Três despachantes na região de ITU e um funcionário da Prefeitura (emprestado ao DETRAN) são presos para investigação de fraudes e irregularidades em documentação de MOTOR HOMES em 2015 e 2016. A Regularização de vans, caminhões e ônibus transformados sem CAT eram feitas no sistema de registro nacional de veículos automotores (RENAVAM) graças aos conhecimentos de despachantes. O serviço era feito para motor homes de todo o Brasil, com destaque para os Estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro. Confirmadas as irregularidades, a bucha pode sobrar até mesmo para os proprietários que fizeram uso desses serviços.

Com liberação ou não de CAT para motor homes, muitos veículos não conseguiriam ser documentados como “motor-casa” (nome utilizado pelo sistema do DETRAN para os motor homes. Como a transformação a partir de vans, ônibus ou chassis de caminhões devia possuir certificados técnicos e homologados, principalmente nos anos da investigação (a Portaria do CAT só saiu em 2018). Proprietários de motor homes mais antigos ou cuja fabricação não era de montadoras oficiais, optavam por despachantes que prometiam a solução do problema sem muitas dificuldades.

Segundo a polícia, três despachantes da região, além de um funcionário da prefeitura que estava emprestado ao DETRAN foram presos. O DENATRAN suspeitou das movimentações seguidas e concentradas no mesmo município.

Apurado até o momento, todos os envolvidos estariam ligados ao mesmo escritório de despachante e presos no Centro de Detenção Provisória de Sorocaba para as devidas investigações.

Em 2018, uma portaria liberou diversos tipos de motor homes que são transformados a partir de carrocerias já fabricadas do CAT. A investigação se refere aos anos de 2015 e 2016.

VOCÊ JÁ INSTALOU NOSSO APP? Esta notícia está lá também!

Android: https://play.google.com/store/apps/details
IOS: https://itunes.apple.com/us/app/macamp-guia-camping-e-campismo/id1437940286

 

Avatar
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

1 COMENTÁRIO

  1. ola uma informação por favor ,estou querendo comprar uma van besta e transformar em motor casa qual é o procedimento legal que devo seguir ,desde de já
    agradeço pela atenção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here