Dúvida quanto ao freio inercial

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  • #56681
    Tiago GIN
    Participante

    Tem lugares que recondicionam amortecedores ou que fazem amortecedores preparados para competição que podem resolver esse problema. Num carro de arrancada que eu tinha, fiz o amortecedor travar para não subir, e ter o máximo de carga para não descer muito. Em SP existem várias lojas que fazem esse serviço, da uma olhada.

    #56709
    Odair Teixeira
    Participante

    Caro Tiago e colegas.. Eu particularmente não acredito que um amortecedor possa ser “recondicionado”, sem ao menos trocar a haste, os elementos internos e as vedações. Trocando tudo isto, sai o custo de um novo. Aliás, peças automotivas de reposição, eu não confio nem nas novas, quem dirá nas recondicionadas. Recondicionamento de componentes, só na industria aeronáutica ou naval. Abaixo, o passo a passo do problema que tive do amortecedor do freio inercial do meu Turiscar Imperial: – Rodei muitos km com o amortecedor original. Sempre dava uma pancadinha na freada e uma pancadona na arrancada. Perguntei para alguns caras que fazem manutenção em trailer e me diziam “Fica tranquilo, é assim mesmo”. Nunca aceitei como verdade. – Um dia voltando de uma acampada, arrancando depois de passar duzentas lombadas em perimetro urbano, o amortecedor original estourou. Aí, era pancadona na arrancada, na freada, em velocidade constante. Dava pancada até estacionado. Os cilindros de roda estouravam um após o outro. Fiquei sem freio no trailer. Procurei por todo lado o amortecedor original novo. Não existe mais. Só recondicionado. -Levei em várias casas de “experts” em preparação de amortecedores para competição. O que boa parte deles faz, é abrir o amortecedor e substituir o fluido por um de maior viscosidade. Mas o amortecedor da Turiscar, ninguém se interessou em reparar, pq os elementos internos não existem para reposição em nenhum lugar. -Pedi para encher o amortecedor com fluido e vedar o suficiente para um teste. – Levei para testar e descobrir qual era a carga de expansão e compressão. Engraçado que alguns dos “feras” em amortecedores de competição não tinham nenhum dispositivo para testar a carga dos amortecedores. É tudo no empirismo. – Levei até um laboratório de uma empresa conhecida onde um amigo trabalha e testaram para mim. Peguei os valores das cargas e Newton e enviei um email para um fabricante, solicitando qual amortecedor de dupla ação, para atuar horizontalmente, com as medidas e cargas de expansão e compressão poderia ser indicado por eles. O fabricante me recomendou o amortecedor de direção da F4000. – Achei a carga um pouco baixa. Mesmo assim montei e rodei com o trailer. Ficou muito melhor do que o original, mesmo no Imperial que é pesado pra caramba. Devia ter deixado assim. Mas resolvi tentar deixar melhor. -Desmontei tudo e saquei o amortecedor e levei até o “expert” e pedi para ele “endurecer” o amortecedor um pouco mais. – Ele cortou a cabeça do amortecedor, colocou um fluido mais viscoso, soldou e me devolveu. – Montei e rodei. Ficou muito duro, parecia estar fixo. Desmonta tudo novamente e leva ao “expert”. Ele diz que não pode fazer muita coisa. Põe de volta o fluido original. – Monta tudo novamente e roda com o trailer. Ficou muito mole, parecia que estava quebrado. Volto novamente ao “expert”. Ele diz que não consegue colocar o mesmo nível de fluido que a fabrica coloca, e assim o amortecedor estava condenado. – Volto na autopeças e compro outro. Monto no lugar e testo novamente. Ficou bom mais ainda existe uma pancada na arrancada. Resolvi colocar um amortecedor de suspensão traseira do Mercedes Classe A (que pode trabalhar deitado) e fixar por baixo do sistema de freio inercial. Acabou o problema. Fiz duas viagens para a Bahia sem me preocupar. Depois do nosso encontro de Bertioga, apareceu um barulho quando expandia (arrancada). Descobri que as buchas do amortecedor do Classe A haviam rompido. Desmontei todo o sistema e estou dando uma geral novamente, agora sem muita pressa. Arranquei os braços de suspensão, mangas de eixo e estou trabalhando no projeto de colocar freios a disco no Imperial. Provavelmente vou ter que substituir o cilindro mestre também, já que as pinças maiores vã precisar de maior volume de fluido e algum trabalho no freio inercial tenha que ser feito. Aí faço tudo de uma vez só. Uma coisa que aprendi com o Trailer da Turiscar, é que nada bate de primeira. Tudo dá muito trabalho. Abraços Odair

    #56715
    Edintruder
    Participante

    Odair, só por curiosidade, o amortecedor traseiro dos Peugeot 2006 e 207 trabalham quase na horizontal. Creio que possa ser outra opção a ser testada. Mas no caso das buchas, manda fazer em PU que aguentarão muito mais que de borracha.

    #56718
    Odair Teixeira
    Participante

    Então Edi Tem vários amortecedores que são de dupla ação e podem trabalhar deitados. Estes do Peugeot acho que são assim também. O principal problema é em relação as dimensões dele expandido e comprimido. Como a fixação que eu fiz foi baseada nos furos e parafusos existentes no mecanismo do freio inercial, eu não conseguia nenhum que desse na medida. Mas estes do Peugeot eu nem cheguei a testar. Eu testei alguns e o do Classe A deu certinho. Com relação as buchas, certamente as de PU serão a opção que vou adotar. As buchas de reposição esfarelam antes de montar. [attachment=4805]

    #56719
    Edintruder
    Participante

    Em relação às uchas, estou tendo esse mesmo problema com os amortecedores da minha F1000… Partirei para as de PU para sanar de vez a falta de durabilidade dessas peças de reposição fajutas que infestam o mercado.

    #57131

    Orra meu como bom ler esses comentários, mesmo não tendo ainda o trailler, estou vendo que ha inumeros macetes que a gente nem faz idéia, Ronald eu fiquei meio cabreiro qdo.vi o seu freio, e pensei po quando para o carro o trailer vem pra frente e tendo obstaculo aciona o freio tudo bem e qdo. se vai da a ré, automaticamente aciona da mesma maneira logo freia, a não ser que se coloque uma trava se é que existe de forma que não acione o freio do treiller, tou cérto no entendimento ou estou pisando na bola

    #57133
    Ronald Ataulo
    Participante

    Wanderlei, você já esta conhecendo tudo!!kkkk Quando damos ré sempre forçamos e acionamos o freio, a não ser que desabilitemos o freio inercial com a colocação de um pino que restringe seu movimento. Fique tranquilo que o andar com o trailer é super tranquilo com o freio inercial, o carro breca direitinho.

    #57134
    dingo
    Participante

    Wanderlei o que vc não pode é deixar objetos pesados soltos dentro do trailer como galão de agua por exemplo, até melância!! KKKKK!!! Senão: [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1O9rAePP7RU&feature=em-subs_digest-vrecs[/video]

    #61268

    Olá Pessoal! Este fórum é maravilhoso! A um mês adquiri uma Karman Ghia 330 Tangará 1982, e dei início a alguns reparos necessários, apesar do mesmo esta em boas condições, ele estava parado a um bom tempo em uma garagem, e encontrei até o momento tudo que um iniciante precisa saber sobre trailer neste MARAVILHOSO fórum! ( postarei fotos dele assim que aprender a utilizar este). Estou precisando da ajuda dos expert´s deste fórum!? Quando retirei o trailer da garagem onde estava guardado, o mesmo veio por todo trajeto dando pancadas no meu carro rsrsrsr… resolvi desmontar o freio de inércia para verificar, e acredito que o amortecedor esta estourado, qual amortecedor posso utilizar como substituto? precisa adaptação? Socorro…..

    #61272
    Ronald Ataulo
    Participante

    Legal Ricardo, seja bem vindo ao fórum!! Vamos aguardar os especialistas em KC, se fosse Turiscar eu poderia te responder….kkkk Aproveito, deixo o convite para você abrir um tópico contando mais sobre você, as fotos, onde você mora, sua história no campismo… Show!!![hr] Ricardo, coloca seu nome na pesquisa: http://www.portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5052

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