Acampar é mais que uma paixão. É um estilo de vida aonde a pessoa entra em uma relação íntima com a natureza e ao próximo. Você tem vontade de acampar? Então fique por dentro das 10 dicas básicas para o primeiro acampamento:

1- Livre-se dos preconceitos. Acampar é lazer e diversão e não significado de perrengue. Você viajará levando sua própria “casa”.

2- Adquira sua barraca. Compre uma básica ou pegue uma emprestada. Leve uma lona mesmo que fina para casos de chuva, principalmente se a barraca utilizada for dessas mais baratinhas.

3- Garanta um saco de dormir ou colchonete, isolante térmico, lanterna e fogareiro caso queira cozinhar.

4- Teste todos os equipamentos em casa. Verifique se estão completos. Não deixe para aprender como monta a barraca só no destino.

5- Faça seu Check List! Imagine todos os seus dias e tudo que irá precisar. Anote tudo. Leve uma necessaire completa, com os produtos de higiene que você usará. Roupas de frio, de calor, íntimas, de chuva e de banho. Não esqueça da toalha! Leve tênis e chinelos. Lembre-se do filtro solar e repelente. Se for cozinhar leve panela, pratos, talheres, açúcar, sal e etc. Inventarie seus mantimentos. Um pano para limpeza é sempre bom. Não esqueça o papel higiênico! Leve um cadeado que sirva no zíper da barraca.

6- Escolha seu destino. Litoral, interior, montanha, urbano? Leve em consideração o clima da estação e o regime de chuvas. Escolha um camping cuja localização e/ou infraestrutura condiga com suas prioridades. Sempre entre em contato com o camping para consultar disponibilidade e valores.

7- Planeje toda a sua viagem, desde a duração, itinerário até os custos. Some as distâncias de ida, volta e passeios para calcular as despesas de estrada (combustível/pedágios ou passagens) e tempo de viagem. Calcule o custo das diárias de camping e estacionamento ou translado. Estime gastos com alimentação, passeios, compras de mercado e demais passeios. Deixe sempre aquela reserva para emergências ou compras de lembranças.

8- Escolha um bom lugar para montar a barraca. Não tenha pressa, passeie por todo o camping para escolher o lugar perfeito pra você. Leve em consideração a proximidade ou distância do banheiro e lava-pratos. Garanta um local plano e com bom dreno. Certifique-se de que aquela área não alaga. Estude o caminho do sol e as sombras.

09- Monte seu equipamento da maneira correta. As cordinhas da barraca não são enfeite. Estique todas elas e deixe a estrutura e as coberturas bem firmes e esticadas. Para uma boa ventilação e um bom desempenho na chuva é importante que o pano do dormitório não encoste no sobreteto.

10- Curta seu acampamento e a convivência coletiva. Recolha sempre seu lixo.

Estas são dicas bem básicas e superficiais. Para ficar por dentro de tudo o que você precisará saber para seu primeiro acampamento, acesse nosso GUIA DE INICIAÇÃO AO CAMPISMO.

Campista de alma – Conheça o Brasil acampando… e conte sempre com o MaCamp na retaguarda.

DSC_0819

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."