Turiscar Brilhante SL 478 1981 – História, grandes reformas, reparos, melhorias etc
- Este tópico contém 186 respostas, 39 vozes e foi atualizado pela última vez 8 anos, 2 meses atrás por Delfim Bouças.
-
AutorPosts
-
11 de julho de 2015 às 18:32 #61220Dayam AdamsParticipante
Fantástico de se observar o comportamento dos trailers, firmes e estáveis… Este vídeo foi ótimo para aumentar mais ainda a minha segurança em rebocar. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
11 de julho de 2015 às 23:16 #61229Washington de MendoncaParticipantePolini wrote:Tudo é questão de costume, e como disse, com prudência se vai longe. Além do mais, o KC-450 é até dos pequeninos, e como possui a mesma largura da caminhonete, nem precisa de extensor para os retrovisores. Lembro-me de um amigo da nossa família que sempre dizia: “Quando você perder o temor (e consequentemente, o cuidado) ao fazer alguma coisa, pare de fazê-la, pois poderá se machucar ou machucar alguém”. Ou seja, sempre é bom um “medinho”… Olá Polini. É muito bom “ouvir” quem tem experiência. Falando em experiência a minha é oriunda de viagens com uma Safari, na década de 1980, um MH Invel desde 2006 e o Transformer desde 2013. Levei alguns sustos com a Safari devido a altura (ventos cruzando a estrada e ultrapassagem de ônibus e carretas). No Mh pouquíssimas vezes por ser baixo em relação a Safari (só na Argentina, quando fomos para Ushuaia, em Comodoro Rivadavia, que ventania…). No Transformer por ter a altura da caminhonete nunca tive problemas com estabilidade, mas já tive problemas de entrar em rua muito estreita e rua sem saída. Quando puxamos um trailer num local que conhecemos é muito tranquilo, mas quando não conhecemos … gera um “medinho” danado. Obrigado por compartilhar as suas experiências. Um abraço. Tom Enviado do meu iPad usando Tapatalk[hr]
Davi Perpétuo wrote:Tom, É normal essa insegurança. Mesmo eu que já puxava reboques nas minhas bicicletas durante a infância ( ) falando sério, já puxava carreta desde os 18 anos, já puxei mais de 35.000km o Caravana, me senti muito inseguro em relação a adquirir um Brilhante 480. O que posso lhe assegurar é que tem muita besteira escrita na internet que é tida como verdade absoluta. Minha sensação se traduziu em apenas uma exclamação, que disse ao meu pai, meu companheiro na viagem pra buscar o Brilhante, ainda tendo rodado poucas dezenas de km: “Quanta besteira se fala sobre trailers na internet!”. Garanto que a maioria que escreve negativamente nunca rebocou um Brilhante, ou um 450, e uma grande parcela que propaga isso sequer rebocou algum trailer. Todos leem o mesmo texto antigo (antigo mesmo, apareceu na época de listas do yahoo, antes mesmo do macamp) na internet dizendo que os trailers mais seguros pra se rebocar são o KC270 e o Turiscar Jóia, piores: Brilhante 480 e KC450. Suprassumo de todos> Turiscar Rubi, piores de dois eixos Imperial Residence e KC770. Os mais seguros de todos, segundo o artigo, um tem histórico crônico de quebra de eixo (270) e o outro sequer tem freio (Jóia, há raríssimas exceções fabricadas com freio, mas a maioria não tem). Por aí você já vê o quão furado é o artigo… Ele pega os menores de um eixo e diz que são os mais seguros, os maiores não, e nos de dois eixos, a mesma coisa. No exterior temos trailers de 6m e um eixo apenas, sendo rebocados por veículos de passeio, E usam sistema de suspensão igual ao KG, com borrachas e sem amortecedor. Segundo o artigo, seria suicídio. Como disse anteriormente, agora tenho em casa um dos melhores pra se rebocar (Caravana 330) e o pior vilão de todos (Brilhante 480). E simplesmente não vi diferença nenhuma entre os dois a não ser o peso. Estabilidade, firmeza, comportamento, muito semelhantes. Agora vou testar o Brilhante com pneus e amortecedores novos, deve ter passado de semelhante pra idêntico… O 450, tenho amigos que possuem ou já possuíram, também só tecem elogios. Quanto a sua capacidade de conduzir um trailer, meu caro amigo, você é muito mais que capaz e digo mais, é muito experiente, pois já rodou bastante com o Transformer, tem um excelente carro rebocador, você rebocaria qualquer trailer, de qualquer modelo. Tenho a mais absoluta certeza que se você vier a rebocar um trailer, se sentirá meio surpreso consigo mesmo, se indagando: “era disso que eu tinha medo?!?” E com certeza você se lembrará disso que estamos te dizendo aqui. Um grande abraço!!![hr] Pra exemplificar, veja a tranquilidade dos amigos Dardo, Jairo e Odair rodando em 3 estradas aqui de SP com seus grandalhões! (esses sim são grandes! Brilhante 480 e KC450 são os primeiros trailers classificados como médios pelo CCB) [video=vimeo]https://vimeo.com/71001607[/video]Davi que consistência tem as suas palavras, parabéns! Eu admiro a experiência que vocês possuem na condução de trailers. Quando pensei em construir o Transformer optei por fazê-lo com o teto retrátil justamente para amenizar o problema da resistência do ar devido a altura. Acredito ser mais fácil conduzir um trailer de 1,40 m de altura do que um de 2,40 m, desde que o peso esteja devidamente distribuído. Com o falecimento do meu pai, no último dia 24, tenho a possibilidade de viajar com a minha mãe, que por sinal é campista de alma, e portanto, vou precisar de um trailer maior. Mês que vem chega a Ana Clara (filha) e em setembro o André (neto), isto significa que para um futuro próximo teremos que aumentar ainda mais o trailer para carregar esta nova geração de campistas. Assim, tenho que atualizar os meus equipamentos e já estou estudando as possibilidades. Obrigado pela força. Tom
12 de julho de 2015 às 00:10 #61233DaviParticipanteWashington de Mendonça wrote:Polini wrote:Tudo é questão de costume, e como disse, com prudência se vai longe. Além do mais, o KC-450 é até dos pequeninos, e como possui a mesma largura da caminhonete, nem precisa de extensor para os retrovisores. Lembro-me de um amigo da nossa família que sempre dizia: “Quando você perder o temor (e consequentemente, o cuidado) ao fazer alguma coisa, pare de fazê-la, pois poderá se machucar ou machucar alguém”. Ou seja, sempre é bom um “medinho”… Olá Polini. É muito bom “ouvir” quem tem experiência. Falando em experiência a minha é oriunda de viagens com uma Safari, na década de 1980, um MH Invel desde 2006 e o Transformer desde 2013. Levei alguns sustos com a Safari devido a altura (ventos cruzando a estrada e ultrapassagem de ônibus e carretas). No Mh pouquíssimas vezes por ser baixo em relação a Safari (só na Argentina, quando fomos para Ushuaia, em Comodoro Rivadavia, que ventania…). No Transformer por ter a altura da caminhonete nunca tive problemas com estabilidade, mas já tive problemas de entrar em rua muito estreita e rua sem saída. Quando puxamos um trailer num local que conhecemos é muito tranquilo, mas quando não conhecemos … gera um “medinho” danado. Obrigado por compartilhar as suas experiências. Um abraço. Tom Enviado do meu iPad usando Tapatalk[hr]
Davi Perpétuo wrote:Tom, É normal essa insegurança. Mesmo eu que já puxava reboques nas minhas bicicletas durante a infância ( ) falando sério, já puxava carreta desde os 18 anos, já puxei mais de 35.000km o Caravana, me senti muito inseguro em relação a adquirir um Brilhante 480. O que posso lhe assegurar é que tem muita besteira escrita na internet que é tida como verdade absoluta. Minha sensação se traduziu em apenas uma exclamação, que disse ao meu pai, meu companheiro na viagem pra buscar o Brilhante, ainda tendo rodado poucas dezenas de km: “Quanta besteira se fala sobre trailers na internet!”. Garanto que a maioria que escreve negativamente nunca rebocou um Brilhante, ou um 450, e uma grande parcela que propaga isso sequer rebocou algum trailer. Todos leem o mesmo texto antigo (antigo mesmo, apareceu na época de listas do yahoo, antes mesmo do macamp) na internet dizendo que os trailers mais seguros pra se rebocar são o KC270 e o Turiscar Jóia, piores: Brilhante 480 e KC450. Suprassumo de todos> Turiscar Rubi, piores de dois eixos Imperial Residence e KC770. Os mais seguros de todos, segundo o artigo, um tem histórico crônico de quebra de eixo (270) e o outro sequer tem freio (Jóia, há raríssimas exceções fabricadas com freio, mas a maioria não tem). Por aí você já vê o quão furado é o artigo… Ele pega os menores de um eixo e diz que são os mais seguros, os maiores não, e nos de dois eixos, a mesma coisa. No exterior temos trailers de 6m e um eixo apenas, sendo rebocados por veículos de passeio, E usam sistema de suspensão igual ao KG, com borrachas e sem amortecedor. Segundo o artigo, seria suicídio. Como disse anteriormente, agora tenho em casa um dos melhores pra se rebocar (Caravana 330) e o pior vilão de todos (Brilhante 480). E simplesmente não vi diferença nenhuma entre os dois a não ser o peso. Estabilidade, firmeza, comportamento, muito semelhantes. Agora vou testar o Brilhante com pneus e amortecedores novos, deve ter passado de semelhante pra idêntico… O 450, tenho amigos que possuem ou já possuíram, também só tecem elogios. Quanto a sua capacidade de conduzir um trailer, meu caro amigo, você é muito mais que capaz e digo mais, é muito experiente, pois já rodou bastante com o Transformer, tem um excelente carro rebocador, você rebocaria qualquer trailer, de qualquer modelo. Tenho a mais absoluta certeza que se você vier a rebocar um trailer, se sentirá meio surpreso consigo mesmo, se indagando: “era disso que eu tinha medo?!?” E com certeza você se lembrará disso que estamos te dizendo aqui. Um grande abraço!!![hr] Pra exemplificar, veja a tranquilidade dos amigos Dardo, Jairo e Odair rodando em 3 estradas aqui de SP com seus grandalhões! (esses sim são grandes! Brilhante 480 e KC450 são os primeiros trailers classificados como médios pelo CCB) [video=vimeo]https://vimeo.com/71001607[/video]Davi que consistência tem as suas palavras, parabéns! Eu admiro a experiência que vocês possuem na condução de trailers. Quando pensei em construir o Transformer optei por fazê-lo com o teto retrátil justamente para amenizar o problema da resistência do ar devido a altura. Acredito ser mais fácil conduzir um trailer de 1,40 m de altura do que um de 2,40 m, desde que o peso esteja devidamente distribuído. Com o falecimento do meu pai, no último dia 24, tenho a possibilidade de viajar com a minha mãe, que por sinal é campista de alma, e portanto, vou precisar de um trailer maior. Mês que vem chega a Ana Clara (filha) e em setembro o André (neto), isto significa que para um futuro próximo teremos que aumentar ainda mais o trailer para carregar esta nova geração de campistas. Assim, tenho que atualizar os meus equipamentos e já estou estudando as possibilidades. Obrigado pela força. Tom
Tom, nossos sinceros pêsames pelo falecimento de seu pai. É muito bom ver a família aumentando, campistas voltando à ativa e novos campistas surgindo. E tudo isso em família! Pode contar conosco para o que precisar, no que pudermos ajudar, em termos de informações, experiências, creio que vários amigos poderão compartilhar. Creio que você esteja no caminho certo, pesquisando, analisando possibilidades… Mas reitero, quanto a trailer, carro rebocador e experiência, você tem… Hoje recursos como câmera de ré, ajudam muito. Eu ando a viajem toda enxergando pela traseira do trailer através de uma câmera de ré. Um forte abraço!!!
12 de julho de 2015 às 15:16 #61246Capt.A330ParticipanteTom, na falta de outro canal melhor, aproveito o tópico de meu querido Davi, para te expressar minhas condolências pelo teu Pai; sei que palavras não ajudam muito, mas quero que saibas que mesmo à distancia, te acompanhamos neste momento tão triste. Um grande abraço e que Deus te dê paz e resignação. Dardo.
12 de julho de 2015 às 22:25 #61263Washington de MendoncaParticipanteCapt.A330 wrote:Tom, na falta de outro canal melhor, aproveito o tópico de meu querido Davi, para te expressar minhas condolências pelo teu Pai; sei que palavras não ajudam muito, mas quero que saibas que mesmo à distancia, te acompanhamos neste momento tão triste. Um grande abraço e que Deus te dê paz e resignação. Dardo.Obrigado Dardo. Papai foi um grande campista junto com minha mãe. Algumas vezes juntaram a sua barraca Alba e toda uma tralha de camping, colocaram em um escort 88 e varreram o litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte. Um abraço. Tom
14 de julho de 2015 às 16:49 #61353DaviParticipanteOlá amigos! Vamos a uma rápida atualizada… Ontem a tarde mexi no Brilhante, pude dar o tão esperado banho que ele merecia e pude continuar a fazer pequenos reparos. (Nem tão pequenos assim, parei às 22h rss) [attachment=6199] [attachment=6200] O banho incluiu esfregar o toldo com ariel líquido pra amenizar muitas manchas de água parada dentro do toldo e sujeira. Deu um bom resultado! Foi a primeira vez que abri o toldo. Me surpreendi com o seu tamanho! [attachment=6201] [attachment=6202] Depois da boa lavada no brinquedão, fui trabalhar com serralheria, tirar soldas e suportes do cano de pvc e suporte de estepe, tudo soldado na lança. [emoji33] [emoji36] [emoji35] Fiz mais um reforço, e reinstalei a caixa de gás. E realizei um projeto que tinha na mente, colocar luz na caixa de gás… [attachment=6203] [attachment=6204] [attachment=6205] E comecei a testar toda a parte elétrica… Primeira vez que o liguei na tomada depois que o trouxe pra casa. (Só vi em funcionamento lá em Catanduva-SP) [attachment=6206] [attachment=6207] [attachment=6208] Ainda tenho que terminar de moldar e cortar o tapete tropical. E na hora de recolher o toldo pra guardar o trailer, também precisei dar pressão nas molas, pois estava impossível de fazer tal tarefa sozinho… Abraços, Davi Perpétuo. Enviado de meu GT-I9300 usando Tapatalk
14 de julho de 2015 às 18:21 #61356Capt.A330ParticipanteBuenas Davi, meu amigo! Muito bom esse toldo, e enorme; está ficando a cada dia mais bonito o “478” :desconfiado: Escuta, tenho para vender uma janela grande de acrílico da Turiscar, caso te interesse…baratinha, 500 R$ :desconfiado::D:D:D KKKKKKK! Abraços! Dardo.
14 de julho de 2015 às 18:56 #61357Andre AmericanaParticipanteCom um toldo desse tamanho, nem precisa falar com acontecerá as concentrações p fugir do sereno né? !?!?!?! Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk
14 de julho de 2015 às 23:35 #61360EdintruderParticipanteÉ quase uma lona de circo esse toldo! Ele tem fechamento lateral Davi?
15 de julho de 2015 às 21:27 #61396DaviParticipanteCapt.A330 wrote:Buenas Davi, meu amigo! Muito bom esse toldo, e enorme; está ficando a cada dia mais bonito o “478” :desconfiado: Escuta, tenho para vender uma janela grande de acrílico da Turiscar, caso te interesse…baratinha, 500 R$ :desconfiado::D:D:D KKKKKKK! Abraços! Dardo.Oooo Dardo! Se você parcelar, quero a janela sim! [emoji16] [emoji16] [emoji16] . Obrigado pelos elogios. Logo o SL478 estará digno de ser apresentado. Um enorme Abraço! [hr]
Andre Americana wrote:Com um toldo desse tamanho, nem precisa falar com acontecerá as concentrações p fugir do sereno né? !?!?!?! Enviado de meu SM-G900M usando TapatalkAndré, sempre é uma alegria receber os amigos sob nosso toldo. É como receber queridos amigos como visita em nossa casa!
Edintruder wrote:É quase uma lona de circo esse toldo! Ele tem fechamento lateral Davi?Edin, não tem fechamento não. No Caravana fiz uma extensão apenas, pegando os arredondados da traseira e dianteira do trailer. Ajuda bem. [attachment=6217] [attachment=6216]
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.