Nilton J
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Nilton JParticipante
Tom, Sua carreta-trailer será rebocada pelo seu Pajero TR4, um legítimo veículo off-road. Você tem que contar toda esta bela narrativa de construção da mesma também no Fórum 4×4 Brasil, mais especificamente no tópico das carretinhas, onde lá postei toda a história de meu reboque GO, que é um tópico 5 estrelas com mais de 80.000 acessos. Sua narrativa lá vai estourar a boca do balão, o tópico lá vai passar de 100.000 acessos e vc será muito bem vindo e muito bem recebido pelos colegas foristas de lá. link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/veiculos-e-preparacao/62337-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil.html Abraço e novamente muitos parabêns pelo projeto e pela construção deste produto. Nilton
Nilton JParticipanteGlobal One: Baú Gourmet Vou abrir este bloco de posts “gourmet” em alto estilo! [size=medium]É aqui, no lado “gourmet” da carreta é que vai rolar a festa![/size] E festa sem um bom vinho não conta… Para substituir o inconveniente em se carregar na geladeira “em modo off-road” uma garrafa de vidro, nada como possuir esta belezinha abaixo, um reservatório de plástico macio que cabe 750 ml de um bom tinto cabernet chileno, para saborear no outdoor. Possui dois estágios de abertura, um com uma boca grande para descarregar facilmente o conteúdo da garrada nele e outa abertura com boca menor para servir nos copos. O reservatório mantem o gosto e sabor do vinho por 3 dias, em lugar refrigerado. Apenas 10 Gws fob. Se vc tb gosta de um vinho branco, compre logo dois.
Nilton JParticipanteandarilho tricolor wrote:Ola Nilton, Antes de mais nada obrigado pela sua atenção. Em verdade meu projeto é bastante embrionário e no momento tenho uma Frontier, mas não descarto a possibilidade de trocar por alguma picape diferente, desde que seja cabine dupla, porque eventualmente levo mais de uma pessoa junto. Eu penso em um projeto para acoplar uma CW no teto, mas de uma maneira que não afete demais a aerodinamica…Vou tentar explicar. Quero que seja um teto, com um “rebaixo”, onde a barraca fique encaixada e “escondida”, e que o frontal dessa capota de caçamba avance para o teto da cabine de modo que seja utilizavel, para por exemplo carregar um macaco hi-lift. Complicado pra entender? É obvio que para esse “rebaixo” no teto da capota não implique em redução do espaço interior, deverá ser mais alto…talvez uns 50 cm mais ou menos, mais alto em relação a cabine. Mais do que a beleza da “coisa”, prezo a segurança e a praticidade de acesso a objetos, pois não usarei como casa móvel em todas as viagens, pois em algumas a patroa faz questão de ficar em pousadas, portanto o interior da parte traseira será mais para materiais de emergencia, onde pretendo carregar pequeno gerador, geladeira, compressor para os pneus, e um fogãozinho e algumas outras coisas, em uma emergencia de querer passar uma noite em lugar mais remoto, sem hospedagem. Continua……………… [hr] Em relação ao que pesquisei, foram contatos sem pretensão, mais para “especular”, do que própriamente dito para fazer orçamento, mas pelo que pude captar até agora, uma capota/bau…de aluminio, ao estilo dos caminhoes, alem de ser mais segura, é tambem relativamente mais barata do que algo feito de fibra. Meus medos maiores são arrombamento e fogo e creio que o aluminio dá mais segurança nesses quesitos, alem de facilitar internamente a passagem de “conduites e cabos”. Minha mente lida melhor com a coisa “quadradinha” que os baus representam e creio que seria mais fácil para fazer um design onde tudo se encaixe. A outra vantagem que descobri, é que os profissionais que lidam com esses baus, são flexiveis em relação a idéias e projetos, e o custo só vai progredindo conforme a escolha de ferragens mais sofisticadas, para compor abertura de janelas e portas. Em conversa informal com um na região do terminal de cargas fernão dias, citei a possibilidade de usar janelas e portas de barcos, e o mesmo disse que seria possivel sim usar esses itens. Recomendou-me tambem que usasse acriclico 8 milimetros para as janelas, que representam quase… eu disse quase…um vidro blindado, em termos de resistencia a tentativa de vandalismo. Me ajude…….talvez voce tenha algum senão em relação ao uso de aluminio………Quero se possivel trocar idéias.andarilho tricolor, Vc é Sampa ou Flu? Nada tenho contra o uso de uma capota de alumínio, pelo contrário, além de ser mais flexível no projeto, pois não necessita de moldes, também é mais leve. Em alguns dos posts anteriores, cheguei inclusive a afirmar que alumínio é a minha preferência, e se achar quem faça algo em escala industrial e repetitiva, melhor ainda. Como exemplo, veja o post anterior da capota feita em Manaus, um belo camper popup numa F250. Veja também estas belas fotos de capotas gringas em alumínio: aqui com o rack para fixar a barraca de teto: É questão de achar quem produza algo assim no Brasil, se clicar no google “capota alumínio picape” não vem nada…mas se clicar “baú alumínio”, vem um monte deles, tais como o abaixo, bastaria fazer um para as caçambas das picapes cabines duplas: [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQGVzUly5QnUmfm6LPYJTpkYQUVdJB0bLSiaGxwjsPlNNwHj71XIg[/img] [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS5RIPCWcJ6eueZDMpZkXRCPuK6AGcL75yFho9XJavtv5i8wNZ5Nw[/img][hr] andarilho tricolor, Pelo que eu entendi de sua narrativa em como quer a montagem da barraca, o que vc precisaria mesmo é de uma genuína e legítima barraca tipo flippac conforme abaixo: aberta: fechada: Acionamento: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ydQ8S-1X64s[/video]
Nilton JParticipanteandarilho tricolor, Antes de continuar o assunto, duas perguntas: 1. qual é a sua picape? 2. tricolor do R Ceni? Continue compartilhando suas idéias, muito boas, e nos informe da pesquisa dos fornecedores da capota, seja em fibra ou em alumínio. Veja estas capotas já com rack no teto para a barraca e já com tampas laterais, da empresa Incafibra, que fica no Paraná: Sobre espaço interno na caçamba, mesmo sendo cabine dupla, dá para por muita coisa dentro, fazendo um layout inteligente e racional, dando para até deixar o interior do baú habitável, contendo: wc químico cozinha com pia e fogão geladeira tanque de água no fundo da caçamba cama curta de solteiro escondendo o tq de água Veja abaixo o que puseram num mini-cooper, que é pequenino e baixinho, imagine o que caberia na caçamba de uma picapona: E aqui exemplos de picapes: [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRqv9BG1jmaIPUctlgFCCvJSwyw80yGlofJ3tqOcZ_6hTItk8gL[/img] [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ4QJh-30V9JT49x55-AFWY130b74Sl9S7kg2PLWOxH_dibGsDO[/img]
Nilton JParticipanteLivros que levo na bolsa do assento da viatura – Parte 3 A Global One além de uma legítima carreta off-road é também uma espécie de bug out survival trailer e assim, meu quarto livro é o: U. S. Army Field Manual FM 21-76 (Survival, Evasion, and Recovery) Tive contato com este livro aos meus 19 anos de idade, quando morei nos USA nos anos de 1979 e 1980. Por falta de tempo já meio que no final da guerra do Vietnã, que começou lá atrás em 1955, era o “treinamento rápido e instantâneo” ministrado à centenas de milhares de jovens americanos que perderam de maneira inútil suas vidas nas selvas daquele país, o Vietnã, guerra que foi só acabar em 1975 com a retirada dos americanos. Quem ganhou e capitalizou com esta guerra, que resultou internamente nos USA o fenômeno “Síndrome do Vietnã” foi o cidadão Ronald Reagan, um ator de Hollywood, que acabou virando presidente americano alguns anos depois, em 1980. Numa palavra, apenas COMPRE por míseros 8 GWs este livro de 288 páginas via paypal pelo site: http://www.gearupcenter.com/products/survival-manual.html Product Reviews Must have Posted by EdinWA on 21st Feb 2012 This is a must have, thats it get it it’s ONLY 10 BUCKS. I’m 28 and believe & trust in this more than the Bible! O site acima, http://www.gearupcenter.com , é do Tim Ralston, um esperto marketeiro americano que se auto-entitula “Survival Expert”, e que apresenta o seriado de televisão no National Geographic Channel’s Doomsday Preppers; ficou milionário vendendo uma ferramenta que inventou chamada de CROVEL (lembra SHOVEL que é pá em inglês), uma espécie de pá, picareta e abridor de latas que pode instalar um acessório na outa ponta do cabo, em forma de uma lança, o Z SPIKE, para matar zumbis….virou febre e mania nacional e vende aos milhares lá na gringolândia Tem 4 fábricas produzindo isto no mundo e se pedir via site, demora até 90 dias para entregarem. Um aviso: não peça, nossa alfândega irá barrar pois irá enquadrar isto como uma arma… [img]http://cdn2.bigcommerce.com/server3500/babad/products/225/images/757/IMG_0158__14737.1361993578.1280.1280.JPG[/img]
Nilton JParticipanteGlobal One – Livros que levo na bolsa do assento da viatura Livro é sempre bom ter, ler e levar numa viagem. Sempre haverão os livros do momento, mas 4 deles são fixos em meu conjunto expedicionário. O primeiro e o que mais será com certeza usado é o que pega a gente pelo estômago. De leitura fácil e muito útil na falta de ter a sogra cozinhando… Só custa R$ 20,00 sendo um guia fantástico para fazer muitas gororobas diferentes, para quem quiser fugir do “miojo” e “sopa em saquinho”. [hr] Livros que levo na bolsa do assento da viatura – Parte 2 O segundo e terceiro livros são sobre viagem à América Latina e Condução 4×4. O “Pé na Estrada” eu comprei na fábrica da CW e vai me ajudar muito em planejar as viagens ao Chile, e etc… O “Técnica 4×4” do Gaiotto é simplesmente uma bíblia do mundo off-road. Tive a felicidade de fazer o curso presencial de condução 4×4 com o professor João Gaiotto, o qual foi realizado num fim de semana numa loja D Paschoal aqui de Campinas. Aprendi muito neste curso, teoria e prática. Recomendo a todos !
Nilton JParticipanteandarilho tricolor wrote:Em complemento ao que escrevi acima, quero detalhar um pouco mais, até no intuito de receber idéias para ir aperfeiçoando aos poucos, pois sonhar com um projeto, faz parte da brincadeira. Imagino essa “tampa” na parte superior do camper, como uma tampa de caixa de presente…não é dificil imaginar…que tenha uma estrutura em perfilados de aluminio (pela leveza), mas ao mesmo tempo sejam resistentes para suportar um certo peso sobre ela. Como já imaginei, creio que será necessário um sistema de manivela para levantar esse teto, que se expandirá algo como 40 cm mais ou menos, expondo a “lona” que será o elo de ligação entre a tampa e o bau. Quando fechada, a tampa, terá travas internas e quando aberta terá hastes de sustentação Não sei de verdade as conveniencias de uma barraca de teto sobre isso, mas imagino que para minhas conveniencias, a parte do “bau”, seja só para utilização de uma pequena sala e cozinha, deixando o dormitório para a barraca tipo CW externa. O banheiro, imagino que possa ser do tipo externo, com uma lona e a ducha tambem externa. Aceito de muito bom grado…sugestoes, , dicas, idéias e palpites em geral, pois não tenho nada “fechado” e creio que muitas cabeças pensam melhor do que umaTodas as idéias são válidas, estamos ainda no meio do brain-storm em se buscar um camper bom, bonito, barato e “slim”. Relendo todas estas páginas do tópico, estou cada vez mais inclinado em achar que a mellhor e mais prática solução é desenvolver uma versátil capota estilo off-road e em cima dela instalar uma barraca popup ou semi flippac com envólucro em fibra de vidro, similar ao material da capota, também em fibra. Vejam fotos destas capotas americanas: Esta tem a função chamada de “walk in door”, uma porta na tampa traseira: Rack no teto para fixar a barraca: [hr] Vídeo de uma capota off-road para o camper nacional slim: slim = não trambolhão Vejam este vídeo de como poderia ser a capota off-road de nosso camper: Rack no teto para 300 kilos, para fixar a barraca de fibra popup em cima; Tampa lateral para porta-ferramentas; Janela na outra lateral; Piso retrátil; Porta de acesso ao fundo. Notem que esta capota, versão CX da empresa A.R.E., tem seu teto faceado com a altura do teto da picape, melhorando ainda mais a aerodinâmica (as fotos acima são da versão MX, cuja altura da capota passa um pouco a altura do teto da picape). [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uvbQoYk-hzU[/video]
Nilton JParticipanteComparativo de preços do hardtop roof tent: O conjunto camper é composto de duas peças principais: A capota de fibra que fechará a caçamba das picapes e a barraca hardtop retrátil que vai em cima da capota, conforme foto abaixo: Conforme meu post acima, não vislumbro muita dificuldade em desenvolver uma ótima capota de fibra para as caçambas das picapes e com um preço bem convidativo, no sentido de compor o conjunto de um camper off-road, pois são inúmeros os fabricantes nacionais de capotas de fibra! Em relação à barraca hardtop de fibra, temos as seguintes opções possíveis e todas importadas com preços FOB em US$: Maggiolina = 3.000 Columbus = 3.500 James Baroud = a partir de 3.000 E quatro fabricantes chineses com preços que estão entre 700 a 1.100 US$ para lotes de 10 a 20 peças. [hr] Temos também uma possível opção de fornecimento nacional desta barraca hardtop de fibra e retrátil que é a empresa que todos nós já conhecemos, a CW ! Em contato com a Ilka e Douglas, os proprietários da CW, me disseram que já fabricaram cerca de 12 unidades deste tipo de barraca, similar ao modelo Columbus, e que tem até os moldes das peças de fibra que são a base e a tampa. E que irão reativar a produção deste tipo de barraca, restando à nós esperar data e preço para isto, o que não deixa de ser uma ótima notícia, pois assim a composição e montagem de nosso camper off-road bom/bonito e barato não mais dependeria de conjuntos importados. Clam-shell Columbus, 1,30 mts de largura x 2,10 mts de comprimento x 1,35 mts de altura, cujo “conceito similar” já foi nacionalizado e fabricado pela empresa CW, e que conforme a própria CW terá a sua produção reativada: Email da CW, fico feliz em saber que retomarão a produção deste tipo de barraca, e ainda discordo que a aceitação no mercado será pequena, agora com a idéia do camper para as picapes:
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From: Douglas To: nilton Sent: Wednesday, November 06, 2013 4:31 PM Subject: barraca de fibra Olá, Nilton Ja fabricamos esta barraca de fibra, a aceitação dela no mercado é muito pequena, mas mesmo assim como ja temos a forma, voltaremos a fabricar em breve. Falei pro amigos e clientes da sua carreta eles estão ancioso para conferir. Esperamos por você no encontro do dia 15 Abs Douglas RibeiroNilton JParticipanteTraseira do assento de meu Troller Duas fotos do que está instalado na traseira do banco lado motorista do meu Troller (fotos tiradas do site da CW). Comprei lá na fábrica da barraca CW. A primeira é uma espécie de bolsinha em forma de touca que vai no encosto de cabeça, já tinha falado aqui sobre isso, levo meus pertences pessoais de limpeza, escova e pasta de dente, sabonete, shampoo, cortador de unha, fio dental, etc… Ponho também um “apito” nesta bolsinha. A segunda é uma bolsa para carregar dentro documentos em geral, termos de garantia dos equipamentos, mapas, manuais dos instrumentos eletrônicos que carrego, tais como rádios, isolador de bateria, geladeira, etc…e alguns livros…e meus certificados e licenças de rádio amador. Um lugar seguro e propício, que não molha e nem toma chuva, protegido e não ocupa espaço algum. Tem espaço também para um net-book ou algo do gênero, além de algumas peças de roupa.
Nilton JParticipanteGlobal-One: Baú de ferramentas – Parte 22 Onde for e onde estiver, leve seu facão, durante o dia dentro da sua viatura, à noite ao se recolher, leve-o para dentro de sua barraca. Meu facão é o Tramontina 18 para mato, quase meio metro com a empunhadura, e vem com sua respectiva bainha. Lâmina em aço carbono com fio liso. Use-o com sabedoria, pois é uma arma que se transforma numa extensão metálica de seu braço. Num país e num governo que desarmou as pessoas de bem, que estão à mercê da pilantragem, é o mínimo para carregar em nome da segurança sua e de sua família. Muito útil também em modo de acampamento selvagem, após estabelecer um perímetro, vasculhar o terreno e espantar pequenos animais e bichos peçonhentos.
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