Jandir de Teresopolis
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Jandir de TeresopolisParticipante
Ronald Hitchcock, estou ansiosíssimo para ver as fotos da festa. Fiquei muito bem impressionado com a estrutura e organização do Paineiras e a festa deles deve ter sido realmente muito boa. Tenho certeza que vcs aproveitaram bastante… [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=z0eV1B5Xr3M[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
Jandir de TeresopolisParticipanteRodrigo Ribeiro wrote:Bora agitar este vqq galera!!!!Geeeeente, como disse o Rodrigo, vamos agitar este encontro… Parece que não, mas já está ficando em cima da hora. Afinal, falta menos de um mês. Como seria bom se pelo menos fosse o pessoal do ano passado. Fico com medo de cometer alguma gafe, esquecendo de citar alguém, mas dos que estão sempre presente aqui no fórum, falta se manifestar, pondo o nome na lista, o Pelágio, o Dardo, o Pivari, o Júnior ABC, o Tom, o David Perpétuo, o Alexandre T. Barros, o Francisco, o Ricardo. Como seria bom que outros também pudessem ir, como por exemplo, só para citar alguns, o Alexandre, o Leandro Varanda, o Green, o Jairo, o Thomas, o Polini,…. Caramba, como tem gente que ainda não se manifestou… O pessoal mais novo no fórum, muitos até de São Paulo… Vamos ver se deixamos o camping pelo menos mais cheio que no ano passado. No ano passado, o Dardo fez a seguinte foto de lá: Vai a lista de novo, pra podermos dimensionar: – Mauricio e Família – São Paulo – Delka 730; – Rodrigo Ribeiro e Família – São Paulo – ; – Ronald Ataulo e Família – Santos – Turiscar Diamante; – Jandir e Família – Teresópolis – Cisne Branco; – Quem mais se habilita? Acho até que não dá para ir em todo VQQ, mas o encontro de Campos do Jordão, até pela localização privilegiada (fica mai o meno no meio do caminho entre Paraná e Rio de Janeiro, com Minas não tão distante assim, e São Paulo como sede), fora o fato de ter muita coisa para fazer durante o “Festival de Inverno”, é um ótimo lugar para marcarmos ao menos um encontro anual, meio que “fixo”. Sei que a internet ajuda muito, mas o contato pessoal, a confraternização com olho no olho, a troca de gentilezas pessoalmente, o abraço, etc, em minha humilde opinião, são insubstituíveis…
Jandir de TeresopolisParticipanteO encontro foi realmente sensacional… E com a narrativa, e as fotos do Dardo…. Sem palavras… Parabéns a todos que tiveram a possibilidade de ir. Misturando um pouquinho as coisas: vai ficar muito bom se o pessoal que esteve neste encontro puder ir no de Campos do Jordão, em julho. Vamos lá pessoal…
Jandir de TeresopolisParticipanteMuito boa notícia, mesmo… Digna de muita comemoração… Lá no encontro da MotorTrailer, estavam discutindo muito isso. O pessoal lá estava dizendo que simplesmente ficaria impossível fazer trailer no Brasil. Pelo que eu entendi é porque ficaria não só caríssimo, mas inviável mesmo: o rebocador e o trailer teriam que ter um sistema hidráulico semelhante ao que têm os cavalos mecânicos e as carretas. Quem já viu uma carreta ser engatada ou desengatada em um cavalo mecânico, sabe do que eu estou falando. Não dá para ligar freio ABS de veículo rebocado [size=x-small](trailer ou qualquer outra coisa)[/size] por tomadinha padrão Karmann Guia, que são as usadas atualmente, como a da foto a seguir: [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5996[/img] Para quem não sabe qual sistema que seria exigido, que as carretas usam, pode ver o vídeo a seguir, depois de 2 minutos e 35 segundos: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=y_aGjQsAZwE[/video] Evidente que não dá para aproveitar o que atualmente é usado por qualquer carreta. Assim, tal sistema para os trailers teria que ser desenvolvido do nada [size=x-small](porque não existe em lugar nenhum no mundo – será que as atuais fabricantes de trailers no Brasil bancariam todo este investimento, que deveria ficar na casa dos milhões de dólares. Certamente nenhuma multinacional, dessas que fornecem peças para montadoras de automóveis se interessaria em atender um mercado que certamente não vende muito mais de mil veículos por ano, se é que chega a esse número [/size][size=x-small][e estou incluindo nessas contas os 5ª Rodas para cavalos, que vendem mais do que trailer turístico – tem mais fábrica de 5ª roda para cavalo do que fábrica de trailer turístico][/size][size=x-small])[/size]. E temos muitas outras questões: as pick-ups não têm sistema a ar [size=x-small](carro então!!!)[/size], e mesmo que se desenvolvesse algo para substituir isso, imagina quando se quisesse simplesmente trocar o veículo rebocador que teve alto custo para ser adaptado [size=x-small](pois certamente as fabricantes de veículos também não disponibilizariam como opcional um sistema desses, apenas para veículos vendidos no Brasil)[/size], etc, etc, etc,…. Vou deixar a parte técnica para o foristas melhores nisso, como o Edintruder, o Odair Teixeira, e outros… Agora é comemorar a segunda vitória do campismo contra a burrice… E esta burrice, certamente, encerraria de vez com o segmento trailers no Brasil… [video=youtube]https://youtu.be/me_UNq-GyLQ[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
Jandir de TeresopolisParticipanteQuase que eu liguei para pedir mais fotos. [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5992[/img] Como será este trailer por dentro?!?!?! Ainda deve ter alguma coisa dentro (banheiro, pia, etc…), uma vez que a anunciante afirma que serve para viajar ou morar… [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5993[/img] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=QfCVHxQzInE[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
Jandir de TeresopolisParticipanteBlza. pela lembrança… Mas sabe que eu sempre tenho uma dúvida: dá ou não dá para chegar no CCB da Serrinha com o Cisne? Muita gente já me disse que não dá, mas várias outras pessoas já me disseram que dá… Vc ou alguém daqui sabe me dizer? Eu ainda não tive tempo de acampar com o Cisne no CCB de Mury, mas fui lá de carro e acredito que consigo chegar lá rebocando o bichano. Algumas pessoas dizem que para a Serrinha a estrada é melhor que para o CCB de Mury mas, por incrível que pareça, já me disseram também que é pior. [size=x-large]?????????????????[/size] Neste vídeo a seguir, o acesso à estrada de chão que leva ao CCB de Mury: [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=vvTDHcN_aiU[/video] E neste vídeo a estrada propriamente dita: [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=11t_hj_RU90[/video] [size=large]Estes e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
Jandir de TeresopolisParticipanteMário, seja bem vindo… Não tenho tanta experiência como o Dardo, que já percorreu uma distância pelo menos equivalente a umas cinco ou seis viagens à lua, mas já rodei quase uns 15.000 km e rodei pela primeira vez em maio do ano passado [size=x-small](ou seja, há bem pouco tempo)[/size]. O que posso dizer: 1) Coloque pneus novos próprios para carga [size=x-small](oito lonas, pelo menos)[/size]. Acho que os dos Turiscar são iguais aos que uso [size=x-small](o da Kombi)[/size], 2) Revise todo o sistema de freio, 3) Se possível, nivele a altura do engate [size=x-small](que tem que ser para rebocar transatlântico, como falou o Edintruder – eu sempre prefiro pecar pelo excesso de cuidado)[/size] com a altura do trailer [size=x-small](isso faz uma diferença danada – até para evitar que se force um dos eixos do trailer mais que o outro e faz uma diferença danada em estabilidade, evitando que o trailer fique dando “cabeçada” – o que chamam de pêndulo japonês)[/size], 4) E, [size=x-large]EM HIPOTESE NENHUMA[/size], passe dos 80 Km/h, mesmo que a Hilux te tente a isso. Principalmente em descidas, tome muito cuidado e não deixe embalar. Se houver alguma emergência, como alguém te dar uma fechada, um animal atravessar sua frente, um buraco que exija uma guinada rápida para evitar um estouro de pneu, por exemplo, se vc estiver a, digamos, 100 km/h, há uma grande chance de vc dar by by aos seu equipamento, e talvez até a este mundo… [size=x-small](acho que vou “apanhar” por falar isso, pois sei que tem muita gente aqui no fórum que pensa diferente, mas…)[/size]. Para mim, viagem rebocando trailer é viagem que vc deve curtir devagar, apreciando a paisagem… Quanto à polícia, o que percebo é que o pessoal da PRF é bem atualizado e sabe das leis [size=x-small](nunca tive problema, e olha que já me pararam várias vezes – sempre foram educados e técnicos – todos verificaram as luzes do trailer – atenção com isso)[/size]. O problema é policial estadual. Já me pararam em São Paulo e Paraná e tive que mostrar a lei, que sempre viaja comigo, pois me exigiram carteira “E” [size=x-small](ou seja, não conheciam a alteração na lei que liberou carteira “B” para trailer até 6 ton.)[/size]. No Paraná fiquei um tempão parado até que o policial rodoviário estadual me liberasse, mesmo depois de mostrar cópia da lei. Ele pegou o texto, leu várias vezes, depois entrou no posto e aparentemente começou a fazer ligações telefônicas para confirmar a veracidade do que mostrei a ele, e só aí resolveu me liberar com a minha carteira, que é igual à sua “AD” para seguir viagem rebocando o trailer [size=x-small](já pensei até em tirar a “E” para não ter mais esse tipo de aborrecimento, mas ainda não sobrou tempo[/size] [size=x-small][$$$$$][/size][size=x-small])[/size]. Quanto ao termo que você usou de “policial ruim”, digo que ainda não encontrei nenhum, mas sei que infelizmente deve existir, assim como certamente existe “médico ruim”, “mecânico ruim”, “caminhoneiro ruim”, “taxista ruim”, “funcionário público ruim’, “CAMPISTA RUIM”, etc… [size=x-small](mas realmente acho que todos esses “profissionais ruins” são exceções – mas ninguém pode garantir que não vá encontrar qualquer dessas pessoas ruins pela frente, coisas da vida…)[/size] Mas se estivermos andando de maneira correta as coisas ficam pelo menos um pouco melhores para nosso lado, acredito. Quanto aos pernoites em postos, já fiz muitos e nunca tive problema. Se tiver tempo, assista aos vídeos que fiz durante um na Via Dutra, dando algumas dicas; [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FQwUMue3HFg[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=v4cp3ZiGfHo[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=yaf-qbHqEyc[/video] [size=large]Estes e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
Jandir de TeresopolisParticipanteRafael, desde já avisando que não tenho a capacidade técnica do Odair e do Edintruder, acredito que possa acrescentar algumas coisas, pois fiz o que parece que está pretendendo fazer e estou plenamente satisfeito. Desde o início quando comprei o trailer planejava torná-lo como um MotorHome, na questão autonomia elétrica em viagens. Quase consegui tudo [size=x-small](ficou faltando apenas poder ligar o ar-condicionado)[/size]. Todo o restante do trailer funciona nas viagens [size=x-small](pernoite em postos)[/size] como estivesse plugado em uma tomada. O que foi que eu fiz? 1) Comprei duas baterias estacionárias Freedom DF 3000 [size=x-small](pretendia comprar duas DF 4001, mas não iriam caber no local que eu preparei para instalá-las, por serem muito grandes – elas ficam embaixo do beliche)[/size], 2) Um inversor 3000 W [size=x-small](12v para 220v – comprei para 220v porque os equipamentos elétricos que vieram no trailer, quando o adquiri, eram todos 220v – geladeira, lâmpadas, etc…)[/size], 3) Um conversor 5000 W automático, com carregador inteligente, 4) Um medidor de carga da bateria. Como isto tudo funciona? Quando eu estou puxando o trailer, tem uma “conexão exclusiva” [size=x-small](não é a tomadinha comum que conecta as setas e a luz de freio do rebocador com as do trailer – é outra tomada independente – tem um fio de bitola grande, que sai do alternador e vai até uma tomada fêmea que está fixada na traseira da pick-up – no trailer tem uma tomada macho que conecto na tal tomada fêmea da pick-up, que também tem um cabo de bitola grande, que vai até as baterias estacionárias)[/size] que liga o alternador da F1000 às baterias estacionárias. Assim, as baterias são carregadas enquanto a EFE está ligada e puxando o trailer [size=x-small](posso acompanhar a carga da bateria pelo medidor que foi instalado dentro do trailer)[/size]. A geladeira [size=x-small](220v)[/size] fica o tempo todo ligada durante a viagem, a toda a potência, gelando e fazendo até gelo ou mantendo sorvete no congelador, se for preciso [size=x-small](já viajei tomando sorvete nas paradas)[/size]. Quando chego em um camping, que pode ter qualquer voltagem [size=x-small](o conversor reconhece a voltagem automaticamente e me fornece saídas 220v e 110v)[/size], ligo o trailer em uma tomada e automaticamente o inversor desliga, e o conversor [size=x-small](que tem um carregador)[/size] passa ser o responsável pela energia, ao mesmo tempo que mantém as baterias carregadas [size=x-small](que funcionam como um nobreak – se a energia do camping parar, o inversor volta automaticamente a funcionar, fornecendo energia 220v – ele não é como o conversor que fornece 220v e 110v, fornece apenas 220v)[/size]. Viajei mais de 30 dias em dezembro último, e a geladeira nunca foi desligada. Em qualquer parada para pernoite em posto usava todas as luzes, o chuveiro [size=x-small](aquecedor de passagem)[/size], as televisões, carregava celular, usava computador, etc… O trailer era praticamente uma casa normal. UMA OBSERVAÇÃO: não criei nem inventei nada, absolutamente nada. Percebi que alguns motorhomes eram independentes e perguntei como funcionavam. Procurei alguém que soubesse fazer igual, e paguei para fazerem EXATAMENTE o que os motorhomes um pouco mais completos têm. A única diferença é que preciso plugar a tal “conexão exclusiva”, já que no nosso caso de trailer temos dois “veículos” independentes [size=x-small](o rebocador e o trailer)[/size]. Pretendo fazer um vídeo sobre a autonomia do Cisne nas paradas para pernoite em postos de combustíveis, mas ainda não deu [size=x-small](eu tenho o hábito de dirigir até meia-noite ou uma da madrugada, e só aí parar para pernoitar. Por isso ainda não fiz o vídeo. Quando eu paro para pernoitar a mulher vai rápido para a cama e seu eu resolver fazer um vídeo mostrando como tudo funciona, acho que vou apanhar. Vou tentar na próxima viagem que fizer parar mais cedo e fazer o tal vídeo)[/size]. No vídeo a seguir dá para ter uma ideia de como faço os pernoites em postos: [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=FQwUMue3HFg[/video] E no início do próximo vídeo vc pode perceber como as coisas funcionam (o inversor e o conversor estão instalados embaixo do banco, perto da porta, e dá para visualizá-los um pouco no vídeo): [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=v4cp3ZiGfHo[/video] Não tenho fotos especificas mostrando os detalhes, mas na próxima, que consegui cortando uma foto do Cisne, dá para ver a tomada macho e perceber a bitola do fio. Observe que a tomada comum [size=x-small](que liga as setas e a luz de freio)[/size] é a prateada pequena. A vermelha grande é a tal que faz a “conexão exclusiva”, que comentei acima, que conecta o alternador da pick-up às baterias estacionárias que ficam dentro do trailer, permitindo que estas possam ser carregadas, por aquele, enquanto a EFE estiver funcionando. [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5989[/img] Acredito ser importante citar que no local onde ficam o inversor e o conversor, e no local onde ficam as baterias, foram instaladas grades de ventilação, que podem ser vistas nas duas fotos a seguir. No nº 1 fica o compartimento onde estão o inversor e o Conversor e no nº2 o onde estão instaladas as baterias. [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5990[/img] [img]http://portal.macamp.com.br/forum/attachment.php?aid=5991[/img] Lembrando que não sei questões ou termos técnicos, estou a disposição para qualquer outra informação, quanto ao funcionamento do Cisne. E lembro mais uma vez: apenas copiei o que os motorhomes fazem, NADA MAIS, apenas acrescentando a ligação [size=x-small](que chamei no texto de “conexão exclusiva”)[/size], por motivos óbvios. QUALQUER oficina especializada em manutenção de motorhomes, pelo menos razoável, tenho certeza, é competente para fazer igual, dar a dica de fornecedores de equipamentos, etc… Em Curitiba sei que tem uma boa, que não me lembro o nome, mas sei que é onde o Dardo faz a manutenção do Guanaquito. Basta falar que quer fazer o mesmo sistema dos motorhomes [size=x-small](guardado as devidas proporções, é claro, uma vez que já vi motorhomes com quatro baterias Freedom DF 4001 – o tal banco de baterias que o Odair falou em sua primeira intervenção neste tópico)[/size]. [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bXWM5j-Hx0E[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
Jandir de TeresopolisParticipanteRonald, Sophia, Bia e Juliano, desculpe pela demora em me manifestar, mas tava querendo fazer um vídeo da joia rara que é o Turiscar Diamante de vcs, e estou com o tempo meio corrido. Tomei a liberdade de usar para fazer o vídeo fotos postadas por vcs no blog ( http://www.boraprocamping.blogspot.com.br ). Espero que me autorizem a continuar usando as fotos e que também me autorizem a fazer o primeiro vídeo do Diamante lá em Campos do Jordão. Abçs e mais uma vez: [size=x-large]P A R A B É N S!!![/size] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=siGVgB6dXQs[/video] [size=large]Este e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
14 de junho de 2015 às 23:25 em resposta a: Utilitário/SUV recomendado para Trailer 3,60 m e 1,2 ton #60355Jandir de TeresopolisParticipanteJefferson Ferreira wrote:Pergunto: como poderia comprovar a capacidade máxima de carga dele se não consta no manual e nem na lista do DENATRAN? O mesmo se aplicaria ao caso da minha segunda opção, o CR-V, pois a Honda inclusive informou ao órgão os veículos que NÃO tem aptidão para rebocar, é mole (incluindo o CR-V) Alguém já teve problemas com Polícia Rodoviária por não conseguir comprovar a legalidade de sua situação? Como resolveram? Abraços e obrigado.Jefferson, seja muito bem vindo ao fórum… Eu já li em algum lugar [size=x-small](acho até que em algum tópico aqui mesmo no fórum)[/size] que a Honda brasileira declara que seus veículos não podem rebocar qualquer coisa [size=x-small](mesmo todos nós sabendo que no exterior o mesmo carro seja liberado pela Honda local para rebocar)[/size]. Por tal fato, mesmo se eu tivesse capacidade financeira, jamais compraria carro da marca Honda, por melhor que eles possam ser em outros quesitos [size=x-small](não gosto da ideia de prestigiar quem não me prestigia e ainda me cria problemas)[/size]. A possibilidade de vc ter problema com a Polícia Rodoviária é pequena, mas existe [size=x-small](problema criado pela Honda brasileira, lembre-se)[/size]. Não é absolutamente nula essa possibilidade. Eu não arriscaria… Mas eu tenho quase que certeza absoluta que vc terá problema com outra instituição. A instituição chamada SEGURADORA [size=x-small](que na realidade não gosta de pagar seguro, e por tal motivo faz o possível para não pagar, ou ao menos para pagar o mínimo que puder -[/size] [size=x-small]logicamente que estou falando APENAS E EXCLUSIVAMENTE se ela não for uma boa seguradora, o que, ainda bem, é exceção neste nosso Bra$Dilma, onde ninguém gosta de levar vantagem que não seja merecida, e a quase totalidade das seguradoras é ótima[/size][size=x-small])[/size]. Mesmo que vc não tenha seguro, e um carro segurado por uma “SEGURADORA” [size=x-small](apenas se for uma dessas poucas que não são boas, e fazem de tudo para te criar problema na hora de te pagar o valor segurado, deixe-se bem claro)[/size] bata no seu carro por trás [size=x-small](que terá um engate fixo)[/size] ela vai dizer que o prejuízo só foi o que foi porque vc tinha um engate, que é proibido pela fabricante do carro [size=x-small](a Honda brasileira, não se esqueça)[/size]… Se vc estiver rebocando um trailer então, e se envolver em um acidente, duvido que receba… E se um carro segurado por uma “SEGURADORA” [size=x-small](mais uma vez repito, se for de uma dessas poucas que eu citei acima, que não gostam de pagar seguro, o que, ainda bem, é raro aqui no nosso maravilhoso pais, onde sempre se segue as leis e os princípios de justiça)[/size] fizer uma grande barbeiragem e causar um acidente envolvendo vc, vão tentar empurrar a culpa toda para ti, não tenha dúvida nenhuma [size=x-small](prepare-se para contratar um bom advogado, que certamente vai te custar os olhos da cara e aguarde, aguarde, aguarde… Se ganhar a causa vai receber daqui uns dez anos, pois eles vão até o Supremo se possível [/size][size=x-small](política de todos os bancos e seguradoras brasileiros [/size] [size=x-small][dos que não são bons, e apenas eles {SENDO CHATO E REPETINDO MAIS UMA VEZ} que são poucos, graças ao “nosso” bom Deus, que inclusive é brasileiro, não podemos esquecer][/size], [size=x-small]para desestimularem pessoas que resolvam correr atrás do seu direito)[/size]). Já ia me esquecendo: outra que pode te criar problema é a própria Honda, se vc comprar um veículo que ainda esteja na garantia. Se o painel parar de funcionar eles vão dizer que foi porque vc colocou um engate ou “PIOR”, rebocou um trailer, ou mesmo uma carrocinha de pipoca, afinal eles avisaram que o veículo produzido por eles não reboca “nada”… Pelo que entendi neste teu último post, vc pretende depois trocar o seu Apolo Young por um trailer maior. Certo? Acredito que a melhor opção seria começar com seu “velho de guerra” [size=x-small](que pelo que entendi nos posts aqui em cima, tem capacidade de rebocar o Apollo Young)[/size] e depois, se confirmar a intenção de passar para um trailer maior, pula direto para um veículo mais forte, como os sugeridos pelo Edintruder: “eu optaria por alguns SUVs como Xterra, Hilux SW4 2001, Blazer, Pajero Sport ou uma Pajero full 3.2” [size=x-small](e que não são “proibidos” de rebocar, pelo próprio fabricante)[/size] Quanto ao pêndulo, pelo que eu já aprendi puxando o meu trailer com uma F1000, se vc estiver correndo [size=x-small](acima de 80 Km/h)[/size], pode estar usando até um caminhão, se ocorrer uma emergência [size=x-small](um buraco um pouco maior que exija ser desviado, um pedestre ou animal que atravesse em sua frente, um pneu estourado, alguém te dê uma fechada, etc…)[/size], tem grande chance de pendular e vc não conseguir retomar o controle do conjunto, ou vc perder o controle mesmo que não chegue a pendular. Vide nos flagrantes abaixo o que vc acha que foi o fator decisivo no acidente. Para mim, foi o excesso de velocidade, em todos: [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=1O9rAePP7RU[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=no9i2MgKKFI[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=AvwU_bsSq04[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=351dOSCobkE[/video] [video=youtube]https://www.youtube.com/watch?v=G5u_-GYkq8I[/video] Jefferson, espero que vc consiga entender este emaranhado de letras coloridas que fiz acima. E espero ter ajudado. E quando já estiver viajando com seu trailer, não deixe de contar para nós suas “aventuras”. E se possível, com muitas fotos. [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=me_UNq-GyLQ[/video] [size=large]Este último e muitos outros vídeos sobre campismo, você pode assistir clicando [/size] [size=x-large]AQUI[/size][size=large].[/size] [size=xx-small].[/size]
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