No Acampamento
 

Escolha um lugar agradável. Atente para o fato de que suas mangueiras e extensões elétricas atingirão seus objetivos. Utilize calços nas rodas, além do acionamento do freio de estacionamento. Se este puder permanecer solto, será melhor. Nivele bem o trailer através de seus eixos e da bequilha. Apóie agora as sapatas e nunca suspenda o trailer por elas. Estas servirão para anular o balanço do sistema de suspensão e não permitirão o tombamento do mesmo. Calce-as com pedaços de madeira para que não afundem no terreno ou em um cimentado fino. O nível do conjunto é fundamental devido ao funcionamento da geladeira e da vazão de ralos e sistemas hidráulicos, além, é claro, do conforto interno do campista. Agora proteja o sistema de engate e freios com sacos plásticos, atentando para que os mesmos não acumulem água em caso de chuva.

Leve sempre boas e longas mangueiras para instalações. O mesmo tamanho tanto para mangueira de água potável, quanto para de água servida. Seja consciente. A mangueira de água potável deve ser própria para alta pressão, além de possuir conexões. Leve consigo diversos tipos de conectores, devido à diversidade existente em cada diferente região. Prefira os do tipo “engate rápido”. As mangueiras de água servida deverão possuir diâmetro maior. Já que não apresenta pressão, vai uma dica: utilize conduítes rugosos (daqueles de construção). São leves, apresentam ótima flexibilidade e podem ser renovados constantemente, devido a seu baixo preço. Atente para a presença de vazamentos, já que se trata de um material frágil.

A extensão elétrica é fundamental. Leve sempre de sobra. Obtenha fiação do tipo “de geladeira” com uma capa preta mais grossa que isola os fios externamente. Todos os conjuntos devem ser desprovidos de emendas e suas extremidades deverão conter tomadas do tipo “macho” ou “fêmea”.
Abra o registro do gás. Escolha o tipo de energia e ligue a geladeira. Prepare seu lar e curta o acampamento.

Marcos Pivari

 

COMPARTILHAR

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. “O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza.”

  • CLEIDIANE

    Olá, gosto muito das matérias, sempre muito completas. Tenho um grande sonho em comprar um motorhome, mas o valor me deixa um pouco longe desta realidade, então estou pensando em comprar um trailler dos menores que existem, que eu possa aos poucos deixar a cara da minha família, e que possamos viajar hoje três pessoas, e no futuro 4, e tenho lido muito sobre o tipo de carro a rebocar, por que tenho um Siena 1.6 ano 2012, e já vi que é possível com algumas adaptações. Minha dúvida é: Moro em Fortaleza, no Nordeste, existem muitos locais onde recebem este tipo de turismo? Você saberia me informar isso? Obrigada e parabéns pelo site.

    • MaCamp

      Olá Cleidiane. O nordeste brasileiro só dispõe de campings ao longo do litoral e a região é a que menos campings são preparados especificamente para trailers e motor homes. Porém a tendência é de haver um crescimento dos campings e das aceitações acompanhando o mercado.

      • CLEIDIANE

        Entendi. Obg. E a partir de que estado já encontro uma boa estrutura, descendo Brasil a Baixo? Seria uma boa pauta para o site, mostrar in loco ou pedir as pessoas que informem sobre uma rota de turismo com motorhome ou trailer. Vou adorar e imagino que muitos também.

        • MaCamp

          Na Bahia já existem campings muito bem estruturados para RV`s, mas isso nao quer dizer que não haja nos Estados mais acima. Um bom exemplo é o CCB de Aracaju e Praia da Pipa. Realmente os Estados do Sudeste são os que há mais campings preparados para o caravanismo. Isto, é claro, não falando do SUL onde é o berço do caravanismo e Hors concours neste diálogo. Para não deixar de fora, o Centro Oeste também oferece boas opções, deixando a Região Norte como a mais fraca no quesito Campismo e Caravanismo.

          • CLEIDIANE

            Muito bacana. Obrigada pelas dicas, me faz querer ainda mais investir nisso. Estou de olho em um trailer meio virgem, no ponto de reformas da forma que eu queira, aos poucos..devagar e sempre…e espero um dia visitar o Sul com a minha família e usufruir da rota RV,s. Abraço!