A Resolução 643 de dezembro de 2016 vem definitivamente exigir as faixas reflexivas nos reboques que incluem os TRAILERS mesmo que fabricados no século passado. As faixas refletivas (ou reflexivas) que nada agradam a originalidade e o gosto dos caravanistas agora deverão compor as laterais e traseira dos trailers novos e usados.

Era pra ser a partir do ano passado, mas havia sido adiada. A resolução que obrigaria apenas os veículos novos a terem as faixas refletivas acabou obrigando até mesmo os “velhinhos” no seu artigo 3º onde indica que os Trailers, Motor-Casas ou mesmo os simples reboques ou semirreboques com PBT menos que os 4.536kg só poderão ser licenciados anualmente quando possuírem tal dispositivo. Isto quer dizer que mesmo não sendo vistoriados, os trailers que forem licenciados terão que possuir tais faixas reflexivas.

O próprio artigo que pode ser conferido na íntegra mais abaixo, já traz as informações e instruções de aplicação. Nas figuras, a explicação publicada pela Turiscar sobre a forma correta de aplicação.

Confira a resolução na íntegra logo abaixo:

baixe a edição em PDF

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”

  • Daniel Alves

    Bom dia senhores.
    Alguem sabe como ficou a fixação das faixas refletivas nos treiler ? Tenho um Karmanguia 330 e preciso colocar isso.
    Obrigado apoio