Publicidade:
 
Que a Karmann Mobil SAFARI é até hoje um dos mais icônicos motor homes brasileiros todos já sabem. Ela foi fabricada até 1993 sobre a Kombi. Em 1995, ano do fechamento da fábrica, um modelo sucessor despontava precedendo a tendência que vivemos até hoje: Dos Motor Homes Compactos. No mesmo ano em que a divisão de veículos de recreação viria a ser descontinuada para a entrada da montagem da Land Rover Defender a Karmann Ghia já dava sinais de modernização na tendência europeia dos motor homes compactos. Nascia o projeto da Karmann Mobil KIA.

Montada sobre o chassi da KIA-Besta também mantinha a cabine original e a cama suspensa à mesma. Dentro teríamos sala com mesa, banheiro e cozinha ao fundo. Até hoje não temos notícias de qualquer uma rodando pelo Brasil, porém o protótipo certamente deve estar em algum lugar.

Somente anos depois outras fábricas começavam a lançar seus modelos compactos sobre o MB1800 e Sprinter.

kia-besta-karmann-mobil-ghia-safari-macamp-2

FEEDBACK: Ao ver nosso artigo, o empresário do setor de trailers, Marcelo Pinto Matheus nos reportou mais informações sobre o modelo.

“- A Karmann Ghia desenvolveu este projeto junto com a KIA Motors cuja a sede fica na cidade de Itu. Logo que o projeto foi concluído eles fizeram apenas algumas poucas exposições do veiculo e com o encerramento da linha de produção de RVs na Karmann Ghia acabaram cedendo este protótipo a KIA Motors. Como o veiculo não tinha muita utilidade para eles, foi oferecido a nossa empresa, Itu Trailers, que na ocasião comprou o protótipo praticamente sem uso, pois como disse, o mesmo só tinha participado de exposições e nunca tinha efetivamente sido usado por ninguém. Acho que isso foi em meados de 1997 e logo em seguida revenderam o protótipo para um campista da cidade de Salto-SP.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

  1. O custo de um motor casa (mh) no Brasil supera em muito as expectativas dos interessados. Infelizmente, além da burocracia criada pelos Órgãos de trânsito (DENATRAN, CONTRAN, DETRAN), temos uma carga tributária altíssimo e, mão-de-obra caríssima , inviabilizando o turismo interno, além do quê, cidades querendo sobre taxar a presença de motor casa em alguns municípios. Não dá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here