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Daniel Felisbino

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: motor home invel #62779
    Daniel Felisbino
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    Eu acho que de inicio vc deve procurar um eletricista para ele medir o sensor se esta funcionando udo certinho. se tiver tudo ok, ai começa a saga de mexer no radiador.

    em resposta a: Fabricando o próprio Trailer #62778
    Daniel Felisbino
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    Eu acho que seria melhor dar uma boa lixada onde a fita vai pegar, pq assim cria uma superfície mais porosa para ela aderir. Porem vamos ver os especialistas rsrs

    em resposta a: motor home invel #62793
    Daniel Felisbino
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    em resposta a: MOTOR HOME INVEL / ANO 1981 / SÉRIE 613 #62764
    Daniel Felisbino
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    Nossa Lindo,, não imaginava que dava pra montar uma casa tão confortável no invel, com certeza entrou pra minha lista, porem ele foi montado por alguém ou uma empresa?

    em resposta a: Real necessidade da documentação “motorcasa” #62733
    Daniel Felisbino
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    É fui indicado a procurar onibus de banda tb, pela facilidade.

    em resposta a: Real necessidade da documentação “motorcasa” #62709
    Daniel Felisbino
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    paulorocha wrote:
    Aí fica difícil… Encontrei bons ônibus (anos 95 a 2000), com câmbio automático, ótimo estado, na faixa dos 25 a 30 mil. Seriam uma ótima opção. Mas com a quase impossibilidade de documentar, melhor continuar no projeto do caminhão mesmo…

    Pq nao documentar? meu despachante cobra 2000 pra mudar pra motor casa. Precisa somente juntar a nota fiscal de tudo que vc fizer, passar na inspeção do inmetro, juntar uma declaração sua que foi vc q modificou, ou da empresa(nota) e dar entrada na alteração.

    em resposta a: Real necessidade da documentação “motorcasa” #62689
    Daniel Felisbino
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    Para dirigir ônibus hoje, você precisa do curso de condução de passageiros, sendo assim, se você tiver cnh D que é pra ônibus, mas sem o curso você é multado por não ter o curso(vai entender); Ja quando você muda para motor casa, você informa para quantos passageiros será, você precisa diminuir a quantidade para tipo 9 ocupantes onde antes eram 44. Porem não sei se precisa de curso acima de 9 passageiros acho que sim, abaixo disso que não precisa.

    em resposta a: motor home invel #62660
    Daniel Felisbino
    Participante

    Porque você não coloca um radiador la atras ao lado do motor é muita água pra bomba tocar. Esses dias levei um carro q tenho num auto elétrico porque eu achava que ele não armava o ventilador do radiador, pra minha surpresa ele só arma aos 92 graus e é normal do carro e eu não sabia, eles mediram a temperatura pela mangueira com um termômetro infravermelho, pode ser que a água esteja na temperatura certa, mas o ponteiro esteja descalibrado, ou seja, tem diferença na voltagem que ele recebe do sensor do motor, pode acontecer.

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #62512
    Daniel Felisbino
    Participante

    Blz entendi.

    em resposta a: Esquema elétrico Motorhome em construção #62492
    Daniel Felisbino
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    Lsmjunior wrote:
    Desculpe a demora em responder, me ausentei alguns dias. Bom, vou fazer o seguinte. Vou manter a bateria de arranque (150Ah) ligada ao sistema quando a fonte estiver ligada para ajudar a dividir a corrente e vou adicionar mais uma bateria estacionária de 185Ah. 150Ah + 115Ah (Ja possuo) + 185Ah = 450Ah de baterias. O que acha? Outra coisa que vou fazer é trocar o inversor de 3000W para um de 4000W (vou adicionar mais um microondas ao sistema) e vou trocar a fonte de 120A para uma de 150A. A corrente da fonte vai representar mais ou menos 33% da carga das baterias. Acho que está bom né? Vou montar um painel para comandar a elétrica, fiz correndo um esquema aqui, o que acham? Tenho duvidas quanto aos disjuntores para esta capacidade de corrente. [hr] Outra duvida que tenho, que quem é mais experiente deve saber me ajudar. Pretendo colocar lampadas 12V ao sistema. Estou pensando em colocar somente aquelas spot de LED embutidas (Pé direito é muito baixo para lampadas expostas) de 3W. Elas são 110/220v com fonte que transforma para 12v. Pretendo liga-las direto na rede 12V sem Fonte. spot-ar70-super-led-5w-completo-direcionavel-emb-sanca-gesso-14023-MLB3138394216_092012-F.jpg A minha duvida é: será que a iluminação não ficará muito direcionada para baixo (teto escuro)? Alguém já instalou este tipo de lampada em trailer/motorhome? Se alguém tiver alguma sugestão.

    Essa que vc postou sim irá direcionar a luz para o chão sim num formato cônico, porem hoje vc encontra luminárias quadradas e redondas, de placa de led, essas sim espalham a luz mellhor pq nao tem foco direcional e sim projetadas para esse fim. painel-plafon-luminaria-embutir-led-slim-spot-30x30-25-watts-12459-MLB20060077900_032014-O.jpg[hr]

    GustavoN wrote:
    Não parece uma boa idéia manter a bateria de arranque ligada no sistema, por vários motivos. A bateria de arranque é feita para fornecer muita corrente por pouco tempo, então se abrir o circuito com ela carregada e o banco do trailer descarregado, pode fazer com que as baterias do trailer recebam mais corrente do que seria saudável, e certamente vai causar descargas profundas da bateria de arranque, o que vai diminuir a vida útil dela. Ruim pros dois lados. Cuidado com a fiação também.. para evitar incêndios é importante medir a corrente que está passando entre os vários pontos do sistema e dimensionar os cabos de forma adequada. Isso deve ser feito tanto com as baterias a 100% quanto com elas descarregadas (na tensão mínima saudável), e com a fonte ligada e desligada A regra do disnjuntor é a mesma para casa e fusíveis em geral: deve ter a capacidade um pouquinho acima da corrente máxima esperada naquele ponto do circuito, para que ele desarme quando algo estranho ocorrer. Em geral disjuntores aceitam picos momentâneos sem desarmar, o que quer dizer que o pico não deve ser levado em consideração. Leia a especificação do modelo específico que pretendes comprar. Note que disnjuntores de 12V DC não são os mesmos que se usa em casa.

    Tanto para residência(AC) quanto para circuito continuo (DC) a margem de segurança para disjuntores é de 25%, ou seja, se o circuito em questão somando tudo que pode ser ligado ao mesmo tempo consuma tudo junto 10ap para calcular a bitola do fio acrescente + 25% de ap para segurança, ou seja o fio precisa aguentar no minimo 12,5Ap e o disjuntor o mais próximo a isso tb. porem vc pode claro dimensionar muito o circuito, pois um fio de 1,5mm ja aguenta 15 ap mas vc pode colocar um fio de 2,5 pra ter uma folga boa, mas lembrando que o fio consome ap, mesmo que o aparelho esteja desligado sempre há cosumo, lembro de um teste no senai, que ligamos um par de fios na rede 220v e no final de 300m de fio marcava 215v.é pouco mas consome, por isso existe tantas estações amplificadoras, a voltagem sai absurda coisa de 700mil volts da usina e chega 300 mil na primeira estação, que sobe ela novamente pra 700mil. e assim vai ate chegar nas cidades rsrsrs. LARGURA DO FIO CONDUTOR SUPORTA (SEM AQUECER) 1,5 mm² 15,5 ampères 2,5 mm² 21,0 ampères 4,0 mm² 28,0 ampères 6,0 mm² 36,0 ampères 10,0 mm² 50,0 ampères

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