Dúvida quanto ao freio inercial
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24 de fevereiro de 2014 às 13:56 #45513Ronald AtauloParticipante
Amigos, Neste final de semana (21 a 23 de fevereiro) estive com o meu trailer em Itú-SP no Camping Paineiras. No meu retorno para Santos-SP quando desci a Anchieta e o transito esta muito lento, ao terminar a serra o freio do meu Turiscar super aqueceu uma das rodas gerando muita fumaça. Creio que como desci a serra com o carro no freio motor, o freio inercial do trailer veio acionado o tempo todo. Penso que isto sempre acontecerá na descida de serra lenta. Alguém já teve este problema? Como que eu resolvo?
24 de fevereiro de 2014 às 17:40 #49987Odair TeixeiraParticipanteRonald Já passei por isso algumas vezes. Descendo a serra do cafezal, a serra de Campos do Jordão, a Serra das Araras…Nesta ultima, esquentou tanto que derreteu as borrachas de vedação do cilindro de roda e lá se foi o fluido de freio. Provalmente no seu caso, uma das lonas estava com a regulagem mais alta do que as outras e por isso uma esquentou mais que as outras. Mas é normal esquentar mesmo, pq se vc descer no freio motor, vai acionando o freio do trailer o tempo todo. A solução é não deixar o freio muito justo. É bom ter uma folguinha. Ano passado eu troquei todo o conjunto de freios e deixei bem justinho. Achei que tinha feito grande coisa. Nos primeiros 50 km os freios começaram a fumacear e as calotas plásticas derreteram e perdi as 4 calotas. Chegou a escurecer a tinta das rodas novinhas que tinha comprado. Eu estou pensando em mudar o conjunto de freio a tambor para freio a disco assim que tiver tempo e grana. Abraço Odair
24 de fevereiro de 2014 às 19:18 #49988Ronald AtauloParticipanteOdair, realmente acredito que isto deva ser uma situação muito comum pelo fato do freio vir acionado o tempo todo na descida. Fiquei preocupado por conta da viagem de carnaval do próximo final de semana. Não sei se levo em uma oficina para verificar o estado e a regulagem dos freios ou vou viajar assim mesmo. Até por que isto nunca tinha acontecido. Este trailer já voltou do Rio Grande do Sul, depois foi e voltou novamente e agora foi para Itú-SP sem nunca ter acontecido nada. E a troca por freio a disco, de que carro é? Quanto custa?
24 de fevereiro de 2014 às 19:59 #49986Odair TeixeiraParticipanteRonald Tem que encomendar na PowerBrakes em SP. Eles tem o kit pronto para rodas de 5 furos, que usa os discos e pinças dianteiras do Gol, se não me engano. Já comprei com eles e o material é bom. Passei meu fusca 86 turbo para freio a disco nas 4. Eu quase coloquei estes freios a disco em Dezembro, mas qdo estava fechando o negocio, me liguei na medida da flange que segura a pinça não caberia na roda do trailer que é aro 14 e o kit é aro 15 e a ponta de eixo é a da Kombi (traseira) O preço era R$ 1100 o par. Na boa, se vc tentar fazer vai custar quase o mesmo, fora a trabalheira. Fiquei de retornar lá com uma roda aro 14 e uma ponta e eixo para medirmos antes de fechar negócio.. vide email abaixo _____________________________________________________ De: POWERBRAKES [mailto:powerbrakes@ig.com.br] Enviada em: quarta-feira, 11 de dezembro de 2013 12:00 Para: odair@bmeister.com Assunto: Re: Projeto Freio a disco trailer Turiscar Imperial Bom dia Odair, O sistema dos fusca 5 furos é bem diferente. Pelas fotos parece que esta ponta de eixo utilizada no seu trailer é a traseira da kombi. Para verificarmos a viabilidade técnica da fabricação do sistema a disco seria necessário ter uma ponta de eixo completa em mãos. Um abraço, Sergio Rodrigues 11 5181-5627
24 de fevereiro de 2014 às 20:47 #50365Ronald AtauloParticipanteOdair, assim que eu recuperar o folego (R$) pensarei em colocar um freio a disco. Agora no curto prazo, na descida de serra, como eu procedo? Será que coloco o pino de marcha ré e desco sem freio utilizando apenas o freio motor do veículo. O meu trailer não é tão pesado, acredito até que de para fazer… ou qual outra dica?
24 de fevereiro de 2014 às 22:46 #50367DaviParticipanteOlá amigos! Desculpe me intrometer, rs Mas segundo as experiências que já tive, me parece que isso está acontecendo porque as lonas estão muito altas. Inclusive, se for o caso, você deve estar tendo dificuldade pra dar ré e o tal do “retromatic” original da Turiscar nem deve estar fazendo efeito (que já é pouco, rs). O problema é justamente levar no mecânico pra regular. Nos Fuscas, Brasilias, Kombis e VWs da vida dos quais se originam os sistemas usados nos nossos trailers, a regulagem é sempre no máximo possível, o famoso “a hora que começar a relar” na panela que é o ponto. Nos trailers não é! Com a lona nova é praticamente no mínimo da regulagem, o mais longe possível. Se levar no mecânico ele mantém a lona encostada na panela sem frear. Com a regulagem desse jeito, meu trailer em esquina dentro da cidade por exemplo, chegava a parar a roda do lado de dentro da curva, coisa de assustar. Assim como no caso do Odair, chegou a queimar a pintura das rodas em volta dos parafusos, fedia lona queimada igual a caminhão. Fluído de freio ficava escuro depois da primeira viagem. O movimento do êmbulo que dá pressão no cilindro mestre é muito grande, muito maior do que no pedal da Kombi, então a pressão é muito maior, por isso as lonas tem que ficar longe das panelas, tem que dar uma “folga” pro sistema. O freio de mão aciona o mesmo sistema, o teste fácil pra verificar se as lonas estão altas é simples. Se com meia dúzia de ‘dentes’ do freio de mão o seu trailer já frear, pode baixar as lonas… Se com esse movimento da alavanca já gera pressão suficiente para as lonas já frearem, imagine o que faz quando o êmbulo afunda completamente atrás da munheca… Rebocando, o carro tem que frear um pouco pior do que se estivesse sem trailer. Apesar da gente gostar muito quando o freio do trailer está tão bom a ponto do conjunto frear melhor do que quando você está só com o carro, não é o certo, pois causa esses efeitos que você tem sofrido…
16 de março de 2014 às 01:34 #50623Ronald AtauloParticipanteAmigos, hoje o dia foi longo… No retorno do Segundo Acampamento MaCamp, o meus freios voltaram a esquentar na descida da serra de Passa Quatro e por conta disso, pedi ao meu mecânico desmontar tudo e fazer uma revisão geral. Na última quinta-feira, dia 13/03/14 ele foi até o local que o trailer fica estacionado, durante a noite, e desmontou tudo, identificando que a lona estava totalmente desintegrada. Na sexta feira mandei as sapatas para uma loja especializada em freios e mandei colocar as lonas novas. Na inspeção visual, aparentemente estava tudo OK, inclusive com os cilindros de freio efetuando seu curso de pistão 100%, indo e voltando. Neste sábado 915/03) voltamos para o estacionamento para montar as lonas no lugar e aí começou a maratona. Na hora de montar identificamos que os rolamentos estavam começando a roncar… pronto, lá vai o Ronald para loja especializada comprar todos os rolamentos novos… Já próximo da hora do almoço saí com o trailer do estacionamento para subir a Imigrantes afim de testar o freio. Foi só sair do estacionamento que o feio voltou a fumaçar… ao desmontar, identificamos o real problema de freio que ocasionou todos os super aquecimentos, o cilindro da roda problemática estava travando esporadicamente. Lá vai o Ronald novamente buscar o cilindro de roda novo, aproveitei e já comprei para os dois lados, semelhante aos rolamentos. Levamos um bom tempo na rua para desmontar tudo e trocar. Na hora de montar e sangrar o freio, percebemos que a roda não problemática na verdade nunca apresentou problema porque o flexível estava entupido e por isso não transferia para a roda a força necessária para brecar. Isto até sobrecarregou a roda problemática. E novamente Ronald saindo para comprar flexível de freio e tome a trocar dos dois lados. Já era por volta das 16:00 horas quando iniciamos a subida da serra e descemos pela Anchieta. Para nossa alegria o problema foi resolvido e o trailer desceu a serra maravilhosamente bem, sem aquecimento e brecando direitinho. Fica a dica do Davi que a regulagem correta foi quando o freio de mão ficou acionado no terceiro dente. A lona ficou relativamente aberta!! Para finalizar o dia, quando entrei no estacionamento onde deixo o trailer errei o angulo de abertura e acertei a lateral na arvore quebrando a janela lateral… e tome mais prejuizo….kkkkkk
16 de março de 2014 às 20:17 #50621DaviParticipanteBeleza Ronald! A sensação de enfim resolver um problema do brinquedão é muito boa, rs! Me responde uma coisa: o cilindro que você comprou (deve ter sido o de kombi) é EXATAMENTE igual ao que estava no trailer? Ou tem uma peça circular, uma especie de um tubo de uns 2-3cm em uma das pontas que você tirou do cilindro antigo e passou pro novo? Agora as lonas novas vão dar uma ‘assentada’ nas panelas e vai ficar beleza, no meu pelo menos, se começasse a frear no 3º dente com o trailer no chão, ainda estaria meio alta a lona e o freio ainda continuaria freando atoa. Mas no seu caso, como vai assentar ainda, creio que depois dos primeiros km rodados vai tudo ficar perfeito. Qualquer coisa é só mudar a regulagem, não precisa desmontar nada, só levantar o trailer e girar as rosetas com uma chave de fenda, pelo furo na panela. Eu precisei mexer no meu umas 3 vezes até achar o ponto ideal. Se ele estava bem prejudicado no freio como você descreveu, agora você vai começar a sentir o efeito do freio do trailer. Se vc já gostava de rebocar antes, agora, amigão, vai ficar muito melhor. Falando nisso, você sentiu alguma diferença no rebocar? Sentiu se ele ficou mais “livre” como você sentiu quando rebocou o meu? E sentiu o trailer frear mais eficazmente e ajudar o carro na frenagem? Quanto a janela, não esquente a cabeça. Acontece. Foi a lateral fixa ou a com abertura? Não fazendo propaganda, mas o Leo quebrou uma do Jóia dele e quem arrumou um par novo pra ele foi o André, acho que vale dar uma consultada. Eu tinha problema com árvores, rs. Umas duas vezes passei com o trailer em árvores baixas. Uma vez me quebrou a clarabóia da sala e a chaminé da geladeira. Da segunda vez foi só a chaminé da geladeira… rsrs. Mas logo a gente fica consciente da dimensão do trailer. Não que os mais familiarizados estejam livres de esbarrar de vez em quando… acontece. Abração!!
17 de março de 2014 às 13:53 #50593Ronald AtauloParticipanteLegal Davi, No meu freio em específico é tudo do fusca. Desde as lonas ao cilindo de roda. Foi tirar um e colocar outro, sem ter que alterar nada. Falando de regulagem, como você sugeriu afastar bastante a lona, minha sensãção até o presente momento é que o trailer esta freando menos, não esta ajudando tanto a parar. Acredito que depois das lonas acentarem plenamente, ainda terei que fazer mais alguns ajustes, melhorando a eficiencia da frenagem. Quanto a janela, foi a articulada… acontece!! Vou acionar os contatos para buscar minimizar o prejú…. Um forte abraço…
19 de março de 2014 às 01:14 #50684DaviParticipanteRealmente, estou me lembrando melhor agora, no meu também quando comprei falaram ser de Fusca. Acho que pras rodas antigas (5 furos) deve ser o mesmo pra Kombi e Fusca.[hr] Essa peça a que me referi, que teria que tirar do antigo e colocar no novo, é o tal do retromatic. O seu já devia estar sem. Então na hora que você for manobrar, coloque mesmo o pino no freio senão o trailer vai frear e não liberar com a pressão. Mas mesmo com o retromatic a coisa não é tão eficiente, por isso fiz aquela cantoneira, também a acoplo na hora de manobrar.
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