Dentre uma pequena gama de opções de marcas de sanitários portáteis a venda no Brasil, já pudemos testar quase que todas elas. A Dometic não poderia faltar nesta lista e por isso nos enviou um de seus dois modelos para que também entrasse para nossa seção de reviews. O sanitário portátil no campismo não está apenas ligado aos veículos de recreação como pode se pensar. É fato que trailers e motor homes possuem sanitários de praxe, onde a maioria dos modelos mais compactos contam com os do tipo portátil. Porém a cada dia mais adeptos do campismo nômade (de barraca) passa a gozar das vantagens de se possuir um vaso sanitário particular e intransferível. O modelo que nos trouxe agradável surpresa pela praticidade e funcionalidade, não apresentou uma boa durabilidade, resultando em uma revisão deste artigo ao final.

sanitário dometic

O modelo já nos chamava a atenção pelo design e pelo formato compacto. Nossa meta era adquirir um modelo de capacidade maior que 10L ou 15L e que coubesse em nosso trailer que possui altura limitada. Além do acabamento, também nos chamou a atenção o sistema pressurizado de descarga.

Trata-se de um sanitário portátil químico. Funciona com dois recipientes unidos entre si por uma comporta. O elemento inferior é um tanque de detritos que permanece vedado e tratado com um líquido desodorizante e que trata do “esgoto”. A parte de cima possui a bacia de assento com a água limpa para descarga. No momento do uso, libera-se a comporta para que todos os dejetos passem para o “holding tank”. Quando este está cheio, destaca-se os módulos, carregando apenas o tanque de detritos até um sanitário público ou local apropriado para o descarte.

UNBOXING: Na caixa o sanitário vem protegido em plástico transparente e acompanha manual de instruções. Recebemos o nosso na edição de 2017 da Adventure Sports Fair em São Paulo, onde já ficou em exposição em nosso estande. Depois fizemos diversas viagens para fazer os testes.

BACIA: A bacia possui uma superfície incrivelmente lisa, o que torna o dia a dia bem mais fácil no quesito limpeza. Apenas a água da descarga já faz uma limpeza bastante efetiva. O formato de assento também é bastante confortável com ou sem tábua. O ponto negativo está no desenho do fundo, onde o “número 2” pode parar um pouco a frente do buraco da comporta, devido à falta de curvatura. A solução seria ou reposicionar a comporta bem no centro da bacia ou deixar o fundo bem inclinado.

DESCARGA: “Abrangente” é o termo certo. Até hoje o modelo que mais se mostrou eficiente, onde a água atinge a totalidade da bacia. O sistema também é bem interessante. Funciona com água pressurizada. De forma manual, ao carregar o tanque de água limpa, deve-se bombear o êmbolo várias vezes a fim de pressurizar o sistema. Tudo para que se possa utilizar a descarga de maneira fácil acionando um pequeno botão na face frontal do vaso sem fazer força. Quanto mais pressão no sistema mais forte a descarga. A pressurização não dura toda a capacidade, tendo que bombear novamente a cada 4 ou 5 descargas, mas mesmo assim muito válido. O sistema também garante que não vaze água limpa na viagem e a tampa possui uma espécie de válvula de segurança que libera pressão se esta estiver acima do limite interno. Algo que fazemos por nossa conta e risco é adicionar desinfetante neste tanque para a água da descarga já ter um poder perfumador e antibactericida na bacia. Tomamos muito cuidado para não colocar água sanitária ou cloro, pois poderá danificar as peças plásticas, metálicas e de borracha.

FORMATO: Em peças de plástico injetado, o maior desafio é mesmo conseguir um formato, acabamento e encaixes perfeitos. No caso do Dometic isso é fiel à marca. Todos os componentes buscam um sanitário de altura comum aos residenciais, que possuam poucas dimensões laterais e que possa se compensar necessidades para ambos os módulos (superior e inferior) exatamente na área de interseção dos mesmos.

 

MOSTRADOR: O sanitário oferece um mostrador de nível para os últimos litros da capacidade. Pela frente do equipamento é possível seguir uma escala com cinco graduações. Os alvéolos vão ficando escuros quando o holding tank vai enchendo. Também é possível acompanhar o nível geral de forma visual pela comporta da bacia.

DESCARTE: O descarte é bem facilitado pelo cano auxiliar. Com ele é possível direcionar os dejetos em um orifício de esgoto ou mesmo no vaso sanitário do banheiro coletivo. A dica inicial é: Quanto menos cheio, menos pesado. No momento do descarte, separa-se os dois módulos. Neste momento é importante abrir a comporta para que não sobrar nenhuma água no fundo da bacia. Aí destrava-se o fecho traseiro para a separação e veja se a comporta está bem fechada. Utiliza-se a alça para transporte até o ponto de descarte. Mantenha agora o tanque na posição normal de uso, direcione o cano auxiliar, desrosqueie a tampa e por último abra a válvula de entrada de ar. Isto é importante para que tudo seja despejado sem que o ar entre pelo tubo. Após o descarte, já feche novamente a válvula de ar. Encha com água e sabão umas duas vezes e sacuda para novo descarte. Aí é só reabastecer o tanque de desodorizante químico e remontar os módulos.

Para limpezas mais caprichadas, é possível remover o cano auxiliar. Isto dá mais acesso ao holding tank. Basta virar o cano no sentido anti-horário até o final do curso e puxar tudo para cima.

CAPACIDADES: O tanque de detritos comporta 18,9 Litros que incluirá os dejetos e a água das descargas. Já o tanque de água limpa conta com pouco menos de 10L.

Trailer KG 330 em especial: Um dos trailers antigos mais procurados no mercado brasileiro de usados é o Karmann Ghia 330. Seu sucesso é por conta de ser um trailer pequeno e compacto para rebocar e que oferece um interior muito completo com capacidade para 4 pessoas. Um dos diferenciais dele também está no banheiro, pois diferentemente dos outros modelos menores da mesma e outras marcas, o 330 possui um nicho lateral onde não é preciso retirar o sanitário do recinto para tomar banho. Basta empurrá-lo para o lado e pronto. Ocorre que dificilmente se consegue utilizar modelos modernos de sanitário portátil de maior capacidade (em torno dos 20L), já que sua altura é maior do que a do nicho do 330. No caso dos sanitários da Nautika e da Blue Camping que testamos, eles não couberam pois eram em média 5cm mais altos. Grata surpresa foi o modelo de 19L da Dometic servir e por este motivo o adotamos como o sanitário oficial do trailer e podendo deixar os outros para usar na barraca.

 

PREÇO: Na ocasião deste review o produto era vendido por R$ 1.379,00 na internet. Na loja Dometic não constava a venda.

ONDE COMPRAR: Na loja Meu Trailer e nos diversos revendedores dos produtos DOMETIC.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado e cedido pela DOMETIC que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here