A maior feira de esportes de aventura da América latina – Adventure Sports Fair – realizou em sua edição de 2019 uma pesquisa que questionava qual o maior interesse do seu público, dividida por temas. O CAMPISMO ficou em segundo lugar, sendo que o primeiro não se tratava de uma modalidade específica, mas sim tema geral: O Turismo.

A “vitória” do campismo como modalidade de maior interesse em uma feira que a engloba todo o universo ecoturista e de esportes de aventura, deixou o MaCamp feliz não somente pelo evidente crescimento do setor, como também por termos sido o maior expositor da referida edição com 180m² especialmente dedicados ao fomento do tema. (veja como foi)

Na frente de modalidades fortes no mercado, como mergulho, esportes com prancha e mesmo os automóveis e motos, setores historicamente fortes na adventure, o “Camping” também ganhou de generalidades ligadas ao comércio de produtos, como no caso de “acessórios”, “roupas” e “equipamentos”. A modalidade de hospedagem de alto grau de contato com a natureza onde o indivíduo leva seu próprio abrigo para onde for, nuca esteve tão em alta. Em tempos em que as atividades ao ar livre são a válvula de escape do estresse do mundo moderno, acampar significa aumentar significativamente os limites dos destinos. Seja com uma mochila nas costas levando uma pequena barraca ou a bordo de um trailer ou motor home, dormir na sua própria cama na beira de uma praia ou no alto daquela montanha realmente não tem preço. Mais do que isso. A liberdade está na escolha do destino, dos vizinhos e até mesmo na opção democrática dos gastos.

O campismo possui um leque classificatório muito grande. Além de ser uma modalidade turística de hospedagem, também é considerado esporte (Trekking e montanhismo), hobby e até mesmo um ” estilo de vida”. Nasceu no Brasil no final dos anos 1950, tendo seu ápice nos anos 1970 e 1980. Após um declínio óbvio pelo desenvolvimento de infraestrutura, transportes, pousadas e pacotes turísticos de agências, recomeçou crescimento em 2010 ganhando altos índices de novos adeptos e novas áreas de camping organizado.

O MaCamp se orgulha de, há 19 anos, acreditar no setor e fomentar sua prática mesmo nos tempos mais difíceis. Hoje somos a maior referência no setor, com o maior portal de conteúdo e notícias, além do maior guia de campings e pontos de apoio para RV`s e Overlanders com abrangência na WEB e mobile através de seu APP para Android e IOS.

 

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."