Cartuchos de Gás
 

Existem alguns diferentes modelos de Cartuchos de gás. Basicamente eles vêm em alternativa aos pesados e volumosos botijões de gás GLP que faziam (e ainda fazem) parte do universo campista no início dos tempos.

Suas características principais são:  Leveza e Volume Compacto. com um pequeno cartucho de cerca de 250g é possível abastecer toda a necessidade de um acampamento no preparo de alimentos e até de luz. Além disso poderão ser adquiridos em maior número para reserva. A desvantagem em relação aos butijões comuns é mesmo a não possibilidade de ser reutilizável/retornável.

Os cartuchos de gás são utilizados por fogareiros e lampiões em sua maioria, mas podem abastecer até mesmo geladeiras de camping.

Os seguintes modelos estão disponíveis:

TEKGAS:

Modelo mais comum na atualidade, trabalha com uma mistura de gás Isobutano (75%) com Propano (25%) e tem capacidade de 230g. Sua principal  característica e vantagem é ser rosqueável e possuir válvula de segurança. Isto quer dizer que o cartucho poderá ser desacoplado do equipamento cada vez que for guardado sem perda de gás. A rosca também permite que esta seja a única forma em que se prende o fogareiro ou lampião, deixando-o mais compacto. O gás Isopropano possui características de maior rendimento calórico e em diferentes níveis de altitude.

190G:

Este é o primeiro tipo de cartucho de gás que surgiu no Brasil e ainda é utilizado no mercado. Ele trabalha com gases butano e propano e tem capacidade de 190g. De configuração mais simples, não permite ser desacoplado do equipamento, pois no momento do engate ele é furado em sua parte superior. Caso seja desengatado o gás remanescente irá vazar. Desta forma, também necessita que o equipamento possua uma base que mantenha o cartucho pressionado.


CAMPGAS:

Este cartucho possui exatamente as mesmas dimensões de sprays comuns do mercado, tendo um formato mais fino e comprido. Perfeito para equipamentos de dimensões horizontais e de maior volume. Trabalha com mistura de gases Butano e Propano e possui capacidade de 230g, mas há modelos com misturas de Isobutano, Norbutano e propano. Assim como o modelo TEKGAS ele possui válvula de segurança e pode ser engatado e desengatado sem perdas.

CILÍNDRO PROPANO:

Com maior capacidade é utilizado em fogareiros, lampiões e também em geladeiras rurais, muito usadas na Europa e EUA. Trabalha com gás Propano e possui capacidade de 465g. Possui válvula de segurança e pode ser desacoplado sem perdas.

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."