Publicidade:
 

A notícia do fechamento unidade de São Bernardo-SP da Ford está sendo amplamente noticiada pelas agências brasileiras, abandonando a fabricação principalmente de sua linha de caminhões. Para o mercado caravanista, os modelos mais pesados não impactam tanto, já que a linha cargo era pouco utilizada na fabricação de motor homes. Já a velha F-4000, esta sim poderá fazer falta no segmento de motor homes leves e campers. Em contato com a assessoria de imprensa da Ford, nos foi confirmado que ela não será mais fabricada.

Apesar de oferecer sua caminhonete média – a Ranger – e suas irmãs maiores, a F-250 e F-350 (que também será extinta), estas não representam a plataforma necessária para motor homes compactos Off Road e grandes campers. Isto porquê o Peso Bruto Total (PBT) e a resistência geral não atendem às expectativas dos maiores compactos caravanistas. Para estes, a velha F-4000 não só atendia às expectativas, como prova disso foi a interrupção de sua fabricação em 2012 e a posterior retomada já em 2014. “São modelos com características únicas de cabine, robustez, confiabilidade e desempenho, que não encontram substitutos em vários tipos de aplicação. “Essa renovação servirá para que a linha volte ainda mais forte” Apontava naquele ano, Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Publicidade:

No campo do caravanismo, a F-4000 garantia uma resistência, rodado duplo e, principalmente, opção 4×4 nos motor homes e grandes Campers. Alguns deles, provaram na pele que a F-350 não dava conta do recado. Seus últimos modelos contavam com motor 2.8 Cummins com 150Cv e 36kg de torque com bomba eletrônica e câmbio mecânico de 5 marchas. Pesando 2.800kg possuía PBT de 6.800kg. Pra quem desejar uma dessas é melhor correr pra concessionária, pois só restará o atual estoque.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

5 COMENTÁRIOS

  1. achei o comentario logico e proprio para nos campistas quem nao sonhou com uma F-4000 realmente e de se lamentar os veiculos ford sempre foram sinomino de rubustes tenho um ford fiesta ano 1997 que so me da prazer e alegria imagine o dia que tiver uma F-4000 parabens macamp por abordar este tema..

  2. Também lamento o fechamento da fábrica, por todas suas consequências. E
    a F-4000 vai fazer falta, como já fazem a F-150 e 250. Mas um consolo
    aos campistas: fizemos a nossa “Camper Xodó” sobre uma Ranger, o espaço
    pode ser até reduzido, mas os caminhos e paisagens para qual o Xodo nos
    leva são inesquecíveis. O quintal (do mundo) vale mais que o tamanho da
    casa! Abraço e obrigado pelo Site, o melhor do Brasil. Ulrich

  3. Infelizmente a Ford está provando mais uma vez a sua incompetência, em 2012 deixou de ser fabricado a linha F-Série, deixando o mercado para outras montadoras (que adoram), agora com o seu fechamento até o final de outubro de 2019, o seguimento de pick up da Ford sempre foi exelente, umas das melhores no mercado.
    Pra quem conheceu a F-250 cabine dupla sabe muito bem do que estou falando, mesmo se a Caoa assumir a fabrica de caminhcões a linha F-série vai morrer novamente…….

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!