A CASAN, a companhia de águas e saneamento de Santa Catarina soltou um edital que orienta sobre descarte de toaletes de ônibus de turismo e de motor homes.

Além de publicar um novo edital para credenciamento de caminhões  limpa-fossa que descarregam o material em suas estações de tratamento de esgoto, a CASAN está orientando motoristas de ônibus de turismo e motorhomes para descarte dos dejetos dos toaletes.

Em conjunto com órgãos ambientais e de fiscalização, a Companhia produziu folderes para explicar onde e como deve ser feito o descarte. Quatro postos de combustíveis de Florianópolis, um de São José e uma unidade da Comcap em Canasvieiras estão habilitados para receber os dejetos destes veículos (veja abaixo).

O material está sendo distribuído no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) próximo à Ponte Pedro Ivo, no CAT da Lagoa do Peri, no posto da Santur no Aeroporto Hercílio Luz e em outros locais de maior fluxo de veículos de turismo.

O folder digital também está sendo compartilhado com entidades, como a Associação das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina e o Fórum de Turismo de Florianópolis (Fortur).

Blitze de fiscalização serão realizadas pela Polícia Ambiental, Fatma, Prefeitura Municipal e CASAN em pontos estratégicos de circulação dos ônibus durante o verão. Uma primeira operação desse tipo foi realizada, em novembro, junto ao posto de pedágio da SC-401, incluindo os caminhões limpa-fossa.

A CASAN pede que a população ajude a identificar eventuais irregularidades. Nas temporadas passadas houve denúncias de descarte em redes pluviais. O despejo em local inadequado gera poluição ambiental e também afeta a balneabilidade das praias. O telefone para denúncias é 0800 644 1523
Postos de combustível habilitados a receber o descarte:

Florianópolis:

:: Bairro Pantanal:
Posto Sulcar – Ipiranga / Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 1190

:: Lagoa da Conceição:
Posto Galo – Ipiranga / Rod. Jorn. Manoel de Menezes, 3.007 (Barra da Lagoa)
Posto Galo – Ipiranga / Av. Afonso Delambert Neto, 240

:: Cachoeira do Bom Jesus:
Posto Márcia Borck  – Ale /  Av. Luiz Boiteux Piazza, 2099

:: Canasvieiras:
Ponto em terreno da COMCAP – Rua Vasco Oliveira Gondin, 200
São José:

::  Posto Galo – Ipiranga / Rua Gerôncio Thives,1099 (ao lado do Shopping Itaguaçu)

Gerência de Comunicação Social da CASAN
Fones: (48) 3221.5034 – 3221.5035 – 3221.5036

Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 ristefanelli@casan.com.br (48) 9136.9345

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here