A política “pet-friendly” se espalha por hotéis de luxo, hotéis-fazenda, pousadas aconchegantes e hospedagens de todos os tipos e preços.

O que se diria de campings, que na sua maioria, já estão praticamente integrados à natureza. Podemos afirmar que a grande maioria dos campings aceita animais de estimação, mas experimentamos muitas restrições em nossas viagens.

Sempre viajamos com o nosso gato Fredy, que adora cheiros e lugares diferentes no aconchego do Camper, junto com seus donos.

Recentemente, em consulta feita a um renomado camping, muito bem ranqueado pelos campistas, para nossa surpresa, soubemos que não aceita animais de estimação, mesmo que retido dentro de nossa camper (caso que requer um aprofundamento legal, já que minha camper, trailer ou MH é minha residência). Contudo, foi fácil achar um CCB para ficarmos com o Fredy sem problemas.

boas-vindas a turistas acompanhados de cães e gatos, em estabelecimentos que são ícones da hotelaria, como Copacabana Palace, Fasano, Hilton, Mercure e Atlantica Hotels.

Esta última rede, por exemplo, recebe os pets dos hóspedes em capitais como Curitiba (PR), Aracaju (SE), Goiânia (GO) e em hotéis de um bairro nobre paulistano (Jardins), localizadas em centros urbanos, nas montanhas ou próximas do mar.

A despeito de regulamentos mais restritivos de alguns estabelecimentos (que não permitem animais de estimação sob o argumento de que eles promoveriam ameaças ou perturbações no ambiente), de acordo com o site Turismo 4 Patas, um portal que lista centenas de hotéis “pet friendly” em 17 estados do país, a situação é bem outra.

Estabelecimentos como o Hotel Fazenda Palmital em Itatiaia e Pousada dos Deuses em Paraty, os bichos têm circulação liberada nos jardins e varandas e os hóspedes podem tomar banho de rio com os cães de estimação. E em São Miguel do Gostoso (RN) o quintal, com dezenas de árvores frutíferas da Pousada Mar de Estrelas, forma um playground dos sonhos para pets e os donos.

Pousadas, Hotéis, Hotéis Fazenda que aceitam seu PET podem ser encontrados nos sites www.turismo4patas.com.br, www.viajocommeubicho.com.br e www.aquipode.com

Para os campistas que querem viajar com o seu bicho o Camping Clube do Brasill (distribuído por todo o Brasil), o Camping Clube Quinta da Barra em Teresópolis, dentre outros, aceita seu PET.

Viajar com bichos proporciona uma mudança radical de pontos de vista. Além disso, viajar com seu melhor amigo não tem preço!!!! A opção de hotéis para cães e gatos é traumática para nossos bichos queridos. Ver a alegria nos olhos de seu cão, dividindo seus momentos de lazer com você, é muito bom. Campismo é sinônimo de integração, de família, e o animal é parte deste conjunto.

Carlos Roberto Paiva

 

 

COMPARTILHAR
Colunista: Carlos Paiva

Carlos Roberto Paiva tem 59 anos, é analista de sistemas quase se aposentando, natural do Rio de Janeiro. Montanhista entusiamado. Mora com a esposa Gleidys em Teresópolis, no Camping Clube Quinta da Barra, onde além de seu trailer fixo, estaciona sua Camper Duaron. Apaixonados por viagens, lugares e culturas novas, estão na estrada e nos campings há mais de 22 anos juntos. Editam os blogs Nas Estradas do Planeta e Cozinha Prática nas Estradas.

nasestradasdoplaneta@gmail.com

nasestradasdoplaneta.com.br, cozinhapraticanasestradas.com.br