Camping do Rio Vermelho Dá Show de Gestão
 
O Camping do Rio Vermelho em Floripa-SC deu show de atendimento este réveillon. Vagas limitadas, água e luz em abundância, limpeza impecável, banheiros suficientes, segurança e gestão contínua do lixo foram exemplares ao campismo do Brasil.

Os atrativos e peculiaridades já eram anunciados aqui no MaCamp desde dezembro, mas o resultado final do Camping do Rio Vermelho neste último réveillon foi acima do esperado.

As vagas limitadas garantiram o bom serviço e ambiente do campista. Desta forma os banheiros se fizeram suficientes e limpos com muita frequência. As regras foram respeitadas com destaque para os horários de silêncio, uso das áreas coletivas e separação e cuidados com o lixo. Neste quesito o camping dá um show à parte e serve de exemplo de gestão para os demais estabelecimentos do país.

O camping recebeu na maioria barracas (90%) e também trailers e motor homes brasileiros e estrangeiros com áreas a livre escolha. Toda a área acampável é servida de tomadas e torneiras de água, além de 4 baterias de banheiros, cozinha coletiva e quiosques com churrasqueiras e pias. O pavilhão oferece área de convivência, jogos, canto educativo e restaurante que servia Buffet e pratos super satisfatórios. O camping ainda oferece campo de futebol gramado, quadra de vôlei de areia, viveiro de plantas, centro de compostagem e horta comunitária com alimentos e temperos sempre a disposição do campista. Por último temos a recepção sempre atenta e solidária e a novidade anexa: o lounge com internet wifi, bancos, apoios e tomadas para recarga dos eletrônicos. Desta forma o Portal MaCamp só tem a parabenizar e continuar (desde os anos 2000) recomendando este que é considerado por este guia um dos melhores campings do Brasil. O Camping está inserido no Parque Estadual do Rio Vermelho – Área de proteção ambiental do lado leste da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC. Possui acesso direto e exclusivo para a quase deserta Praia de Moçambique que fica entre a Barra da Lagoa e o Costão do Santinho / Ingleses.

Ambiente tranquilo e muito espaço. | Foto: Paula/Marcos Pivari – Site MaCamp
Segurança da Portaria controlada. | Foto: Paula/Marcos Pivari – Site MaCamp
Banheiros sempre limpos e suficientes. | Foto: Paula/Marcos Pivari – Site MaCamp
Lounge para wifi e recarga de eletrônicos. | Foto: Paula/Marcos Pivari – Site MaCamp

Além dos atrativos o camping também oferece oficinas educacionais através da ONG CEPAGRO e seus funcionários e voluntários sempre sorridentes e determinados. Esta semana pudemos participar da oficina de compostagem onde puderam demonstrar o trabalho em que todo o lixo gerado no camping, separado em latões especiais que são coletados duas vezes por dia viram composto orgânico para a plantação da horta comunitária e viveiro de mudas que funciona no camping. Em breve realizaremos um artigo especial sobre o tema. Além dos orgânicos, são separados em outros latões igualmente coletados diariamente os resíduos recicláveis (que seguem para cooperativas do ramo) e os chamados rejeitos (papéis higiênicos, fraldas, pontas de cigarro e outros resíduos que não podem ser reutilizados) que seguem para a coleta tradicional.

 

Latões distribuídos por todo o camping. | Foto: Paula/Marcos Pivari – Site MaCamp
Coleta duas vezes por dia com muito critério. | Foto: Paula/Marcos Pivari – Site MaCamp
Oficina ministrada no próprio camping sobre compostagem. | Foto: Paula/Marcos Pivari – Site MaCamp

O melhor de tudo isso é que o camping está aberto o ano todo a pleno funcionamento e espera você principalmente neste verão com muitas atrações.

SOBRE O CAMPING DO RIO VERMELHO:

Um dos mais conceituados campings do Brasil também é um parque ecológico com diversos programas ambientais e sócio educacionais. O Camping do Parque do Rio Vermelho em Florianópolis – SC é a sugestão para as festas e verão 2015/2016.

O camping do Rio Vermelho é uma vivência do campismo dos anos 1970 e 1980. Aquela cultura do campismo de alma está presente nos campistas que vão passar as festas ou mesmo o mês de férias no camping. Além de possuir uma estrutura ótima de apoio está inserido dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho que circunda a praia de Moçambique – lado leste da Ilha de Floripa.

A área que já foi de administração do Camping Clube do Brasil ainda resguarda até hoje o público cativo tendo passado depois pela administração da CIDASC e atualmente da FATMA em co-gestão da OSCIP Cepagro (Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo).

O acesso é bem fácil e todo asfaltado. Após descer a serrinha da Lagoa da Conceição e percorrer toda a Av. das Rendeiras, vira-se a direita e logo a esquerda sentido Praia Mole. Passando a Mole e logo após a Barra da Lagoa, a entrada do camping estará mais a frente. O camping não tem vizinhos. É a mata e o mar. Um bucólico caminho gramado dá acesso à praia paradisíaca em plena Capital.

O camping possui ótimos banheiros, estruturas de apoio e convivência para campistas, churrasqueiras, restaurante e jogos. Aceita barracas e veículos de recreação. Ainda possui campo de futebol, playground e acesso fácil por ônibus de linha municipal.

Além de camping, o local é o Centro de Visitantes do Parque onde durante todo o ano são realizadas ações de educação ambiental para adultos e crianças de diversos grupos e instituições de Santa Catarina e de outros estados. Ali também o campista e visitante poderá contar com um sistema de destinação de todo o lixo gerado no camping e aprender como podemos tratar de nossos resíduos e destiná-los de forma eficientemente sustentável.

 


 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”