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Este Review pertence à série REVIEWS MaCamp 2020 – Upgrade Motor Home. A nossa parceiríssima RESFRI AR fez questão de enviar o seu modelo mais moderno de climatizador que coincidentemente mais se adequa ao mercado de veículos de recreação no Brasil. Trata-se de um aparelho que garante uma ventilação interna com alimentação 12V (ou 24V) e que utiliza água de seu tanque próprio para umedecer o ar e baixar a temperatura interna do veículo. Dentre diversas vantagens do climatizador, está o fato de você poder refrescar o ambiente durante um longo período de tempo (geralmente uma boa noite de sono) com apenas a energia da bateria do veículo e sem depender de rede externa 110V ou 220V. Longe de ser um ar condicionado, também está igualmente longe de ser dispendioso no quesito energia. Extremamente econômico trabalha em prol de nossa independência energética.

Utilizado comumente em cabines de caminhões e carros fechados, como blindados / carros-forte, garantem o frescor do interior tanto com o veículo em movimento quanto estacionado. Nos motor homes são muito procurados para garantir conforto nas noites em que se pernoita sem apoio de luz elétrica externa. Assim, apenas com a carga da bateria é possível mantê-lo ligado por muitas horas.

FUNCIONAMENTO: A ideia é bastante simples. O ar é captado do lado de fora e ventilado para o interior, não sem antes passar por um material umedecido com água. Esta carga de umidade na atmosfera será capaz de baixar um pouco a temperatura do ambiente, mas é a sensação térmica que fará a maior parte do serviço. Em geral, os climatizadores utilizam uma palha como material a ser umedecido. Já a água pode ser armazenada de duas maneiras: Em tanque externo – distante e com maior capacidade – ou com tanque interno – incorporado e de menor capacidade. Este último é o caso do S7i.

O CLIMARIZADOR RESFRI AR S7i: O modelo mais moderno da empresa tem seu destaque principal pela altura mínima do aparelho externamente. Com apenas 14cm acima do teto, o climatizador abriga um tanque de água interno de 12L que, aliado ao baixo consumo de água do S7i, pode durar de 15 até 60 horas dependendo das condições do local. Existem versões 12V ou 24V e pode contar controle remoto opcional ao painel nativo de comando no teto. Para facilitar o reabastecimento da água, o aparelho conta com um conjunto de mangueiras que descem do teto até um conector duplo. Ali, basta conectar uma mangueira de água e quando o tanque estiver cheio, a água irá retornar pela outra saída.

PORQUE ESCOLHEMOS TER UM CLIMATIZADOR NO MOTOR HOME? Apesar de estar equipado com ar condicionado, não é toda hora que temos a disposição energia elétrica 220V. Mesmo com inversor, uma noite com motor desligado o ar condicionado não passaria de meia hora ligado até acabar a bateria. Além disso, é comum acontecer de campings restringirem seu uso ou até mesmo simplesmente não comportar a carga que ele puxa. Ainda assim, não são todas as pessoas que gostam de dormir no ar condicionado. Por esta razão, escolhemos instalar o CLIMATIZADOR no quarto. Ali poderemos contar com sua função comum a qualquer hora ou simplesmente uma ventilação tradicional. Sim, o climatizador pode funcionar igual um ventilador sem que ocupe espaço. Para isto, basta acionar o desligamento da função “água” do aparelho.

REVIEW: Resolvemos elaborar um review, pois na internet escrita se acha muito sobre a instalação em caminhões mas não em veículos de recreação. Já na versão de videos, muita coisa errada é disseminada com muitos detalhes faltando. Desse modo, tentamos trazer o máximo de informações para quem deseja adquirir ou então instalar um climatizador.

UNBOXING: Como é de costume, os produtos da RESFRI AR são sempre enviados pra gente via transportadora. Chegou rapidinho, bem embalado e com nota fiscal. A caixa é grande e ali já vem tudo que será preciso para a instalação. Unidade externa, interna, flange de acabamento, mangueiras, parafusos e suportes, borrachas de vedação e etc.

INSTALANDO: O climatizador foi desenvolvido para ser adaptado nas claraboias comuns nas cabines de caminhão e por esta razão muitas vezes também é  instalado nessas aberturas dos trailers e motor homes. Assim não exigem recortes no teto. O dormitório do nosso motor home possui esta claraboia, mas particularmente não queremos abrir mão deste dispositivo que julgamos indispensável. Por isso instalamos o produto fazendo um recorte novo no teto, desta vez já no formato exato do climatizador e bem em cima da cama.

Primeiramente utilizamos a flange de acabamento interno do painel para desenhar no próprio papelão da embalagem um molde do recorte do teto. Para escolher a localização exata, além de levar em conta as questões de estrutura do motor home, também devemos pensar nas dimensões externas e internas do aparelho para que não conflite com outros elementos do veículo. No nosso caso a claraboia do quarto ditou a posição do recorte no local. Após marcado, é hora de colocar as ferramentas e a coragem em prática.

Iniciamos quatro furos nas extremidades e removemos apenas a face inferior (interna) e o “recheio” do teto, deixando a placa externa intacta para o caso do nosso serviço demorar ou uma chuva cair. Com toda a parte interna já recortada, pudemos escolher com calma por onde passaríamos a fiação. Aproveitamos o conduíte da antiga luminária para passar a alimentação 12V do Climatizador.

Como a fiação original desce externamente junto das mangueiras de reabastecimento, mas nós iríamos alimentá-lo a partir do conduíte existente, fizemos um desvio do chicote, fazendo um pequeno furo na base do climatizador em um local onde já estaria protegido pelo sistema de vedação. Após desviado, calafetamos com PU para calafetação total.

A partir do “rasgo” interno, posicionamos o molde de papelão com três furos triangulados para que, posicionados estes furos na “casca” do veículo, pudéssemos marcar a borda na mesma posição para o recorte com a serra tico tico.

Após riscada a borda, iniciamos dois furos para posicionar a serra e poder iniciar o recorte propriamente dito.

Depois de curtir o novo “teto solar” do quarto, foi a hora  de instalar o aparelho no “buraco”.

Após o recorte principal, posicionamos o aparelho nele para apoiar os quatro parafusos de fixação. assim pudemos marcar exatamente os respectivos furos que serão a peça chave para prensar o climatizador no teto.

Após colado o borrachão que fará a vedação por compressão do aparelho ao teto, fizemos um reforço de aplicação de PU, mesmo não sendo solicitado pelo fabricante.

Agora restava apertar os parafusos que prendem o aparelho aos suportes que acompanham o produto e a instalação já estaria perto do fim. São duas réguas que acompanham o climatizador para servirem de barras que apoiam no teto interior e prensarem o conjunto. Como nosso teto é “grosso”, optamos por passar a régua dentro do “sanduíche”.

Por último, após fazer a ligação do chicote 12V à alimentação do motor home, bastou parafusar a flange de acabamento que complementa o climatizador e recobre todos os recortes, rebarbas, furos, parafusos e fiação do teto. Não podemos dizer que “ligar” foi a primeira coisa que fizemos após a conclusão da instalação, porque já havíamos experimentado antes mesmo de finalizar. O ar fresco ainda vinha acompanhado daquele “cheirinho de aparelho novo”.

USANDO: O uso do climatizador é imensamente simples. Pelo controle remoto é até mais fácil de operar. Basta ligar através do botão “+” de velocidade e escolher a intensidade desejada. As saídas de ar são extremamente práticas com quatro delas oferecendo um giro de 360 graus, além de rotação total e opção de fechamento independente. No caso do motor home escolhemos logo em cima da cama, podendo ter uma saída para cada um tanto na região da cabeça quanto das pernas. O conforto térmico que o climatizador dá é muito agradável e realmente refresca sensivelmente, principalmente quando se permanece no recinto durante um tempo. Tanto que em muitas noites optamos por apenas a ventilação sem a umidificação. O som da velocidade mínima é quase que imperceptível e é ótimo para manter o quarto ventilado, mesmo todo fechado e isolado com portas e janelas totalmente cerrados.

FUNÇÃO SLEEP: Para pessoas como nós que vão dormir com “aquele calor” e no meio da noite fica com “aquele frio”, a função SLEEP salva. Ao acionar o climatizador, aperta-se a tecla que é representada pela hélice com um relógio. O LED indicador da função SLEEP piscará uma vez indicando que o tempo está ajustado em uma hora quando o aparelho será desligado. A cada novo acionamento daquele botão, o tempo será aumentado de 2 até 5 piscadas, indicando este mesmo número de horas na função de desligamento. Após o ajuste de 5 horas, caso se aperte de novo, o LED indicador permanecerá aceso demonstrando que a função está desligada e o motor permanecerá ligado. Sempre que o motor for desligado, a função Sleep será desativada.

BARULHO: O climatizador pode ser considerado tanto ultra silencioso quanto barulhento. Isto porque ele possui diversos níveis de intensidade da ventilação e certamente no máximo ela faz bastante barulho. Porém só ativamos o máximo quando precisamos lutar contra um calor excessivo geralmente quando ligamos com o ambiente muito quente. Neste momento o barulho é o que menos importa. Já em uso comum, não passamos do terceiro nível da ventilação, estes muito suaves. Muito mais suaves que ventiladores 12V e bastante similares aos ventiladores caseiros. Quando há ativação do sistema de umedecimento da palha, é possível ouvir o barulho da bombinha de água – o que não leva mais do que 5 segundos.

PAINEL INTERNO / ILUMINAÇÃO: O painel interno possui botões retroiluminados. A luz vermelha de intensidade especialmente suave, garante visibilidade das funções e simplesmente não atrapalha em nada no sono. Palavra de quem se incomoda até mesmo com aquele LED de stand-by de televisões. Temos no painel interno todas as funções. Liga-se o climatizador através do ajuste “+” (8) de velocidade e desliga-se através do “-” (7). Ainda temos o botão de ativação do temporizador (6) para o caso de adormecermos e não desejarmos que o aparelho permaneça ligado o resto da noite. Por último, temos o botão (5) que liga ou desliga a função de umedecimento da ventilação. Além dos botões de comando, temos LEDS indicativos de falta de água no tanque (2), da função acionada ou não de umedecimento (climatização) (3), Momento de injeção da água na palha (3 pisca) e também da função SLEEP (4).

CLIMATIZAÇÃO OU VENTILAÇÃO: Podemos escolher se queremos a função de umidificação da ventilação com água para a climatização. Porém, caso se deseje apenas uma ventilação seca (igual um ventilador comum) basta desabilitar a função “água” através da primeira tecla, representada por apenas uma gota. A função será sinalizada acionada ou não pelo LED também representado pela única gota. A função de climatização ocorre com o acionamento da bomba de tempos em tempos e o barulho dela será ouvido. Sempre que ela estiver trabalhando, o LED da única gota piscará. Sempre que se liga o climatizador novamente a função da água volta a estar ativa, necessitando desligá-la caso se deseje.

ÁGUA – FUNÇÃO E FUNCIONAMLIDADES: Quando o tanque interno está abastecido, o sensor indica através do LED com o símbolo de várias gotas aceso. Quando falta água, esse LED pisca indicando a necessidade de reabastecimento.

RECARGA DA ÁGUA: Como possui tanque interno, o climatizador possui um “chicote” dotado de suas mangueiras que se encontram em uma ponteira plástica com tampas emborrachadas. Elas servem para que uma abasteça o tanque e a outra sirva de retorno (ladrão) após cheio. O conjunto mede 2,5m e pode ser tanto distribuído pelo teto e parede lateral externa do trailer ou motor home ou então, no caso de um veículo projetado, passado por dutos internos com uma ligação direta no sistema de água do RV. No nosso caso optamos por uma terceira via. Deixamos o chicote disposto logo ao lado da claraboia do box do banheiro com uma folga na mangueira para que possamos puxá-la para dentro na hora do abastecimento. Desta forma, quando acaba a água do tanque, podemos abastecê-lo imediatamente ou no próximo banho de maneira que não precisaremos sair do veículo e nem dispor de uma mangueira externa. Mesmo que não haja água no local, podemos usar a água da caixa do motor home pressurizada pela bomba, apenas puxando o chicote pela claraboia e abastecendo pelo flexível do chuveiro. No nosso caso, fizemos um pequeno adaptador que rosqueamos no lugar da ducha e rapidamente conectamos à mangueira do Resfri Ar.

CONTROLE REMOTO: O Controle é bem pequeno e prático. Importante dizer que ele é um item OPCIONAL e não acompanha o climatizador devendo ser comprado separadamente. De botões intuitivos, seis deles possuem função no S7i, dos totais oito. Seguindo a numeração da foto mais abaixo, temos o botão de “liga / aumenta velocidade” (8); “desliga/diminui” (7); “Função climatizar/umedecer ou só ventilação” (5); “função Sleep” (6) e enfim a tecla (9) que tem uma função exclusiva do controle remoto, que liga e desliga o motor na última velocidade ajustada. Mede apenas 8,5cm X 4cm. Ele vem com um velcro colado nas costas, com a parte externa já com fita dupla face para colar no local de sua escolha.

ILUMINAÇÃO INTERNA: A iluminação interna incorporada no aparelho é opcional neste modelo. Não foi o caso do nosso aparelho, pois os veículos de recreação sempre já contam com iluminações diretas e indiretas nativas, o que faz com que isso não faça diferença. No nosso caso temos uma luminária principal e mais duas iluminações indiretas no quarto, dispensando uma iluminação no climatizador. Esta função está disponível no controle remoto por este servir para todos os modelos da marca com ou sem opcionais, mas não surte efeito no nosso S7i.

ILUMINAÇÃO EXTERNA: Alguns modelos de climatizadores da Resfri Ar possuem uma iluminação na carcaça externa, simulando uma sinalização do teto da cabine do caminhão. O S7i não possui esta luz e nem faria muito sentido, pois o modelo é extremamente baixo. No uso de motor homes e trailers, isto se faz ainda mais desnecessário, podendo até esta iluminação ser acionada sem que se saiba, gastando bateria a toa. Esta função também existe no controle remoto que serve todos os modelos da marca, mas sem efeito no que testamos.

Pressão positiva: Uma das vantagens do uso do climatizador em movimento tanto em trailers quanto em motor homes é a pressão positiva que o aparelho produz quando o veículo está todo fechado. Como ele impulsiona o ar de fora para dentro, este tende a sair pelas frestas e ventilações comuns nos RVs, evitando a entrada de poeira da estrada. Principalmente quando se pega estradas de chão, manter o climatizador ligado com o veículo todo fechado pode evitar que a poeira entre, assim como odores de fumaça por exemplo.

PRÉ-PINTURA: O Climatizador vem na cor branca que já combina com qualquer veículo e acompanha o adesivo da RESFRI AR separadamente, pois caso o dono opte por pintá-lo na dor co carro, possa colar o logotipo do fabricante por cima.

CARACTERÍSTICAS: Dimensões: 64cm (C) X 88cm (L) X 14cm (H); Peso Vazio: 16kg; Capacidade de água: 12L; Consumo de Água Por hora: de 200 a 800ml; Autonomia da água: 15 a 60h; Tipo de motor: Turbina Dupla sem resistência; Voltagem: 12V (possui também modelo 24V); Corrente Nominal Máxima: 10A; Consumo mínimo: 0,15Ah; Consumo médio: 3,4Ah; Consumo máximo: 10Ah; Vazão de ar: 400m³/h.

PREÇO: Na ocasião deste review o produto era vendido na internet de R$ 999,00 + Frete a R$ 1.200,00 + Frete .

ONDE COMPRAR: Nas inúmeras lojas físicas e virtuais que representam os produtos da RESFRI AR e que podem ser também buscadas no sistema do site oficial: ONDE COMPRAR…

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela RESFRI AR que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em nosso Motor Home Turiscar Caribe no Estado do Rio de Janeiro.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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