Publicidade:
 

Arquitetura para o Turismo >> O ESTACIONAMENTO DO PORTAL terá um papel importantíssimo em períodos de alta temporada e feriados. Com o grande número de ônibus de turismo chegando a Campos do Jordão e o grande número de automóveis visitantes, fica inviável a circulação e o estacionamento de veículos pesados na avenida principal e nas ruas do centro assim como rotas de pontos turísticos. Atualmente essa prática tumultua as vias públicas onde ônibus de excursão estacionam e também embarcam e desembarcam passageiros até em filas duplas. Esses acontecimentos já foram ilustrados no capítulo: Objetos e Objetivos, na página 63.

Atual situação do terreno do portal

INSERÇÃO URBANA do Estacionamento do Portal

Publicidade:

PLANTA do terreno do portal – (hoje)

Equipamentos:
•Estacionamento – Vagas para estacionamento dispostas da melhor forma a acolher a totalidade de ônibus de excursão.
•Vestiários – Sanitários, lavatórios e locais para banhos e trocas de roupas para um maior conforto do turista ao visitar a cidade.
•Salas para Motoristas – Local de descanso, lazer e entretenimento para os motoristas de ônibus em seus horários ociosos. Haverá um refeitório com local para refeições, cozinha dotada de refrigerador, fogão e pias para os profissionais prepararem seus próprios alimentos e banheiros.
•Transporte – Os turistas contarão com o sistema de transporte sobre trilhos (que passam ao lado do estacionamento) para se locomoverem até o Centro Turístico Popular (CTP) onde contarão com todo o apoio ao planejamento de seus passeios.
•Área para Veículos de Recreação – O estacionamento contará com uma área própria para recepção de veículos de recreação (ver anexo). Cada módulo será dotado de ponto de energia elétrica, ponto de água e esgoto sanitário. Os veículos serão estacionados mediante pagamento de diárias + adição de usos de energia elétrica e água, medidos individualmente. Tal equipamento evitará o estacionamento desse tipo de veículo nas áreas nobres do Centro, como acontece frequentemente, pela falta de espaços específicos nos campings na cidade.
Programa:
Estacionamento (125 vagas)            12.500m²
Área para Veículos de Recreação (10 vagas)    725m²
Vestiários                    300m²
Sala para motoristas                150m²
Sanitários                    100m²
Cozinha                    40m²
Refeitório                    35m²
Lojas                        100m²
Partido
O partido do projeto foi a proximidade do bloco de vestiários e plataformas de desembarque em relação ao Portal, onde as quatro faixas de rolamento de entrada e saída da cidade se separam tornando fácil a travessia dos pedestres até a estação do  trem. A entrada dos ônibus se dá pela Rua Tassaburo Yamaguchi onde há o controle de entrada dos veículos de excursão e também dos veículos de recreio. O local para trailers e motor homes está separado por muros e grades no final do trajeto do terreno com visão para a rotatória. Existe um acesso de pedestres para a rua. Os vestiários oferecem ao todo 55 sanitários, 10 chuveiros, 30 mictórios e 30 lavatórios. A sala para motoristas possui 11 sanitários, 10 chuveiros, 9 mictórios e 12 lavatórios, cozinha e refeitório que pode ser estendido à área externa coberta. Ao longo da plataforma em “L” duas lojas servem os turistas que chegam e vão.

PLANTA do PROJETO de apoio aos turistas e motoristas

Relação do conjunto com a travessia

Planta Bloco de Apoio

Perspectiva 1

Perspectiva 2

Perspectiva 3

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!