Tem lugares que recondicionam amortecedores ou que fazem amortecedores preparados para competição que podem resolver esse problema. Num carro de arrancada que eu tinha, fiz o amortecedor travar para não subir, e ter o máximo de carga para não descer muito. Em SP existem várias lojas que fazem esse serviço, da uma olhada.
Caro Tiago e colegas.. Eu particularmente não acredito que um amortecedor possa ser “recondicionado”, sem ao menos trocar a haste, os elementos internos e as vedações. Trocando tudo isto, sai o custo de um novo. Aliás, peças automotivas de reposição, eu não confio nem nas novas, quem dirá nas recondicionadas. Recondicionamento de componentes, só na industria aeronáutica ou naval. Abaixo, o passo a passo do problema que tive do amortecedor do freio inercial do meu Turiscar Imperial: – Rodei muitos km com o amortecedor original. Sempre dava uma pancadinha na freada e uma pancadona na arrancada. Perguntei para alguns caras que fazem manutenção em trailer e me diziam “Fica tranquilo, é assim mesmo”. Nunca aceitei como verdade. – Um dia voltando de uma acampada, arrancando depois de passar duzentas lombadas em perimetro urbano, o amortecedor original estourou. Aí, era pancadona na arrancada, na freada, em velocidade constante. Dava pancada até estacionado. Os cilindros de roda estouravam um após o outro. Fiquei sem freio no trailer. Procurei por todo lado o amortecedor original novo. Não existe mais. Só recondicionado. -Levei em várias casas de “experts” em preparação de amortecedores para competição. O que boa parte deles faz, é abrir o amortecedor e substituir o fluido por um de maior viscosidade. Mas o amortecedor da Turiscar, ninguém se interessou em reparar, pq os elementos internos não existem para reposição em nenhum lugar. -Pedi para encher o amortecedor com fluido e vedar o suficiente para um teste. – Levei para testar e descobrir qual era a carga de expansão e compressão. Engraçado que alguns dos “feras” em amortecedores de competição não tinham nenhum dispositivo para testar a carga dos amortecedores. É tudo no empirismo. – Levei até um laboratório de uma empresa conhecida onde um amigo trabalha e testaram para mim. Peguei os valores das cargas e Newton e enviei um email para um fabricante, solicitando qual amortecedor de dupla ação, para atuar horizontalmente, com as medidas e cargas de expansão e compressão poderia ser indicado por eles. O fabricante me recomendou o amortecedor de direção da F4000. – Achei a carga um pouco baixa. Mesmo assim montei e rodei com o trailer. Ficou muito melhor do que o original, mesmo no Imperial que é pesado pra caramba. Devia ter deixado assim. Mas resolvi tentar deixar melhor. -Desmontei tudo e saquei o amortecedor e levei até o “expert” e pedi para ele “endurecer” o amortecedor um pouco mais. – Ele cortou a cabeça do amortecedor, colocou um fluido mais viscoso, soldou e me devolveu. – Montei e rodei. Ficou muito duro, parecia estar fixo. Desmonta tudo novamente e leva ao “expert”. Ele diz que não pode fazer muita coisa. Põe de volta o fluido original. – Monta tudo novamente e roda com o trailer. Ficou muito mole, parecia que estava quebrado. Volto novamente ao “expert”. Ele diz que não consegue colocar o mesmo nível de fluido que a fabrica coloca, e assim o amortecedor estava condenado. – Volto na autopeças e compro outro. Monto no lugar e testo novamente. Ficou bom mais ainda existe uma pancada na arrancada. Resolvi colocar um amortecedor de suspensão traseira do Mercedes Classe A (que pode trabalhar deitado) e fixar por baixo do sistema de freio inercial. Acabou o problema. Fiz duas viagens para a Bahia sem me preocupar. Depois do nosso encontro de Bertioga, apareceu um barulho quando expandia (arrancada). Descobri que as buchas do amortecedor do Classe A haviam rompido. Desmontei todo o sistema e estou dando uma geral novamente, agora sem muita pressa. Arranquei os braços de suspensão, mangas de eixo e estou trabalhando no projeto de colocar freios a disco no Imperial. Provavelmente vou ter que substituir o cilindro mestre também, já que as pinças maiores vã precisar de maior volume de fluido e algum trabalho no freio inercial tenha que ser feito. Aí faço tudo de uma vez só. Uma coisa que aprendi com o Trailer da Turiscar, é que nada bate de primeira. Tudo dá muito trabalho. Abraços Odair
Odair, só por curiosidade, o amortecedor traseiro dos Peugeot 2006 e 207 trabalham quase na horizontal. Creio que possa ser outra opção a ser testada. Mas no caso das buchas, manda fazer em PU que aguentarão muito mais que de borracha.
Então Edi Tem vários amortecedores que são de dupla ação e podem trabalhar deitados. Estes do Peugeot acho que são assim também. O principal problema é em relação as dimensões dele expandido e comprimido. Como a fixação que eu fiz foi baseada nos furos e parafusos existentes no mecanismo do freio inercial, eu não conseguia nenhum que desse na medida. Mas estes do Peugeot eu nem cheguei a testar. Eu testei alguns e o do Classe A deu certinho. Com relação as buchas, certamente as de PU serão a opção que vou adotar. As buchas de reposição esfarelam antes de montar. [attachment=4805]
Em relação às uchas, estou tendo esse mesmo problema com os amortecedores da minha F1000… Partirei para as de PU para sanar de vez a falta de durabilidade dessas peças de reposição fajutas que infestam o mercado.
Orra meu como bom ler esses comentários, mesmo não tendo ainda o trailler, estou vendo que ha inumeros macetes que a gente nem faz idéia, Ronald eu fiquei meio cabreiro qdo.vi o seu freio, e pensei po quando para o carro o trailer vem pra frente e tendo obstaculo aciona o freio tudo bem e qdo. se vai da a ré, automaticamente aciona da mesma maneira logo freia, a não ser que se coloque uma trava se é que existe de forma que não acione o freio do treiller, tou cérto no entendimento ou estou pisando na bola
Wanderlei, você já esta conhecendo tudo!!kkkk Quando damos ré sempre forçamos e acionamos o freio, a não ser que desabilitemos o freio inercial com a colocação de um pino que restringe seu movimento. Fique tranquilo que o andar com o trailer é super tranquilo com o freio inercial, o carro breca direitinho.
Wanderlei o que vc não pode é deixar objetos pesados soltos dentro do trailer como galão de agua por exemplo, até melância!! KKKKK!!! Senão: [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1O9rAePP7RU&feature=em-subs_digest-vrecs[/video]
Olá Pessoal! Este fórum é maravilhoso! A um mês adquiri uma Karman Ghia 330 Tangará 1982, e dei início a alguns reparos necessários, apesar do mesmo esta em boas condições, ele estava parado a um bom tempo em uma garagem, e encontrei até o momento tudo que um iniciante precisa saber sobre trailer neste MARAVILHOSO fórum! ( postarei fotos dele assim que aprender a utilizar este). Estou precisando da ajuda dos expert´s deste fórum!? Quando retirei o trailer da garagem onde estava guardado, o mesmo veio por todo trajeto dando pancadas no meu carro rsrsrsr… resolvi desmontar o freio de inércia para verificar, e acredito que o amortecedor esta estourado, qual amortecedor posso utilizar como substituto? precisa adaptação? Socorro…..
Legal Ricardo, seja bem vindo ao fórum!! Vamos aguardar os especialistas em KC, se fosse Turiscar eu poderia te responder….kkkk Aproveito, deixo o convite para você abrir um tópico contando mais sobre você, as fotos, onde você mora, sua história no campismo… Show!!![hr] Ricardo, coloca seu nome na pesquisa: http://www.portal.macamp.com.br/forum/showthread.php?tid=5052
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