews, fizemos não somente a apresentação e resenha, como também a instalação própria em nossos equipamentos. Desta vez, vamos utilizar os serviços de instalação e manutenção de uma de nossas mais antigas parceiras – A VETTURA MOTORHOMES que oferece uma divisão na própria fábrica para manutenções, assistências e instalação de equipamentos em motor homes de todas as marcas.

Publicidade:

A RV PARTS: Empresa situada em Itajaí-SC que revolucionou o mercado de importação de peças para RV’s não somente pelo ampla gama de produtos como também na relação entre parceiros e abertura a sugestões. Além disso, foi a primeira do ramo brasileiro a abrir um amplo e completo show-room aliado ao estoque de pronta-entrega onde tanto o fabricante quanto o caravanista pode conhecer, conferir e tirar todas as dúvidas. Para completar, aproveitou sua localização estratégica na beira da BR-101 para disponibilizar um perfeito ponto de apoio a pernoite para quem trafega pela região.

O AR CONDICIONADO DE TETO: São dois modelos oferecidos pela RV PARTS. Ambos para aplicação em teto com capacidades de 8.500 BTUs e 12.000 BTUs. O modelo que recebemos foi o de 12 mil BTUs de potência de refrigeração. O modelo possui uma unidade externa bastante bonita e aerodinâmica e a interna completamente “slim” e “clean”. Ele propõe ser um equipamento silencioso, inclui kit para instalação e pede uma abertura de 36cm X 36cm no teto. Ao todo ele pesa 53kg.

PORQUÊ DE TETO? São muitas as vantagens de se utilizar um ar condicionado de teto. A Primeira sem dúvida  é o fato de contarmos com um aparelho construído, projetado e desenvolvido para ser embarcado: Aguentar os solavancos das estradas, poeira e possuir as formas corretas de fixação da máquina no veículo. Outra vantagem é o fato de não ocupar espaços importantes no veículo de recreação, principalmente armários internos ou bagageiros inferiores para o caso de condensadoras. Na parte de dentro, apenas um painel rente ao teto e no lado de fora, ocupa uma pouca altura e pequena área geralmente vazia. Outra vantagem é que a maioria dos modelos pode ser “dutada” de maneira artesanal. Com apenas uma máquina, pode-se construir dutos pelo teto que sirva a mais de um ambiente. Na maioria dos casos, instala-se um aparelho no centro do motor home, na área de circulação, onde localmente ele serve o beliche e banheiro. Estendidos por dutos no teto, servem o dormitório ao fundo e a sala frontal. Será o nosso caso onde o aparelho será instalado na área central e dutado para o quarto no fundo.

NOSSO CASO: O motor home que será instalado o Ar Condicionado da RV PARTS é um modelo Dream House de 9m da Vettura que já possuía originalmente um ar condicionado de teto de marca famosa, mas que os proprietários já não aguentavam mais devido ao imenso ruído interno que ele gerava. Mesmo em dias de calor,  o barulho era tão incômodo que era preferível deixá-lo desligado.

FUNÇÃO AQUECIMENTO: Como vivemos em um país tropical, o frio é mais exceção do que regra e portanto combinar a função de aquecimento mesmo que vindo do teto (o que naturalmente contraria um sistema de calefação mais extremo) se faz muito bem vindo inclusive economizando espaço e equipamento. No caso do ar antigo, havia esta função, só que com resistência elétrica o que torna o ar quente muito seco e desconfortável. No modelo novo da RV PARTS o sistema de aquecimento utiliza o mesmo compressor de ar através de uma válvula reversora que o torne uma “bomba de calor”. O resultado disso é um ar aquecido mais orgânico e menos seco do que aquecedores de resistência pura.

UNBOXING: Bem embalado em uma enorme caixa de papelão. O Ar foi retirado na própria sede da RV PARTS em Itajaí viajando para São Paulo e depois para o Rio Grande do Sul na Tulha do Motor Home. Dentro da embalagem o aparelho se encontrava bem acomodado e encaixado, junto das peças de instalação, manual e controle remoto.

INSTALAÇÃO: Desta vez esta tarefa foi totalmente despreocupada de nossa parte. Temos certeza de que diversos campistas de nossa audiência não possuem disposição para fazer sua própria instalação como buscamos geralmente ilustrar em nossos reviews. Por isso, tivemos o gostinho de confiar a uma empresa especializada para entregar o aparelho e aguardar ele ficar prontinho. A Vettura possui não somente profissionais treinados, como também de trato extremamente simpático e abertos a escutar os anseios do cliente. Assim é chamado o “time amarelo”. Assim foi todo o processo de retirada do ar condicionado velho, instalação do novo, modificações do sistema elétrico e, por fim, a construção de um novo duto para o dormitório.

RETIRADA DO AR ANTIGO: Realmente dá um certo prazer de retirar um equipamento que tanto causou desconforto devido ao enorme ruído interno. A parte boa é que toda a abertura com seus acabamentos originais da Vettura puderam ser utilizados sem modificações para o ar novo. Com cuidado o aparelho antigo foi retirado para um tratamento de limpeza e pintura do teto. Para quem for abrir um buraco novo no teto, o manual traz as dimensões específicas de 36cm X 36cm.

ELÉTRICA: Os dutos da fiação do aparelho antigo foram aproveitados, mas toda a fiação elétrica teve de ser trocada. Isto porque o ar antigo era 110V e possuía painel de controle remoto com fios, o que nada seria utilizado para o novo da RV PARTS que é 220V e utiliza controle remoto sem fio a pilha. Na verdade, para este basta uma única fiação 220V e mais nada.

FIXAÇÃO: Depois da unidade externa devidamente acomodada e fixada de maneira bastante prática (bastando ser pressionada pelo kit de requadros e parafusos que acompanham o produto fixando a condensadora no teto pela parte interna), é hora de prender o painel interno que será parafusado no mesmo suporte que serviu para fixar a peça externa. Antes disso é preciso fazer toda a ligação elétrica e a interligação do painel à máquina que ficará toda acomodada e escondida acima do console. Nesta fase, os diferentes conectores facilitam a ligação para não “ter erro” e todo o chicote é isolado termicamente pelo kit isolante que acompanha o produto. Também é preciso fazer uso dos elementos de ligação do duto entre as partes, através dos “gomos” de isopor que vêm no ar condicionado. Para motor homes com 3cm a 8cm de espessura de teto os gomos serão suficientes, o que não foi o caso do motor home do review. Porém é muito simples fazer um duto de isopor, apenas esculpindo em uma peça grossa ou várias fininhas para complementar o que falta. Para finalizar, bastaram quatro parafusos para fixar o painel interno que já dá acabamento ao buraco do teto.

PRODUÇÃO DO DUTO: Em termos práticos, o AR CONDICIONADO RV PARTS já está pronto e finalizado para uso, porém no caso deste motor home teremos um duto que levará uma das saídas do painel até o dormitório do fundo. Aí pudemos contar com a qualidade “artística” e caprichosa da equipe da Vettura que rapidamente produziu o duto em fibra de vidro com acabamento liso e pintado nas medidas perfeitas. Em uma ponta a boca larga para “abraçar” toda a grelha de saída traseira do ar condicionado e na outra ponta o duto mais fino que passará pelo forro do corredor dos banheiros até chegar na saída acima da porta do dormitório.

Para dar mais opções de uso e aproveitamento do ar condicionado, uma saída direcional e com opção de estanqueamento foi instalada no corpo do duto. Pedido feito de última hora e acatado e realizado prontamente pela Vettura que já conta com almoxarifado recheado de acessórios e componentes comuns a veículos de recreação. Vale ressaltar aqui no review que obviamente nem duto nem sua saída de ventilação acompanha o produto.

FUNCIONAMENTO: Uma das maiores surpresas que tivemos foi o quesito “barulho”. O ruído é realmente baixo, tendo o som do compressor muito suave e o nível máximo da ventilação com intensidade muito aceitável. Nas velocidades mais baixas, chega-se a nem ouvir o barulho da ventoinha mesmo de perto. O controle remoto comanda quase tudo. Tem inclusive bem mais funções do que no próprio painel do aparelho que já permite acesso aos principais comandos. Outro resultado que percebemos, foi que o “lançamento” do vento agora chega até a cabine do motor home que fica a cerca de 4m dele. O antigo não alcançava. Por fim, o acabamento e design limpo e branco, fez com que o aparelho se tornasse muito mais harmonioso no motor home.

PAINEL: O Painel frontal do AR RV PARTS é todo em branco e com design muito moderno e “clean”. O Display digital só aparece quando aceso, em números grandes e fácil visualização. Os seis botões de comando do painel cumprem as funções básicas que dispensam o uso do controle remoto. Da esquerda para a direita temos: 1- “MODE”, que seleciona os cinco modos disponíveis – Automático, Frio, Quente, Desumidificador e Ventilador; 2- “INTENSIDADE DA VENTILAÇÃO”, serve para regular o ventilador nos modos – Baixo, médio, alto e a função Turbo; 3 e 4- “+ e -“, regula as intensidades de temperatura no display entre 16ºC e 30ºC; 5- “LUZ”, acende ou apaga a luz de ambiente embutida no painel; 6- “ON/OFF”, Liga e desliga o aparelho.

 

Logo acima dos botões digitais citados, há o display numérico e mais quatro ícones de sinalização: 1- “ON”; 2- Alerta de limpeza do filtro; 3- Indicação do modo Frio (Refrigerado); 4- Indicação do modo quente (aquecedor). O sensor do controle remoto está logo ao lado dos LEDs de sinalização.

CONTROLE REMOTO: O controle é bem completo e conta com um display que leva até mais informações do que o próprio painel do ar condicionado. Já acompanha as pilhas para que não se precise sair correndo atrás e um suporte de parede com fixação com parafusos. Seus 4,5cm X 12cm possuem 14 botões que servem outros produtos da marca e por isso alguns deles podem não ter função. Botões: “ON/OFF”, Liga e desliga o aparelho; “MODE”, alterna entre os modos disponíveis – Automático, Frio. Quente, Desumidificador e Ventilador; “-” e “+”, regula as intensidades de temperatura entre 16ºC e 30ºC; “FAN”, Regula a velocidade do ventilador nos modos – Baixo, médio e alto; “SWING”, regularia a posição das aletas de direção de vento que no caso do RV PARTS são manuais e por isso não tem função; “CLOCK”, ajusta o relógio; “LED”, liga ou desliga a luz de ambiente do painel; “TIMER ON”, ajusta o acionamento pré determinado na hora desejada; “TEMP”, Alterna o mostrador de temperatura do painel nas temperaturas programada e nas ambientes de dentro e de fora (No nosso caso apenas informa a temperatura real interna, mas não a externa); “TIMMER OFF”, Ajusta a hora exata que se deseja desligar o aparelho sozinho; “TURBO”, seleciona o modo de performance máxima tanto do modo frio quanto do quente; “SLEEP”, função de desligamento automático noturno; “LIGHT”, liga ou desliga as luzes dos botões do painel e principalmente o display para o caso de atrapalhar o sono. No caso esta última tecla brilha no escuro para facilitar o seu uso “cego”. O suporte do controle para ser disposto na parede acompanha o produto e no nosso caso, instalamos dentro do armário de comandos de disjuntores e antenas do motor home.

LUZ: O painel do Ar Condicionado possui um design bem moderno com botões “touch” e uma iluminação oculta que só aparece quando acesa. O LED que emana uma luz em forma circular branca azulada não oferece iluminação plena, mas é ótima para criar uma penumbra de circulação que serve de guia noturno ou simplesmente decorativa. Ela pode ser acionada tanto do controle remoto quanto do painel e independente do ar estar ligado ou desligado. Em resumo, a iluminação dela é muito bacana, mas não conte com ela para iluminar se ambiente como fonte principal de luz.

FUNÇÃO FRIO: O ar condicionado de teto RV PARTS possui sistema de compressor rotativo (não inverter) que refrigera o ar em sistema de circulação. Pega o ar de cima que está mais quente e devolve refrigerado para o ambiente. A função de ventilador complementa o seu rendimento, podendo ser escolhida a gosto. Para o motor home de 9,00m X 2,30m serviu perfeitamente, deixando obviamente os locais mais distantes (como a cabine) sem seu conforto pleno nos dias de sol muito quente (ambiente mais distante da máquina e todo envidraçado).

FUNÇÃO QUENTE: Uma grande vantagem deste ar condicionado é a chamada “bomba de calor”. Algumas marcas de ar condicionado de teto (inclusive o aparelho retirado) utilizam resistências elétricas aliadas ao ventilador para fazerem esta função, o que demanda maior consumo de energia e menor rendimento, além de ressecar demais a atmosfera interna. No caso do RV PARTS ele possui uma válvula reversora que inverte o sentido de refrigeração do sistema, esquentando a evaporadora e resfriando a condensadora. É preciso dizer que tanto condicionadores tipo split hi-wall quanto de teto, não são os mais adequados para uso no modo quente, já que desarmam mais vezes devido ao ar quente subir. É por esta razão que os Norte Americanos e Europeus não utilizarem este tipo de aquecimento. Porém em nosso país tropical, a opção quente do ar de teto quebra bem o galho nas oportunidades de clima frio dispensando sistema de calefação. Geralmente, deve se escolher no display uma temperatura bem maior do que a desejada para que o ar quente não desarme tanto. Depois que o ambiente já climatizou, basta retornar à temperatura real desejada.

FUNÇÃO VENTILAÇÃO: O dispositivo responsável por distribuir o ar refrigerado ou quente pode também ser utilizado como ventilador, circulando o ar e trazendo conforto ameno. São três intensidades de vento à escolha.

FUNÇÃO  DESUMIDIFICAÇÃO: A função menos falada dos aparelhos de ar condicionado, são talvez até MAIS IMPORTANTES NOS VEÍCULOS DE RECREAÇÃO do que em casa. Isto porque este modo faz a função de retirar a umidade do local, “turbinando” aquele efeito em que se forma água pela mangueira do dreno. Sempre que o ar refrigerado está ligado, é comum vermos o dreno vertendo água. O Gelo formado pela umidade do ar acumulada na evaporadora, condensa sendo esta água expulsa. Esta função “DRY” trabalha em prol desta retirada. É bastante prudente principalmente nos trailers e motor homes que façamos a desumidificação, já que eles possuem muita madeira e tecido, causando mofo e bolor. Nem sempre esta função pode ser confortável quando se está lá dentro, sendo mais indicado este tratamento quando o veículo estiver vazio. Em tempo, este “dreno” fica nas laterais do aparelho externo, lançando a água no teto do motor home, escorrendo pelo mesmo caminho que a água da chuva faz.

SAÍDAS DE AR: São os difusores de ar nas extremidades (frontal e traseira do sentido do veículo) As aletas de direcionamento do vento são de ajuste manual e independentes no RV PARTS. O controle remoto possui um botão de “swing” que regularia a posição delas ou acionaria a função aleatória, mas não tem efeito nestes modelos de ar de teto. (O controle remoto, segundo o fabricante, serve vários modelos da marca). Não sentimos a necessidade desta função à distância, mesmo porque no modo “manual” temos a opção de ajustar cada uma delas de uma maneira diferente.

TOMADAS DE AR E FILTROS: A tomada de ar para ser refrigerado (ou aquecido) se dá pelas aletas laterais do painel. São duas grelhas que são facilmente retiradas por sistema “click” e que liberam a retirada dos filtros LAVÁVEIS. Utilizamos por 30 dias, sendo metade durante serviços empoeirados de reforma e metade no ritmo normal e a situação dos filtros era a demonstrada abaixo. Lavado na pia com água e detergente neutro deixou-os como novos. O aparelho possui um alerta de limpeza dos filtros que se acende no painel interno. A luz ativa após somadas 250 horas de funcionamento do ventilador. Após a limpeza o sinal continua aceso, bastando apertar o botão “+” durante 5 segundos.

VOLUME EXTERNO: Como possui compressor deitado, a altura externa da máquina é bem pequena para este tipo de equipamento. Para quem tiver limitadores de altura como portões de acesso ou mesmo pórticos de locais que costuma visitar, seguem as dimensões que resultaram em relação ao topo da flange de saída do nosso teto. Convém o proprietário realizar uma nova medição da altura total do veículo para poder avaliar a entrada nos locais que contam com esta informação de limitação de estacionamento. Altura a partir do teto: 26cm; Largura total ocupada no teto: 71,5cm; Comprimento total: 1,02m.

DRENO: Assim como os demais condicionadores de ar de teto, a água condensada é dispensada ali mesmo pelo dreno, já que o teto do veículo é preparado para receber chuvas. Por isso cada trailer ou motor home terá um “caminho” diferente para ela escorrer. Isto dependerá também do nivelamento dele em cada local de parada. São dois pontos de dreno no RV PARTS: Nas duas laterais mais a frente.

 

CÓDIGOS DE ERRO: Alguns erros de funcionamento tem as causas relatadas no display do painel do ar condicionado e isso pode ajudar muito na solução de problemas. O principal no caso do caravanismo brasileiro é o representado pela sigla “PL”. Significa que a rede elétrica está abaixo dos 184V e o compressor entrou em modo de segurança. As vezes o pico da partida pode fazer com que este modo entre mesmo com a voltagem (em repouso) acima dos 185V. Outro código que pode ser frequente em algumas regiões é a “H1”, onde a função de degelo precisou entrar temporariamente enquanto elimina o congelamento da condensadora. Isto acontecerá mais em climas frios com uso do aparelho no modo quente. Já os códigos H3, E8, F0. F1, F2, F3, F4 e JF não tiveram suas causas reveladas para o público leigo, ficando a cargo de técnicos especializados, sendo que as “H3” e “E8” podem ser possivelmente eliminadas com o reinício do aparelho. No nosso caso somente presenciamos o erro “PL”.

LIMPEZA DOS FILTROS: De simples manejo, basta apertar as duas laterais das grelhas de tomadas de ar para sacá-las. Dentro está o filtro que pode ser lavado em água corrente e sabão neutro. No nosso caso nem havia acendido o alerta de limpeza no painel e o filtro já estava nesta situação. Por ser pequeno e de facílimo acesso e trabalho, vale a pena limpá-lo mais vezes.

CONCLUSÃO: Todas as expectativas foram atendidas. O Motor home agora conta com um ar condicionado decente que não mais torna ambiente interno impossível de se permanecer devido ao barulho. Toca silenciosamente os ambientes.A função quente pôde ser testada, dadas algumas noites bem frias no SUL durante a viagem de volta da Vettura.

CARACTERÍSTICAS: Capacidade de refrigeração: 3.500w; Capacidade de aquecimento: 3.200w; Voltagem: 220V-240V; Frequência: 50Hz; Fases: monofásico; Potência de consumo: Frio 1.270w e quente 1.180w; Potência nominal: 1.400w; Corrente de funcionamento: Frio 5,6A e quente 5,2A; Ruído: Interno 49 a 65 db(A) externo 65 a 75 db(A); Capacidade de desumidificação: 1,5L/h; Proteção: IPX4; Abertura no teto: 35,6cm X 35,6 cm; Variação de espessura do teto: de 3cm a 8cm; Gás refrigerante: R410A c/ 670g; Potencial GWP: 2088; Dimensões Unidade externa: Comprimento 1,02m x largura 71,5cm x altura 26cm; Dimensões do painel: Comprimento 61cm x largura 48cm x altura 5cm; Peso total: 53kg.

PREÇO: O valor na data deste review variava entre R$ 10.000,00 e R$ 12.000,00, mas é preciso entrar em contato com a RV PARTS para cotação.

ONDE COMPRAR: Em lojas de peças para RVs, revendedores e oficinas de motor homes ou diretamente na loja da RV PARTS.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela RV PARTS que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. A instalação foi feita na Vettura Motorhomes. Os Testes foram feitos em no Motor home em viagens nos Estados do RS, SC, PR e SP.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!