Dúvida quanto ao freio inercial
- Este tópico contém 47 respostas, 16 vozes e foi atualizado pela última vez 4 anos, 6 meses atrás por Marcos Pivari.
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11 de novembro de 2014 às 10:45 #55663EdintruderParticipante
Não existe nenhum sistema de trava automática do sistema de freio inercial para a marcha ré? Tipo, quando liga a luz de ré aciona em conjunto alguma trava para inibir o freio inercial? Estou pensando em fazer um sistema com uma eletro-válvula para mandar o fluído direto para o reservatório quando acionada a luz de ré, e não precisar me preocupar em descer para travar o inercial.
12 de novembro de 2014 às 15:20 #55697DaviParticipanteExiste o retromatic original dos Turiscar. Na hora da ré, ele freia, e ao começar a girar a roda em sentido contrário o freio alivia. Mas só funciona com a regulagem correta (lonas mais afastadas). Se tiver bem justo, não adianta.[hr] Ahh sim. Trailer não tem a fiação para luz de ré, em sua maioria.
13 de novembro de 2014 às 11:14 #55724Tiago GINParticipanteTalvez seja possível fazer com sistema de bomba elétrica, solenóides e reles. Não entendo muito da “mecânica” da coisa, mas trabalho em concessionária de caminhões e vejo que tudo funciona na base de AR e fluido. Vou tentar investigar e assim que souber algo, posto no forum
13 de novembro de 2014 às 13:24 #55726EdintruderParticipanteO que estou pensando em fazer é simples, pois como vou usar apenas uma linha para o freio traseiro derivando somente no eixo traseiro,basta fazer um sistema com uma válvula solenoide que ao ligá-la ela permita o retorno do fluído através de uma mangueira através da tampa do reservatório, inibindo a ação do cilindro mestre de freio. Tem esse tipo de válvula para corte de diesel, só resta saber se suportará o fluído de freio.
14 de novembro de 2014 às 11:48 #55739Carlo PeccaParticipanteEdintruder, essas válvulas de corte de diesel aquentam o fluído de freio, sim. Cara o nosso diesel da uma mercadoria!
26 de dezembro de 2014 às 17:56 #56631THOMASParticipanteRonald escreveu: .1 – Freio inercial: Seguindo as instruções do Odair, instalei o amortecedor de direção da Ford F4000. O tamanho ficou perfeito, nem maior nem menor e até um pouco mais fino. A freada ficou perfeita, o único ponto que ainda estou um pouco incomodado é na retomada de velocidade, tenho a impressão que esta faltando alguma bucha, cada acelerada tenho a impressão de uma batida seca. Ronald e Foristas, quanto ao relatado acima pelo Ronald, no meu caso troquei recentemente o amortecedor do engate do Bagualito e na ultima viagem nas arrancadas tive os mesmos problemas relatados por vocês, não consigo achar isso normal, essa batida na arrancada, tenho de sair na maior maciota desgastando embreagem e mesmo assim bate principalmente nas lombadas e quando parado nas retomadas e olha que foi apenas a segunda viagem após a troca. Vou entrar em contato com a empresa que trocou o amortecedor para verificar se isso é normal, se for, mesmo assim tentarei outra solução.
27 de dezembro de 2014 às 11:40 #56642Ronald AtauloParticipanteThomas, é exatamente este o problema, passar em lombada e buracos que exigem passar bem devagar, a retomada de velocidade fica o tempo todo batendo. Um total desconforto!! Qual amortecedor você colocou? O André da Transtrailer me telefonou informando que a empresa Só Trailer de Curitiba possui o amortecedor original novo para vender, será que resolve este problema?
30 de dezembro de 2014 às 17:19 #56666MauricioParticipanteTambém tenho este problema e quando questionei a Delka sobre o assunto me informaram que nos trailers deles nao tem o sistema de amortecedor. Pena, toca sair devagarinho para não dar a pancada.
30 de dezembro de 2014 às 17:53 #56667Ronald AtauloParticipanteMaurício, ainda bem que o Turiscar possui este recurso e te falo que funciona muito bem. Acontece que o meu amortecedor já vinha apresentando sinal de cansaço nas brecadas, sempre que eu parava o carro sentia uma porrada no engate, no entanto, NUNCA havia notado nenhum desconforto na arrancada. Quando eu instalei o amortecedor de direção da F4000, a montagem parecia que o amortecedor era original, nasceu ali (risos). Depois de montado ele resolveu definitivamente o problema da brecada que ficou PERFEITA, no entanto, apresentou um novo problema na aceleração. Agora ele bate sempre que a munheca estica. Se arrancar bem devagar, confesso que dá para levar, mas ao mesmo tempo em qualquer arrancada mais forte o desconforto já é evidente. O André da Transtrailer me telefonou informando que o amortecedor que a empresa Só trailer de Curitiba vende além de ser dupla ação, possui dois estágios tanto da freada quanto na arrancada, isto resolve este impacto. Eu gostaria de ter certeza disso antes de proceder a troca novamente!
31 de dezembro de 2014 às 11:38 #56688leandrovarandaParticipantePosso estar falando besteira, mas acho que o amortecedor de direção é feito para amortecer só em um sentido e deixa livre no sentido oposto. Quanto ao freio de caminhão é mais fácil justamente por ser a ar, nesse sistema o freio só atua se pisar no pedal do freio e não por inercia, então na ré ele só atua se estiver pisando no pedal de freio. Para o freio inercial teria que ter alguma válvula eletrônica para fechar o fluxo do óleo quando a ré estiver engatada, mas liberar quando pisar no freio. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-613508529-valvula-solenoide-12vcc-34-pol-agua-irrigaco-de-jardim-_JM http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-611742558-valvula-solenoide-12-pol-16mm-agua-ar-irrigaco-etc-_JM#D%5BS:VIP,L:SELLER_ITEMS,V:9%5D essa fala em óleo nas aplicações. Abre ao energizar. Acho que o melhor seria ela abrir sempre que a luz de freio acender, assim terá maior controle dos freios do trailer, que funcionarão junto com os do veículo tracionador, teria freio tanto para frente quanto para trás, sem atrapalhar na ré e, quando estiver parado, fica fechado, evitando pressão desnecessária no sistema. Para o freio de mão funcionar, poderia ter uma chave ligada na bateria do trailer para acender a luz de freio já que, geralmente, se usa o freio de mão somente no espaço de tempo entre desengatar o trailer e colocar os calços, não prejudicando a bateria. Se alguém tentar esse sistema, por favor me conte os resultados. Ou eliminar o sistema inercial e fazer um sistema de engate rápido na linha de freio traseira do veículo rebocador, assim funcionaria igual caminhão.
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