Tiradentes
Publicidade:
 

No dia 21 de Abril é comemorado no Brasil o dia de Tiradentes, sendo um feriado nacional, mas vocês lembram da história de Tiradentes? Acompanhe o artigo para ficar por dentro do assunto.

Joaquim José da Silva Xavier nasceu em Minas Gerias no ano de 1746. Ele sofreu desde pequeno com a perda de seus pais, ainda quando criança, sendo então criado pelo seu padrinho na cidade de Villa Rica (atual Ouro Preto).

[CONFIRA O ARTIGO COMPLETO]

Publicidade:

Ainda jovem decidiu trabalhar como vendedor ambulante, mais tarde tornou-se Dentista (daí o nome Tira Dentes). Outras funções que Tiradentes realizou foram: tropeiro, comerciante, minerador, entre outros.

Aos 18 anos ingressou na carreira militar sendo soldado da arma de cavalaria.

A Inconfidência Mineira

Na época da colonização portuguesa, todos os brasileiros eram prejudicados, para não falar humilhados. Todos deviam pagar altos impostos, entre eles havia aquele no qual deviam ser entregue a 5ª parte do seu ouro à Coroa Portuguesa.

Tiradentes sendo tal situação teve a atitude de se envolver com a Inconfidência Mineira. O acontecimento ocorreu em 1789, em Vila Rica, onde objetivo era a libertação do Brasil da corte Portuguesa. Tiradentes viajou até o Rio de Janeiro, local onde teve idéias para que o movimento fosse realizado com sucesso, na volta a sua cidade começou a ser divulgado o movimento.

Porém o coronel Joaquim Silvério dos Reis não foi a favor do movimento, denunciando todos do grupo, tal consequência causou a prisão de todos, inclusive Tiradentes que ficou três anos preso no Rio de Janeiro e assumiu toda responsabilidade da conspiração, livrando a vida de seus companheiros do movimento.

Como punição Tiradentes foi sentenciado a morte, sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792, no campo da Lampadosa, local que hoje é conhecida como a Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro. Mesmo com a morte de Tiradentes o movimento foi um grande sucesso, trinta anos depois o Brasil se tornou independente de Portugal.

No ano de 1822 Tiradentes foi reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira e, a partir de 1890, passou a ser considerado herói nacional.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!