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Dando prosseguimento à REVIEWS MaCamp 2020 – Upgrade Motor Home, a RV PARTS fez questão de enviar duas de suas bombas SEL-FLO de 3,0GPM que são acompanhadas dos conectores e pré filtros. A RV PARTS SEA-FLO SÉRIE 42 é uma bomba de água 12Volts de 3.0GPM (11,3 L/h) de 55PSI de pressão que conta com 4 diafragmas e sistemas de regulagem de automático e também um BYPASS igualmente regulável. Bora pro review?

NOSSA OPINIÃO SOBRE A SEA-FLO: As bombas SEA-FLO são, para nós, consideradas ótimos equipamentos e de muita qualidade. Estando entre as marcas “TOP” no mercado brasileiro, possuem em média melhor preço e ainda acompanham os dois conectores de mangueira e o pré-filtro, acessórios que costumam encarecer muito o conjunto completo quando não inclusos. O pré-filtro é imprescindível, pois sempre há impurezas na água ou rebarbas da caixa d´água que podem emperrar a bomba. Mesmo quando usamos filtro de entrada de água no trailer, podem haver formações de impurezas e algas na caixa. Na nossa opinião um ótimo custo-benefício. IMPORTADA PELA RV PARTS.

O MODELO SFDP1-030-055-42: Bomba com sistema de diafragma de santoprene que isola a rotação do motor da câmara de água em um ambiente separado que pressiona a água por meio de uma vibração. Ela possui o chamado “automático” que desliga a bomba ao aumentar a pressão do sistema. Isto serve para ela apenas ligar quando a torneira for aberta e desligar quando fechada. Assim ela dispensa qualquer necessidade de interruptor de acionamento. Tem uma pressão de 55PSI (ou 3,8 BAR) e uma vazão de 3,0 GPM (11,3 Litros por Minuto). Trabalha em 12V de corrente contínua, possuindo cabos de alimentação preto e vermelho.

UNBOXING: As bombas chegaram muito bem embaladas e protegidas pela RV PARTS. As duas caixas vieram juntas com as informações ilustradas, separadores internos de papelão cada qual com sua bomba ensacada, acompanhadas de seu respectivo pré-filtro e do par de conectores de mangueira 1/2 polegada. O Manual de instruções também acompanha o produto dentro da caixa.

PRÉ-FILTRO: O Acessório já acompanha a bomba SEA-FLO de praxe. Vem preparado com a rosca de 1/2″. É uma entrada “macho” e uma saída “fêmea” para que se transfira o mesmo tipo de conexão antes e depois da bomba como se não houvesse dispositivo. A função do pré filtro é de reter as partículas oriundas da caixa d´água que poderiam avariar a bomba.

Como ILUSTRAÇÃO, colocamos abaixo algumas fotos de como estavam as bombas antigas retiradas do motor home. Além dela não estarem equipadas com pré-filtro, muita sujeira, pedriscos e muitos pedaços de fibra de vidro que se soltaram da antiga caixa pararam no diafragma delas causando entupimento, vazamento e diminuição da vazão.

CONEXÕES/ADAPTADORES: Os conectores de mangueiras são sempre um diferencial da marca por virem sempre acompanhando a bomba. Eles se acoplam ao dispositivo de acordo com o tipo e modelo (no nosso caso uma rosca de 1/2!) e do outro lado a ponta para prender a mangueira através de abraçadeira (não inclusa). Além do acoplamento que já está preparado para uma boa vedação, o bocal sextavado no caso da rosca, possui borboletas para permitir que o trabalho seja feito só com as mãos. Inclusive, o próprio manual instrui que o aperto seja regulado na força que as mãos forem capazes de fazer e não com torque de ferramenta.

Nosso Caso: Nosso intuito neste review é de substituir as bombas antigas de nosso motor home 1992. Trocamos desde a caixa de água, passando pelas mangueiras até chegar nas bombas, mantendo a instalação antiga somente da bomba pra frente, já que passou por modernização há anos atrás com a instalação de um aquecedor de passagem a gás. Tanto a bomba para água fria quanto a de água quente alimentarão a pia da cozinha, pia do banheiro e box de banho. Todas elas são projetadas para uso em água fria e portanto deve ser posicionada antes do sistema de aquecimento, seja de passagem, elétrico ou boiler. Nossa caixa d´água é de 450 Litros e com esta demanda dos ambientes internos, a de modelo de 3.0GPM é muito bem dimensionada.

POR QUE DUAS BOMBAS: É muito comum que uma só bomba “toque” os sistemas de água quente e fria de um veículo de recreação. O problema é que isto limita muito o poder de “mistura” de águas, já que ao abrir a água fria para esfriar o banho, a vazão da água quente diminui aumentando a temperatura da água que sai do aquecedor, tornando o resultado da mistura igual ao anterior. Já com duas bombas trabalhando independentemente, a vazão de uma não influi na outra, desde que haja saídas igualmente independentes da caixa de água. Vale ressaltar que duas bombas acabam gastando mais água sendo mais indicado para uso em locais conectados em água externa do camping.

NOSSAS IMPRESSÕES INICIAIS: A bomba é a de tamanho e capacidade das mais tradicionais em uso em trailers e motor homes no mercado brasileiro. Nossa impressão foi das melhores tanto pela nobreza dos materiais quanto do peso que declara ser de qualidade dos metais do motor. Possui nossa conexão preferida – a de rosca – que é de fácil manuseio e segurança. Ela tem as peças plásticas em cor vermelha, típica da marca com sistema automático com 4 câmaras que prometem dispensar o uso de acumulador e trabalhar a seco sem queimar.

INSTALAÇÃO: A montagem no nosso cenário foi bastante favorável. Se tratou de substituir as bombas e sendo assim não precisamos preparar ou modificar suportes ou estudarmos posição. Como não havia espaço para conectar o pré-filtro diretamente, colocamos o mesmo ligado a bomba de água fria por um pedaço de mangueira. Já no caso da bomba de água quente houve espaço para tal conexão. Para as mangueiras de saída, optamos por não substituir as flanges de rosca. Caso algum problema se apresentasse, faríamos a devida substituição pelos conectores que ficaram guardados na reserva. Para a proteção da alimentação da bomba, utilizamos a fiação original, mas adicionando um disjuntor para cada bomba. Assim garantimos tanto a proteção elétrica quanto um interruptor para o caso de necessidade ou quando estamos ausentes por longo período. Para alimentar as luzes indicadoras que apontam que a bomba está sendo usada, ligamos as mesmas no fio vermelho, APÓS o módulo do automático da bomba. Assim a luz só acende quando a bomba estiver realmente trabalhando.

USO: Neste review não faremos análises técnicas de pressão e vazão como já fizemos anteriormente. Nossa meta é de testar para ver se elas nos atendem frente a uma demanda já existente e conhecida de um motor home que nos pertence há 28 anos. Neste quesito podemos dizer que não só se mostrou totalmente eficiente, como também melhorou  a vazão de nossas torneiras e ducha e principalmente sendo SILENCIOSAS. A questão de ruído de uma bomba depende de muitos fatores. Isto porque mesmo que a bomba seja silenciosa solta sobre uma bancada (o que a SEA-FLO é total) assim que funcionando e vibrando o local onde está presa, poderá gerar intensidades de ruídos. Apesar da bomba possuir um pedestal de borracha, sempre haverá transmissão de vibração. No nosso caso, o fato de estarem instaladas na tulha (bagageiro externo) e em suportes específicos, o barulho ficou quase imperceptível. No caso de nosso trailer, onde a bomba fica presa debaixo do assoalho do mesmo, a vibração e o ruído ficam bem maiores. No momento da redação deste texto, já faziam seis meses de uso contínuo do motor home sem qualquer avaria ou questão. O sistema de Bypass se mostrou muito efetivo, permitindo que baixemos a vazão da torneira sem que a bomba pulse. Vale lembrar que não instalamos acumulador em nosso sistema.

BYPASS: Sem acumulador ou qualquer sistema de “bypass”, uma bomba d´água começa a pulsar quando a torneira é um pouco fechada e a pouca vazão de água, frente a pressão e vazão do motor, culmina em um conflito com o sistema do “automático”. Ocorre que a bomba possui um sistema em que ao ser pressurizada quando a torneira é totalmente fechada, ela se desliga para que o motor não seja forçado. Quando se abre somente um pouco do fluxo, a vazão da bomba que é maior do que a água que sai pela torneira acaba atingindo esta pressão limite e desligando a bomba pelo “automático”. Como a água continua saindo devagar pela torneira, esta pressão diminui e a bomba logo religa, dando início a um ciclo sem fim. Este processo se define como “pulsação”. Este acontecimento pode trazer problemas ao motor e ao sistema do “automático”, além de resultar em um ruído incômodo e em um fluxo de água desagradável na torneira. O dispositivo acumulador de pressão veio para minimizar este problema, mas independente dele, algumas bombas possuem o sistema de “bypass” que funciona para reduzir este efeito. O modelo da bomba SEAFLO deste review possui esta função que conta com REGULAGEM. Uma pequena chave hallen ajusta a necessidade do sistema fazendo atuar o “atalho interno” que faz a água excedente circular dentro da bomba para “enganar” o automático.

AUTOMÁTICO: De funcionamento bastante simples, possui uma câmara independente isolada por um diafragma que se “infla” de acordo com a pressão da água na saída da bomba. Quando muito grande, aciona um interruptor interno que corta a alimentação de 12V. Assim que aliviada a pressão, o dispositivo libera novamente o fluxo, fazendo com que ao abrir a torneira a bomba ligue e ao fechar ela desligue. Na bomba SEA-FLO o “automático” também possui regulagem, podendo ajustar a intensidade da pressão que irá acionar o dispositivo.

CARACTERÍSTICAS: MODELO 3.0- modelo: Sfdp1-030-060-42; Voltagem: 12v; Fluxo: aberto(Gpm / lpm): 3.0 / 11.3; Desempenho máximo: 7,5A; Pressão de religamento (Psi / bar): 41 / 0,3; Válvulas: Epdm; diafragma Santoprene; Conexão hidráulica: 1/2 “-14 mnpt; Dimensões: (20,2 x 12,5 x 11,1 cm).

PREÇO: Na data deste review o equipamento custava entre R$ 505,00 a R$ 620,00 + frete nos revendedores. ONDE COMPRAR: Em lojas revendedoras ou diretamente com a RV PARTS.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela RV PARTS que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Os testes foram feitos em um camping no Estado do Rio de Janeiro.

CONTATOS:

Rod. Antônio Heil KM 01 nº 1001, Galpão 9
Bairro: Itaipava Itajaí-SC
Tel.: (47) 9.9258-9501
[email protected]
SITE: rvparts.com.br
facebook.com/pg/rvpartsbr
instagram.com/rvpartsbr

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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