Dúvida quanto ao freio inercial

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  • #50688
    Ronald Ataulo
    Participante

    Legal amigo Davi… eu não percebi esta peça que você comentou, no meu caso realmente já deve ter sido removido. Vou adotar o cuidado de colocar o pino de desligamento do sistema inercial, sempre que dar ré em situação mais forçada. Forte abraço,

    #51813
    Matheus Perini
    Participante

    Qual o cilindro de roda que usa o Diamante ? comprei um cilindro mestre kombi antiga com reservatorio em cima dele (7-8 ) diametro e coloquei 4 cilindro de roda fusca também (7-8) de diametro notei que o freio de mão ficou muito alto (longe ) as lonas estão bem encostadas, usei as mesmas peças que estavam nele antes , será que o cilindro de roda é menor de diametro usar (3-4) de diametro? Alguma sugestão ?

    #53725
    Edintruder
    Participante

    Um detalhe que está passando desapercebido é a tensão da mola do freio inercial. Se o trailer for muito pesado a mola tem que ser mais dura um pouco de forma a dividir sua frenagem com o veículo. Se for muito macia para o peso com certeza em descidas ocorrerá isso. Infelizmente o sistema de freios elétricos no Brasil é coisa rara de se encontrar…

    #55427
    Ronald Ataulo
    Participante

    Pessoal, meus freios sempre esquentam na descida da serra, mesmo com a regulagem bem aberta… Pergunta 1: – Alguém sabe qual é o amortecedor que vai dentro do sistema inercial do Turiscar Brilhante? Pergunta 2: – Ouvi alguem comentando de mola, existe alguma? Ou o que segura o balanço do trailer no carro é apenas o amortecedor?

    #55437
    Edintruder
    Participante

    No meu trailer eu usei uma mola da CG 150. Mas acho que ela é macia demais para o peso do trailer Creio que terei que buscar uma opção de mola mais firme.

    #55493
    Davi
    Participante

    Fala Ronald!! No Turiscar não tem mola. O amortecedor alivia principalmente o tranco na hora que o carro volta a rebocar o trailer (qdo o amortecedor se estende). Na hora de comprimir não faz tanta diferença, a não ser quando o amortecedor já não está servindo pra nada meeeesmo. Como lhe falei quando você trocou as lonas, depois de umas viagens, as lonas devem ter se assentado, melhorando a eficiência da frenagem, talvez você precise aliviar mais as lonas, girando as 2 rosetas pelo furo da panela (2 em cada roda). Como lhe disse, no meu pra frear no freio de mão, tem que puxar a alavanca inteira! Poucos dentes significa que o trailer está com o freio muito sensível. Só lembrando que esquentar até certo ponto numa descida de de serra é normal. Não pode é começar a queimar lona (feder, sair fumaça…). Um teste bom pra você fazer, depois de rodar um pouco (primeira parada da viagem, por exemplo, sem ter descido serra, é claro) é colocar a mão no centro da roda do trailer. Não pode estar quente! Tem que estar praticamente na mesma temperatura do pneu. Se tiver como centro quente, seu trailer ainda está freando demais.

    #55495
    Ronald Ataulo
    Participante

    Davi, as rosetas (regulagem do freio) já estão no limite máximo de abertura, ou seka, é impossível coloca-las mais afastadas. Eu identifiquei o problema, é justamente no amortecedor inercial que esta totalmente sem pressão, ou seja, qualquer aliviada na aceleração do meu carro o trailer já vem para cima acionando o freio. Comprei o amortecedor de direção da F4000 conforme sugerido pelo Odair e ficou perfeito, diferente do que ele publicou em outro tópico, o amortecedor é perfeito, mais fino que o original e exatamente do mesmo tamanho. Parece original!! Também comprei os dois amortecedores traseiros da Kombi Klipper. Por conta do imprevisto com o freio na última viagem voltando do Camping Paineiras em Itú, tive que novamente trocar as lonas de freio e cilindro de roda pois fez um estrago, a lona foi no limite e vazou todo óleo. Quando tiver rodando contarei sobre o comportamento do trailer.

    #55497
    Davi
    Participante

    Legal, Ronald! Se estava sem ação o amortecedor do freio, deve dar uma boa diferença no rebocar. Seu trailer devia estar dando uns socos no carro nas arrancadas e freadas, não? E trocando os amortecedores das rodas, também deve dar uma boa diferença no comportamento do pipoca. Meu trailer mudou muito com amortecedores novos. Sobre as lonas, há uma diferença nas medidas delas: STD, 0,25, 0,50… Onde eles tentam compensar o desgaste da panela aumentando o tamanho da lona. Pro trailer é bom sempre colocar STD.

    #55581
    Ronald Ataulo
    Participante

    Amigos, passei este final de semana (08 e 09 de novembro) remontando o trailer realizando diversas melhorias. A primeira que não tem nada haver com o tema foi a troca da torneira do chuveiro por uma misturadora Lorenzetti com uma única alavanca misturadora (quente/frio). Ficou muito legal! 1 – Freio inercial: Seguindo as instruções do Odair, instalei o amortecedor de direção da Ford F4000. O tamanho ficou perfeito, nem maior nem menor e até um pouco mais fino. A freada ficou perfeita, o único ponto que ainda estou um pouco incomodado é na retomada de velocidade, tenho a impressão que esta faltando alguma bucha, cada acelerada tenho a impressão de uma batida seca. 2 – Amortecedores do trailer: Instalei um par de amortecedores traseiros da Kombi Clipper, ficou perfeito!! 3 – Sistema de freio: Já fui até a serra e o problema não voltou a acontecer. Creio que o amortecedor do freio inercial ruim é que estava sobrecarregando o freio. Desci a Anchieta e as campanhas no final da serra estavam em temperatura normal!! Foi tudo colocado novo, lonas, cilindro de roda, óleo, etc…

    #55662
    Davi
    Participante

    Legal Ronald!! Essa batida seca é sensação ou faz barulho? Já fazia antes de trocar o amortecedor? Se for só o ‘tranco’ (sem barulho) quando o fole se estende é normal, se não for muito forte. Eu evito dar fortes aceleradas depois de frear pra não dar esse ‘tranco’. Na estrada eu nem noto, mais é dentro de cidade, saída de sinal, depois de passar lombadas etc…

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