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Dúvida quanto ao freio inercial

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  • #64391
    nazafks
    Participante

    Boa noite amigos, estive lendo este topico inteiro, pois tenho que me mexer pra montar o “engate” do trailer que estou construindo. Analizando como funciona o sistema de frenagem inercial eu penso que pra se ter um sistema de amortecimento eficiente deveria ter uma mola pra trabalhar no sistema de compressao do freio e um amortecedor pra trabalhar na tracao (arrancadas e retomadas). Digo isso porque na opcao somente com amortecedor, penso que ao freiar o rebocador, o amortecedor ate segura o trailer no periodo inicial do efeito de inercia, mas nao limita o curso conforme a forca que eh aplicada pelo peso do trailer, fazendo que tanto em frenagens mais leves qt as mais bruscas, todo o peso do trailer seja jogado em cima do cilindro mestre, fazendo com que ele atue no seu maximo. Se tiver uma mola forte o bastante pra segurar o peso do trailer no meio do seu curso em frenagens mais leves, ou ate numa descida de serra sem frenagem forte, com uma boa regulagem do sistema, teriamos os freios do trailer atuando no seu maximo somente quando a forca da frenagem fosse suficiente para pressionar todo o curso da mola. Da mesma forma, acabaria com os trancos em frenagem pelo efeito da mola e do amortecedor combinados. E na tracao, somente o amortecedor atuaria. Alias, como a mola estaria forcando sempre a munheca para fora ate o final do seu curso, sempre que for retomar ou arrancar, o tubo da munheca ja estara todo pra frente, nao ficando folga para solavancos. Posso estar errado ou tornando o sistema muito complexo, mas gostaria da opiniao dos mais experientes, pois poderia tentar fazer isto no meu, ja que estou com a mao na massa. Usaria uma mola dentro do tubo (Aceito sugestoes, ja que o Ed falou que acha a de CG muito macia) e o amortecedor por baixo como o Odair fez. Abracos, Nazareno

    #64415
    Edintruder
    Participante

    Naza, a mola da CG até que não é tão macia. Permitirá que eu engate ré e consiga movimentar o trailer em pequenas manobras no piso plano sem que acione o freio. Para eu comprimir a mola para conseguir colocar os parafusos de trava, usei duas catracas e fiz muita força. A mola no lugar já fica muito comprimida, exercendo muita resistência. Pelo menos uns 80kg de pressão tem que fazer para comprimir mais a mola a ponto de iniciar a frenagem do trailer. Porém os sistemas originais dos turiscar contam apenas com amortecedores e funcionam de forma bem suave, pelo que já vi dos relatos.

    #64454
    Odair Teixeira
    Participante

    Apenas para ilustrar o raciocínio: Se o cilindro mestre está sendo atuado até o limite, significa que o freio não está funcionando. O mecanismo somente com amortecedor funciona muito bem, dispensando uso de mola. Eu converti o meu Imperial para discos nas 4 rodas e agora é só encostar nos freios pra sentir o trailer freando. Se estiver bem regulado é dimensionado, mesmo descendo uma serra, o sistema entra em equilíbrio, pq vai freando de leve, tipo no instante T1 o freio é acionado, segura o trailer, a munheca é tracionada, libera o freio, o trailer acelera novamente, no instante T2 repete novamente, tudo isto em milésimos de segundos, fazendo o sistema entrar em equilíbrio . Se na descida da serra as rodas estiverem bem quentes, significa que o trabalho feito pelos freios está ok (converter energia de movimento em energia térmica) Sds Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    #64502
    nazafks
    Participante

    Boa noite Odair, tais usando ainda o amortecedor do Classe A externo? Inicialmente voce disse que o da F4000 teria ficado bom e nao deveria ter mexido. Quando colocou o segundo da F4000 o que te fez procurar o do Classe A? O meu trailer sera bem mais leve que o teu, em torno de 800Kg, sera que o da F4000 ficaria bom? Att. Nazareno

    #64517
    Odair Teixeira
    Participante

    Naza Eu tirei o amortecedor auxiliar do classe A quando converti para freios a disco . Como ficou bem justo, é só deslocar a munheca alguns milímetros que o sistema é acionado então o efeito “pancada” que acontecia antes deixou de existir. A função do amortecedor extra era ajudar o outro em freadas bruscas, onde a energia de compressão era muito grande! Agora tá sossegado! Sds Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

    #65550
    Antonio Aguida
    Participante

    Antônio Aguida Também tenho problemas com meu freio Turiscar, por esse motivo estou tentando trocar pelo Famit de 2,5 tons.

    #246627
    Rodrigo Cruz
    Convidado

    pessoal, tenho um trailer de 6m e ele não tem freio 😬 estou procurando a melhor opção e preciso muito de ajuda, pois tenho ele há 2 anos e somente agora vou começar a reformar ele. Tem muuuuuuuita coisa pra fazer!!

     

    #246634

    QUal trailer ? Poste uma foto. O inerciais serão os mais fáceis de adaptar, mas terá q trocar o eixo

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