Publicidade:
 

Depender de um plano pago na mini parabólica para assistir TV em qualquer lugar no veículo de recreação está com o fim próximo. Com a implantação do 5G que forçará o desligamento da Banda C (Antena Parabólica Convencional) no Brasil, as emissoras abertas deverão migrar para o sistema KU, exatamente o que as conhecidas “Sky”, “OI TV” e companhia utilizam. Isto significa que com a mesma antena mini parabólica que as sintoniza o campista ou caravanista poderá sintonizar os canais abertos que hoje estão presentes naquelas gigantes antenas parabólicas, praticamente inviáveis para quem acampa. A ANATEL notificou nesta semana mais de 140 emissoras para o processo de migração. A tendência é que novas opções de canais abertos figurem a nova banda.

Atualização: Emissoras indicaram na primeira semana de março dois satélites para esta migração. O StarOne D2 já estava previsto por causa do contrato das emissoras com a Claro e por conta do C2 que hoje emite o sinal da banda C. De última hora entrou o IS-32 da Sky que também já mantém relacionamento emitindo de forma paga os sinais das emissoras. A ANATEL parece que bateu o martelo escolhendo o 70º StarOne D2 deixando de lado o 43º da Sky. A decisão foi conduzida pela manifestação do conselheiro da Anatel Moises Moreira, que justificou haver riscos em duas posições orbitais, além do fato de uma das posições não ser brasileira e de haver preocupação com uma possível interrupção do serviço. As entidades de radiodifusão Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) protestaram, segundo apurou este noticiário, mas foram voto vencido. Por sua vez, o Ministério das Comunicações acompanhou a Anatel. Mais informações ao longo do dia.

Publicidade:

PARABÓLICA CONVENCIONAL: Há muitos anos as principais emissoras transmitiam seus sinais para satélites onde pessoas de todos os cantos do Brasil pudessem ter acesso aos conteúdos. Ainda hoje falamos de mais de 30 milhões de lares que utilizam as velhas e gigantes parabólicas para assistir à filmes, desenhos, novelas, jornais, realitys e programas de auditório.

PORQUÊ A MUDANÇA: Com a chegada da banda do 5G do celular, a frequência que é muito próxima poderá gerar interferências nas transmissões da parabólica. Decidiu-se então no “fechamento” do sinal tradicional para a migração para um sistema mais moderno e que já é utilizado hoje pelas TV’s fechadas. A Sky é a mais popular delas, inclusive no uso embarcado de trailers e motor homes.

VEÍCULOS DE RECREAÇÃO: Nem todos os lugares que um campista viaja tem sinal de TV aberta, principalmente hoje que o sinal digital alcança menos. Antenas parabólicas convencionais são muito grandes, inviabilizando o uso embarcado. Já as mini antenas, além de poderem ser transportadas em bagageiros, também se encontram em versões já preparadas para serem instaladas no teto do trailer ou motor home. Com acionamentos internos ou até mesmo automáticos motorizados, são facilmente apontadas nas diferentes posições de estacionamento para um entretenimento televisivo.

GRATIS? Até hoje para ter acesso à esta TV em qualquer local, é preciso ter um plano pago (ou mesmo pré-pago) para ter acesso aos canais. Mesmo assim, é uma prática veladamente errada, já que as operadoras não permitem a mudança de endereço dos terminais. Agora com a TV aberta de parabólica migrando para a banda KU, poderemos além de ter acesso aos canais abertos gratuitamente, ainda não estaremos infringindo regras.

APARELHO: Para ter acesso à TV aberta, será necessário inicialmente um aparelho que virá ao mercado, assim como existem hoje o da parabólica convencional. Porém, o que os especialistas entendem é que as operadoras pagas de hoje em dia, passarão a oferecer em seus próprios aparelhos esta gama de canais abertos, para que assim possam oferecer opcionalmente os seus canais pagos em regime de exceção.

A DEMOCRATIZAÇÃO da mobilidade está a caminho. Apesar da TV em geral estar perdendo muito mercado para o streaming (e no camping não é diferente), a internet ainda será um acesso mais difícil e sempre pago, principalmente em futuras versões de satélite, deixando a TV aberta em um lugarzinho bastante cômodo para quem busca momentos de diversão na telinha. AGUARDEM NOVIDADES AQUI!

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

3 COMENTÁRIOS

  1. Bom já desconectei o Bome velho receptor oi TV,e tou esperando com toda espectativa pra que o mês de abril chegue,pra que eu consiga compra um novo receptor pra sinal D2.Obrigado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!