Publicidade:  

Viajar pelos confins do Brasil e garantir INTERNET para navegar e trabalhar na “estrada”. Este é o desafio da década que se inicia. Em tempos em que novas frequências e bandas de velocidades ficam cada vez mais rápidas, diminui-se a distância que nossos aparelhos devem estar das torres de transmissão e repetição das operadoras. E o que dizer de nós pobres mortais campistas ou caravanistas que buscamos locais distantes, mais próximos da natureza virgem seja na barraca como no veículo de recreação? A AQUÁRIO nos enviou no final do ano passado dois modelos para esta solução. O modem e roteador 3G/4G e também o Aparelho Celular de Mesa com roteador WIFI foram expostos em nosso estande da Expo Motorhome ainda sem que tivéssemos testado. Será que deu certo? Buscamos TRIPS especiais para esta oportunidade de review.

MODEM 4G INTERNO | MD-4000

Trata-se basicamente de um modem portátil com funções de roteador WI-FI com uma porta WAN e outra LAN, mas com o diferencial da entrada de SIM CARD para operadoras de celular que capta internet 4G para ser compartilhada. Vantagem para campistas e caravanistas? Ele promete amplificação de sinal e trabalha direto em 12V. Quer mais? Tem saída de telefone convencional para usar a linha do chip e pode trabalhar com antena externa.

CELULAR DE MESA 4G COM WI-FI | CA-42S 4G

Conhecido também como “celular rural”, tem duas entradas para diferentes SIM CARDs de operadoras de telefonia celular. Em um aparelho de mesa digno dos melhores telefones corporativos, conta com sistema android em tela de LCD colorida e pode trabalhar tanto com sua antena interna quanto com antena externa através de extensão. Elas captam e transmitem o sinal da operadora de telefonia com muito mais capacidade de alcance oferecendo um telefone confortável para quem trabalha acessando as linhas instaladas via CHIP. INTERNET? Sim! Ele possui um roteador WI-FI para até 8 aparelhos, além de diversas funções e aplicativos internos.

REVIEW MaCamp: Realizamos os testes de ambos os aparelhos para deixar para você a vontade para escolher. Ambos atendem à demanda de se ter uma internet de mais qualidade e alcance de forma prática e até “instalada” no veículo, cada um à sua maneira. Ambas roteiam dados de sua conta móvel por WI-FI e também dão suporte à linha telefônica como se fosse fixa. A diferença fica por conta da necessidade ou não do uso do aparelho telefônico ou então frente ao número de aparelhos a serem conectados na rede doméstica de WI-FI.

INTERNET POR DADOS MÓVEIS: Tecnologias 1G, 2G, 3G e 4G são constantemente evoluídas na tecnologia da telecomunicação brasileira, verdade seja dita, de forma bem precária e insuficiente frente aos países do hemisfério Norte. Porém iremos encarar aqui a nossa realidade como FATO. E este reza que quanto mais longe dos centros municipais, menor as tecnologias e o alcance das torres. Porém longe da banda larga de casa ou do “WI-FI do vizinho”, nos resta apelar para à menor presença de sinal de internet para mandar aquela mensagem ou acessar aquela rede social favorita. Ambos os aparelhos enviados pela AQUÁRIO acessam dados de internet via CHIP de operadoras de celular, usando a tecnologia que estiver presente ou ao alcance: 2G, 3G ou 4G. Seja o que entrar, poderá ser compartilhada via WI-FI com segurança de senha ou mesmo aberta.

TELEFONIA CELULAR TRADICIONAL (VOZ): Pode parecer que cada vez menos utilizamos o telefone convencional celular. Em tempos de whatsapp que conta com ligações de audio e video tão acessíveis e muito mais econômicas, a velha “ligação telefônica” já parece estranha para muitos usuários da tecnologia. Mas é importante estar com esta função sempre na retaguarda ainda mais para quem viaja e pode precisar de socorro ou outras urgências. Seja através do monofone tradicional do modelo CA-42S ou por um aparelho tradicional fixo separado e conectado ao Modem MD-4000, será possível fazer uso da potencialidade amplificada de seus aparelhos para realizar uma ligação simples ou até mesmo um SMS.

USO NO TRAILER / MOTOR HOME: O maior objetivo de um viajante caravanista é preparar o seu equipamento para que tudo esteja pronto e instalado na “casa”. Assim, nada mais será preciso “montar” para viver as atividades do dia a dia. No caso o MODEM MD-4000 já pode ficar instalado em algum lugar fixo no trailer e conectado ao 12V da bateria. Assim, com ou sem luz externa, a internet estará sempre fluida e funcional servindo os aparelhos a ele conectados. Muitas vezes, até mesmo lá do carro que reboca o trailer poderá ser possível utilizar os dados 4G de internet no celular via WI-FI com capacidade de sinal maior do que ele sozinho poderia alcançar. Se você gosta de desafios ou de “equipamentos”, ainda poderá instalar uma antena externa no teto do RV para que o sinal possa ser alcançado de maneira ainda mais efetiva sem barreiras físicas entre o modem e a torre de transmissão. No caso do CA-42S a alimentação é de 5V necessitando de um adaptador 12V, porém o MESMO que dos celulares inclusive plug conector.

USO NO CARRO: Assim como no trailer, é possível manter os modems AQUÁRIO plugados diretamente na bateria e fazer um uso mais amplificado da transmissão e recepção. Os celulares e tablets ficam conectados direto na rede WI-FI como acontece em casa. Quando deixamos o modem no carro, tentamos manter ele ou sobre o painel ou preso em um local um tanto mais alto para oferecer menos barreiras físicas.

NA ESTRADA: Assim como acontece com o celular, a estrada é local de enorme oscilação de sinal. É um vai e vem do medidor fraco e forte e as vezes temos internet com sinal zero ou nada de dados mesmo com o sinal no máximo. O mesmo acontece com o Modem frente às diferenças de sinal devido aos movimentos do carro. A vantagem é que o Modem possui um mostrador de intensidade de sinal em LEDs no mesmo formato que estamos acostumados na tela do celular. No carro só usamos com as antenas internas e o resultado prático foi de melhoria e mais estabilidade de sinal com o modem. ELE NÃO FAZ MILAGRE! O aparelho é uma ferramenta de otimização de captação e transmissão de internet aos ocupantes do veículo.

ECONOMIA DA BATERIA DO CELULAR: Este é um fator talvez importante na avaliação. Se todos a bordo não estiverem com seus celulares plugados em um carregador, poderá haver um consumo menor da bateria do aparelho por estar conectado ao WI-FI ao invés do 3G/4G. Isto porque a distância é fator preponderante para o fato consumado de que a comunicação 3G/4G gasta mais energia do que a de WI-FI. Como o Modem dependendo e pendurado na bateria do carro, toda a energia gasta pela comunicação 4G acaba ficando por conta só dele, poupando a bateria dos celulares a bordo.

SEM ALCANCE DE DADOS: Em nossa acampada na borda dos cânions, exatamente no local onde estávamos com o trailer estacionado, havia quase que ZERO de sinal de dados de internet. Porém havia sinal de celular tradicional que era possível obter via Modem e Celular de Mesa, mas não pelo aparelho celular comum. Neste momento, apesar de não contar com internet, pudemos ter a segurança de acesso a linha telefônica para urgências. No nosso caso, conseguimos até mesmo realizar uma ligação de recarga de créditos pré-pagos de um de nossos chips, com apoio até do código SMS que era necessário para a transação. Com este outro chip seria possível obter dados da sua rede operadora.

NA FALTA DE FONTE 12V: Mesmo sendo mais raro se ficar sem energia das baterias 12V (Em comparação com redes 110V/220V), não é impossível disso acontecer. Nesta hora há uma vantagem do Celular de Mesa CA-42S 4G por este possuir uma BATERIA INTERNA. Assim, você terá um tempo de uso desplugado de qualquer fonte 12V/5V e ainda terá a possibilidade de sair caminhando atrás de alguma posição mais privilegiada de sinal.

UNBOXING MODEM 4G INTERNO MD-4000 -AQUÁRIO: Dentro da caixinha vieram acomodados todos os componentes com seus devidos invólucros e encaixes. É muito bom poder contar com equipamentos de empresas nacionais, pois a qualidade e embalagens trazem um gostinho a mais de confiança e identidade.

SOBRE O MODEM: Sua interface é bem simples de ligar. Basta rosquear suas duas antenas internas e plugar o cabo de alimentação que no caso vem de fábrica com uma fonte 110V/220V com plug. Para a ligação direto na bateria do trailer, adaptamos um plug de isqueiro direto na fonte original, mas você pode providenciar um cabo 12V com o plug específico ou usar os diversos adaptadores que existem no mercado. Basta ligar o botão e ele já estará com uma rede WI-FI aberta disponível para a configuração igual a qualquer roteador que estamos acostumados. Para obter internet, além da entrada WAN tradicional, basta inserir o chip de sua operadora escolhida, salientando que o Modem é desbloqueado e trabalha em todas as faixas das operadoras brasileiras.

FUNÇÃO TELEFONE: Logo ao lado dos conectores RJ-45 de rede, há um conector (RJ-11) tradicional de telefone fixo. Qualquer aparelho fixo com ou sem fio funcionará ali. O Modem emula uma linha telefônica idêntica às fixas, mas acessando a linha do celular disponível no CHIP inserido. É possível fazer chamadas e também receber. O telefone tocará normalmente. Em nossos testes, utilizamos um velho telefoninho que era o único remanescente da era do telefone fixo em nossa casa. Funcionou.

CONFIGURAÇÃO: Se não fosse pela segurança do seu WI-FI, poderíamos dizer que ele já vem todo pronto para o uso. Isto é até correto, mas a sua rede privada terá o nome de fábrica (MD-4000) e não estará protegida por senha. Assim, qualquer pessoa poderá ter acesso à internet do seu 4G e por isso há necessidade de entrar no ambiente de configuração do Modem. O que é bem simples. Basta acessar o endereço de IP indicado no aparelho via browser de um celular ou um computador. Para isto, basta conectar o aparelho à rede aberta padrão antes disso. Existe um ASSISTENTE em 4 passos para resolver todo o básico sem complicações que demonstramos abaixo. Para os que curtem configurações avançadas, há uma infinidade de sub-seções para ajustar.

FUNÇÃO SMS: Engana-se quem pensa que por estar com um telefone fixo acoplado ao Modem, não estaremos servidos de SMS (famoso torpedo). Ainda com grandes utilidades (principalmente na obtenção de códigos de segurança de aplicativos), é possível ter acesso às mensagens de texto daquele Chip inserido através da central de configuração via browser. Ali é possível receber e também enviar as mensagens normalmente ou pelo computador ou pelo celular. E não é tão simplória a interface. Existe campo para nova mensagem, caixa de entrada, listagem de mensagens enviadas (caixa de saída), área de rascunho e configurações extras. Na tela também é possível ver algumas informações sobre sinal e a operadora. Em nossos testes, fizemos uso disso para recarregar créditos de um chip pré pago.

UNBOXING CELULAR DE MESA 4G COM WI-FI | CA-42S 4G: Igualmente bem embalado e acomodado, o telefone e seus acessórios chegaram na caixa ilustrada, todos embalados em plástico ou bolhas. Além do aparelho principal, veio monofone, cabo espiral, antena interna, bateria, fonte e cabo carregador, manual e mais dois adaptadores de sim card – o famoso Chip.

INÚMERAS FUNÇÕES: Funções que não acabam estão todas na tela colorida de cristal líquido do aparelho. Tudo muito intuitivo, possui até mesmo funções multimídia. Apesar de utilizar sistema android, ainda não está muito “aberto” para instalação de aplicativos – o que pode começar a receber a qualquer momento que a Aquário quiser liberar. Uma função que achamos muito útil é da procura de sinal. Gráficos e informações de intensidade e operadoras podem ser acompanhadas na tela enquanto caminhamos ou apontamos suas antenas em busca da melhor posição. Ali também é possível ligar e configurar o roteador WIFI, ler e enviar mensagens SMS, ter acesso à agenda e também aos registros de chamadas efetuadas e recebidas. Por fim, há um navegador (browser) para que se possa acessar qualquer site na internet pelo display do telefone de mesa (difícil mesmo é digitar o endereço pelo teclado numérico). Dentre os aplicativos nativos estão: Calendário, calculadora, tocador de música, rádio FM e o “Aquário Analyser” que faz um monitoramento total da rede disponível no SIM instalado no aparelho.

ANTENA EXTERNA: Tanto o MODEM quanto o CELULAR DE MESA podem trabalhar com ANTENA EXTERNA, além de suas nativas (internas). Isto pode ser necessário para um melhor alcance, principalmente em áreas rurais e onde os aparelhos ficam dentro de casa. Em nosso caso, fizemos a instalação da antena externa por um motivo bastante parecido. Já que contamos com esta facilidade dentro do trailer, nada melhor do que deixar o modem acomodado e já instalado em um local próprio e protegido. Assim, não precisaremos movimentá-lo durante o uso ou na busca pelo melhor sinal.

A Aquário dispõe de um kit para este conjunto, dotado de Antena, Cabo e Adaptador dos plugs. Eles também nos enviaram para os testes.

CONEXÃO: Bem simples. O cabo é ligado no mesmo plugue de rosca da antena do celular de mesa e conectado por outro plugue na antena. No caso do Modem, é necessário um adaptador que a aquário também disponibiliza.

NO TRAILER: Adaptamos de maneira bastante artesanal a antena em um sistema simples para levantar e abaixar o mastro no teto do trailer via claraboia. Com peças de PVC e uma haste de inox que já tínhamos no trailer, fica simples de erguer a antena e direcioná-la para a torre. Nesta etapa, modificamos um pequeno giro limitado a um rasgo no PVC e parafuso para colocar a antena na vertical no momento do uso.

OS TESTES: Pudemos ver melhoras significativas no uso da antena externa, porém é importante ressaltar duas coisas: 1- A antena externa proporcionará melhor desempenho somente quando o sinal normal for fraco e a torre estiver bem longe. 2- Se a antena pode melhorar a transmissão em relação à antena interna, fará ainda mais efeito no caso do aparelho estar dentro do trailer ou motor home. Com o uso dela, podemos até deixar o aparelho guardado dentro de um armário protegido, sem que tenhamos que ficar conectando cabos e direcionando e posicionando o modem ou celular de mesa nas posições externas.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: MODEM 4G INTERNO | MD-4000: Frequência: 700, 850, 900, 1800, 1900, 2100 e 2600 MHz; Ganho da antenas interna: 3 dBi; Ganho da antenas interna removível: 3 dBi; Alimentação: DC 12V / 1000mA – Fonte bivolt; Chipset: Qualcomm; Conector:SMA Fêmea; Wi-Fi: 802.11b/g/n 2.4GHz – 300Mbps – MIMO 2X2; Números de usuários: 32 usuários simultâneos no Wi-Fi; Portas: 2x Wan/Lan 10/100 RJ45 – 1x RJ11 (telefone); Botões: 1x Reset – 1x WPS – 1x Power; LTE (CAT.4): Download de até 150Mbps e 50Mbps; Peso do produto: 0,447 Kg; Dimensões do produto: 220 x 65 x 130 mm; Embalagem contém: 1 Modem 4G, 1 Fonte, 2 Antenas, 1 Cabo de Rede, 1 Kit Adaptador Sim Card e 1 Manual; Homologação Anatel: 00660-19-02250 CELULAR DE MESA 4G COM WI-FI | CA-42S 4G: Código do produto: CA-42S 4G; Frequência: 700, 850, 900, 1800, 1900, 2100 e 2100 MHz; Ganho da antena: 3 dBi; Impedância: 50 Ohms; LTE: Alta velocidade de download em até 150Mbps e 50Mbps de upload; Tela (Visor): 3,5” Polegadas; Memória rom :
4Gb; Memória ram:512Mb; Processaror: MTK6737 de 1.3 GHz; Instalação: Interna; Conector: TNC Fêmea; Bateria: Tipo: 3,7v Íon Lítio/ Capacidade: 2000mAh/ Tempo de conversação: Até 5 horas/ Tempo de repouso 150h; Fonte de alimentação: Entrada: 110-240 VAC 50/60 Hz 0,5 A. Saída: 5 VDC 1000 mA max; Dimensão : 209 x 183 x 159 mm; Peso do produto: 825g; Embalagem contém: Celular de Mesa 4G Dual Sim 7 bandas, fonte de alimentação, bateria, antena interna, cabo USB, 2 adaptadores SIMCARD e guia de instalação; Código homologação Anatel: 07827-18-02250

PREÇO: Na ocasião deste review o preço do Modem pela internet variava dos R$ 529,00+FRETE aos R$ 739,00+FRETE. Já o Celular de mesa variava dos R$ 649,00+FRETE aos R$ 820,00+FRETE.

ONDE COMPRAR: Nos milhares de sites e lojas físicas pelo Brasil.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela AQUÁRIO que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos com aplicação em um trailer KG-330 e Veículo Pajero na cidade de Paraty-RJ e em viagens percorrendo os Estados de RJ, SP, PR, SC e RS.

 

 

 

 

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here