Quem acampa sabe da dificuldade de conseguir praticar e se hospedar nas grandes Capitais. São Paulo não é diferente. Tamanha vastidão urbana, falta de terrenos com espaço e o alto custo de aquisição e de impostos, faz com que estas cidades acabem sem oferecer campings ou parking trailers. Mesmo assim, São Paulo reserva algumas opções, algumas delas em um paraíso ecológico que nem se imagina estar dentro da maior cidade do país. (fotos do início da reportagem: Daniel Deák/SP Turis)
Realmente São Paulo não possui campings ou apoios para veículos de recreação que sejam centrais, próximos dos maiores interesses da cidade e com atrativos internos que possam ser encontrados em campings ao redor. Muito comum sermos consultados por pessoas que buscam eventos ou mesmo compromissos pessoais e desejam áreas para acampar ou estacionar seus motor homes próximos de hospitais, pavilhões e comércios centrais. Para estes casos, veículos de recreação possuem opções em estacionamentos dedicados a caminhões, todos mais próximos da Marginal Tietê ou Região do Tamanduateí na Av. do Estado. Nosso Guia de Campings e APP lista alguns deles.
Quem possui trailer, motor home ou outros veículos de recreação, uma boa opção para ficar na Capital Paulista é o Clube ADC Eletropaulo. Lá é possível aproveitar a estrutura de luz e água no piso gramado na beira da Represa de Guarapiranga, com a estrutura do clube. Apesar de ser longe do Centro, na Zona Sul, Pode-se aproveitar um espaço maior e com mais contato com a natureza. Já para quem acampa de barraca, há opções próximas, em quintais de imóveis.
Para quem deseja ter experiências diferentes, São Paulo pode oferecer áreas de alto grau de contato com a natureza em áreas de preservação. Sim, o extremo sul da cidade possui até núcleos de parque Estadual, cachoeiras, trilhas e campings. Dois de mais destaque são o Camping Reimberg e o Rancho Ateliê. Ambos não aceitam RV’s e oferecem atrativos e estruturas interessantes.
O Polo de Ecoturismo de São Paulo é um território muito extenso, que ocupa cerca de 28% da área do município. É subdividido em três distritos, sendo Parelheiros e Marsilac parte da Subprefeitura de Parelheiros, e um trecho do distrito de Grajaú, parte da Subprefeitura de Capela do Socorro, com destaque para o bairro da Ilha do Bororé.