Nilton J

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  • em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47753
    Nilton J
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    Fotos do conjunto viatura + carreta A seguir, fotos que valem por milhões de palavras. Para quem gosta de um “rabo” atrás da viatura, este conjunto expedicionário off-road é “prato cheio”. [hr] Mais fotos do conjunto viatura + carreta:

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47746
    Nilton J
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    Global One – Fases da construção da carreta Considerando que todo o projeto foi feito em CAD, a construção das peças e montagem da carreta transcorreram sem grandes surpresas, tudo encaixou como uma luva ! Seguem as fases da construção / montagem: 1. Corte e posicionamento das estruturas do chassis. 2. Soldagem do chassis e cambão. 3. Chassis acabado e com as colunas, reforçado para uso em off-road. 4. Corte e dobra das chaparias. 5. Fixação da chaparia do baú principal. 6.Fixação dos para-lamas e caixas laterais. 7. Montagem dos acessórios. [hr] seguem mais fotos da construção:[hr] mais fotos:

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47743
    Nilton J
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    Green, vc não gostou dela pq pintaram a BOSS de preto !!! Dentro da cabine tem suporte para duas shot-guns! E tem uma pá com um ponta em forma de um bico de flecha, para os gringos caçarem zumbies![hr] Global One – Da idéia à montagem Boa tarde! A idéia nasceu no início de setembro 2012. A escolha do fabricante final do mesmo mês de setembro 2012, quando estive em julho passado alguns dias em Campos do Jordão com a família e a Land Rover estava lá expondo seus veículos, no espaço chamado “Land Rover Experience”, e no final da rua da famosa cervejaria Baden Baden, colocou bem no meio do asfalto uma bela carreta cujo nome internacional é Mini Terra Pod. Uma carreta usada em exposições, nos mercados das Américas e Europa, a qual acabei apelidando de carreta “King”, pelo seu formato. Existe a versão maior exclusivamente na Europa chamada de Terra Pod. Na foto abaixo, encontra-se exatamente esta carreta, ao fundo o Baden Baden. Conversando com os funcionários da área de marketing da Land Rover, que lá estavam expondo os veículos e atendendo visitantes e potenciais novos clientes, os mesmos me disseram que o projeto da carreta veio direto da Inglaterra, sendo assim um projeto genuinamente britânico, o qual foi construído pela empresa Paes Engates de Campinas, que acabou ganhando a concorrência tanto a nível comercial de preço como a nível de capacitação técnica para construí-la. Uma carreta robusta, aguenta duas Lands em cima, com gavetas, compartimentos, trilhos, passarela lateral para as “turbinadas” modelos, cheia de perfumaria. Foi assim que acabei conhecendo a empresa que fabricou minha carreta, cuja fábrica está a cerca de 15 km de minha casa. Os primeiros esboços das vistas lateral/frontal/traseira em outubro 2012. As simulações em CAD do produto acabado em novembro 2012. A montagem efetivamente no fabricante http://www.paesengates.com.br iniciou-se em fevereiro de 2013, sendo que a mesma não foi do tipo “seriada”, pois tratava-se de um projeto e produto especial, diferente da produção normal de produtos padrões à venda no mercado por este fabricante. Em março 2013 a carreta estava pronta, totalmente montada e pintada, e de lá para cá, aos poucos fui levando os acessórios para as devidas fixações mecânicas.

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47741
    Nilton J
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    Carreta off-road do século 21 Minha carreta, emplacada mês passado, é do século 21! Porém, vou abrir aqui um espaço e mostrar o que foi lançado no último RV Show na Califórnia, uma espécie de carreta de sobrevivência. Vamos falar de uma carreta americana tipo tear-drop, formato de lágrima, e vamos falar bem dos americanos, pois estamos em tempos de “espionagem cibernética”, pois é um povo meio que fanático por segurança. Ao longo dos séculos, passaram por muitas guerras e conquistas, muito sangue correu na conquista do oeste, mais ainda na independência e expulsão do domínio inglês e muito mas ainda na guerra civil. Isto sem contar as tantas guerras fora de seus domínios. E fora também os desastres naturais que assolam o país, como tornados, furações, vulcões lá pelo lado oeste do país. Eles realmente tem o que contar, diferente de nós, cujo grito da “independência ou morte” ninguém morreu e todos saíram das margens do Ipiranga para bebericarem uma ou outra cerveja quente no primeiro boteco próximo deste rio… E lá no país do tipo “Home of The Braves” quem é esperto ganha dinheiro ! Lançaram lá no último RV Show que ocorreu na Califórnia uma carreta tipo tear-drop de nome BOSS, um reboque para sobrevivência, com visual dark a lá as máquinas do filme Mad Max, que vem até com kit de comida em conservas para 90 dias. Mas não vi geladeira elétrica. Pessoalmente, não gosto do conceito tear-drop, pois quase toda a tralha a ser guardada vai dentro e em baixo do piso do baú em forma de gota, imaginem guardar toda a tralha molhada e suja de lama onde você irá dormir…levantar e abaixar o colchão….que saco que deve ser. Preço de venda do brinquedo: 25 Mil GWs FOB, ainda prefiro a minha GO, vou sobreviver do mesmo jeito se der tempo de escapar da poeira atômica.

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47736
    Nilton J
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    Global One – Comparativo de preços Global One x Horizon AT Trailer Minha carreta espelhou-se fortemente no design da carreta-barraca gringa marca Adventure Trailers modelo Horizon, uma das mais vendidas e mais famosas do mundo off-road na América do Norte e Austrália. Apresento abaixo o link do fabricante Adventure Trailer, com a tabela em PDF contendo a lista de preços da carreta Horizon e respectivos acessórios. Notem q a coisa toda somada, passa de 20 K GWs valor FOB! Se aplicarmos taxas de importação, frete internacional, conversão GW p Real (GW = George Washington = 1 dólar), a calculadora explode…dá p comprar uma picape diesel de entrada. Já a minha GO, me custou cerca de 18 mil reais, licenciada, emplacada e com todos os acessórios q serão mostrados nos próximos posts. Compensa nacionalizar, fabricar e produzir no Brasil. Se a carga tributária q assola as empresas e o consumidor fossem menores, compensaria muito mais, enfrentaríamos os chineses ! segue o link: http://www.adventuretrailers.com/pdf/horizonprice08.pdf%5Bhr%5D Global One – Baú vazio x baú cheio obs: a geladeira é fixa via trilho mas pode ser removível do berço, na verdade uso ela no dia a dia na sala de meu escritório. Muito prático ! [hr] Global One – Ficha Técnica Abaixo apresento a ficha técnica da carreta-barraca Global One. Quem tiver interesse em construir algo similar, é só seguir esta receita e arregaçar a manga num “DIY” (Do It Yourself) ou encomendar com qq fabricante de carretas / reboques, a exemplo de que fiz. Excelente dimensionamento para uso no off-road, 100% casado a alinhado com as medidas de um Troller T4, balanceamento e distribuição de peso a toda prova. Confesso q me surpreendi positivamente, pois após alguns “test drives” em rodovias asfaltadas, ruas com paralelepípedos e mesmo em algumas trilhas, em nenhum momento senti estar puchando um “cabrito pulando” na traseira. 25 PSI nos pneus da carreta, 30 psi nos pneus da viatura e a coisa vai que vai num estável e confortável ritmo sem pulos e sem vibração (em caso de trilha diminuir 4 psi em todos os pneus) Fato notável que garante tamanha estabilidade, bom balanceamento e ótimo “offroadability” é q a GO nunca está vazia; seu cambão, carregando um “power house” de respeito (2 baterias estacionárias 140A/h, inversor,carregador) + 2 galões de 20 L, além de nas laterais frontais ainda contar com o botijão P5 e os 2 galões 5L, garante “lastro” suficiente para sempre manter, segurar e amarrar a carreta no chão. O leve e compacto conjunto “voa” na estrada, mas sempre grudado no chão ! O conjunto dá as cartas e os feixes de molas + braços amortecedores fielmente obedecem em total sintonia e sincronia com os desníveis e imperfeições do solo.

    em resposta a: Barraca Automotiva – Campings World #47735
    Nilton J
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    Washington de Mendonça wrote:
    Uma das coisas que eu me preocupei na construção da minha carretinha foi o engate. O que pude fazer foi colocar um engate dimensionado para 1000 kg, enquanto que o peso final da carretinha será de uns 350 kg. Este engate que vc colocou realmente é muito bom. Foi complicado a importação? E o nivelamento da lança fica perfeito com o engate? Tem alguma regulagem para fazer? No meu a carretinha fica inclinada para frente e isto não deve ser bom, pois o peso fica maior sobre o engate. Um abraço. P.S.: abri um tópico para a minha carretinha como: carretinha-trailer, pois não tenho barraca. Tom

    Tom, Peço replicar este seu post acima lá no tópico da Global One, no grupo caravanismo/carreta-barraca. Lá irei lhe responder dando detalhes e fotos de todo o sistema de cambão, engate, corrente de segurança e plug elétrico tipo-caminhão que foi usado nela. O alinhamento e paralelismo do sistema é vital, o conjunto viatura-cambão-carreta deve estar no mesmo plano horizontal, o que permite rodar em altas velocidades sem perda de dirigibilidade, sem vibrações e sem torções, e com grande estabilidade. Veja as fotos lá no meu tópico. [hr] P.S.: abri um tópico para a minha carretinha como: carretinha-trailer, pois não tenho barraca. Tom Onde está este seu tópico? não conseguir achar…

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47730
    Nilton J
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    leandrovaranda wrote:
    Depois que postei lembrei que seu painel solar não fica ligado o tempo todo, só quando está parado, e quando está parado está desconectado do veículo, realmente não tem risco no seu caso. A entrada preta é a mesma que usava na minha carretinha, coloquei um desses (fêmea) na carretinha e outro (fêmea) na caminhonete , assim eu podia tirar o cabo (2 lados macho) quando não estava usando. (Vendi a carretinha sem tirar fotos disso :desconfiado:). O bom desse conector é que é muito mais resistente e aguenta bem o tranco até quando se põe na mão de funcionários (o outro arrebentava toda semana). Como o conector macho é maior e tem lugar certo para pegar e puxar acaba forçando menos o cabo e evita ficar puxando os cabos que vem das lanternas da carretinha (o que acabava causando mau contato nas mesmas. Depois que mudei para esse sistema não tive mais problema de cabo. Esse azul e vermelho também é de vários cabinhos internos ou é um único cabo grosso cada um?

    O plugue azul (negativo) recebe um cabo preto lá da frente do isolador de bateria do Troller, de 16 mm2 de bitola; já o plugue vermelho (positivo) recebe um cabo vermelho com a mesma bitola. Com esta bitola, posso ter comprimento destes cabos até 10 metros do isolador de bateria que vai montado no cofre do motor, sem perdas significativas no nível de tensão nominal de 12 a 14 Vdc. Estes plugues coloridos são usados para ligações industriais trifásicas, tendo cada um 3 pinos dentro da carcaça plástica. Assim, os cabos grossos preto e vermelho tiveram seus filetes de cobre divididos em 3 grupos e soldados internamente nos pinos. O plugue preto, que é para ser usado em alimentar a sinalização padrão e obrigatório da carreta, para lanternas, freios, piscas e luz da placa, usei um plugue tipo “caminhão”, conforme foto abaixo. Quis deixar tudo robusto!

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47728
    Nilton J
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    leandrovaranda wrote:
    Muito legal essa carreta, fiquei fã da parte elétrica dela, não vai “roubar” carga da bateria do carro, te deixando numa situação difícil, mas o contrário também é isolado? Quando você liga o painel solar carrega a bateria do carro também? Se sim, há algum problema ao ligar o painel com o alternador funcionando?

    Leandro, o “dual battery kit” instalado no cofre do motor do Troller é um isolador completo de baterias, gerenciando a corrente do alternador para a bateria principal da viatura e para as duas baterias em paralelo da carreta. O melhor é que é muito fácil de ligar, sem precisar cortar qualquer cabo ou chicote elétrico que vem do alternador. Importei por 230 GWs da http://www.equipt1.com, vide o vídeo deste dispositivo: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EoWuVp23k6I[/video] GW = George Washington = 1 dollar = nesta nota aparece a figura dele, primeiro presidente americano, jeito carinhoso dos gringos chamarem a moeda deles. Já o painel solar apenas carrega as baterias da carreta, note que tem chaves comutadoras dentro da central elétrica, faz esta função de comutação, além de ligar iluminação, inversor e tomadas elétricas. Assim, simplesmente não há como conflitar correntes elétricas entre painel solar e alternador do veículo. Note também na foto abaixo que além do “dual battery kit”, instalei duas chaves tipo disjuntor para desligar os dois cabos por completo lá dos plugs traseiros fixados no para-lama traseiro do veículo, quando o veículo não está rodando com a carreta, evitando que “qualquer ação alheia” venha a dar um curto proposital nestes plugs. Aguarde mais fotos!!!

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47725
    Nilton J
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    Global One – Plano de adesivagem A carenagem da GO é de chapa metálica galvanizada com pintura branca do tipo eletrostática a pó. Minha intenção original era envelopá-la em forma de zebra, conforme ilustrado no veículo abaixo. Mas também queria personalizar alguns adesivos, o que iria prejudicar o contraste e causar poluição visual, assim abandonei a idéia do envelopamento zebrado. O plano de adesivagem da GO é constituído de 5 tipos de adesivos distintos: 1. Logotipo da carreta; 2. Uma ilustração com apelo off-road na tampa da central elétrica; 3. Brasão da LABRE / SP e meus indicativos de radioamador da ANATEL; 4. Mensagem solidária aos PETs necessitados e abandonados; 5. Mapa dos continentes com pontinhos vermelhos indicando de onde vieram as peças, componentes e acessórios da carreta. [hr] segue o adesivo do continentes, citado acima:

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #47724
    Nilton J
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    Porte da carreta Global One: A GO não é uma carretinha do tipo fazendinha ou baúzinho de camping. A bicha pesa com tudo carregado, acessórios, água, roupas e comes&bebes, uns 450 kgs. Imaginem uma carretinha trilho único para moto com uma HD Fat Boy em cima: é o peso da GO ! Porém, a Fat fica na garagem e a carretinha dela pode ser guardada de pé, de lado, encostada em qq parede. Já a GO sempre terá o peso de uma Fat em cima dela, mesmo emagrecendo quando “hangarada” uns 120 kilos, sem água, roupas e mantimentos. A GO é uma carreta para quem tem espaço para guardar um carro, pois a mesma ocupa quase o mesmo espaço de um mini-cooper. A meu ver, o melhor jeito de visualizar o porte da carreta é comparando a mesma lado a lado com veículos diversos, assim, segue comparativos com os carros lá de casa: 1. O excelente e comportado City de meu filho ficou intimidado ao lado da GO: 2. O arisco e valente Stepway de minha filha bem que tentou encarar, mas não deu: 3. A bela e novíssima Ecosport da patrôa tremeu posando ao lado deste “baúzão off-roader” e acabou fugindo para o mais próximo estacionamento de shopping: 4. Já a minha espaçosa e confortabilíssima CRV 4×2 ao lado da GO quase deu empate técnico: [hr] Global One Preview – Porte da carreta – Parte 2 Brincadeiras a parte, todos os veículos citados acima rebocam tranquilamente esta carreta, mas o problema reside apenas num simples fato: para os locais onde a Global One quer realmente ir e se aventurar, nenhum deles é recomendado ir em modo “solo”, imaginem então com um rabo atrás… Já meu Troller 2011 4×4 3.0 turbodiesel encarou a GO, um “Perfect Match”! E colocou a GO em seu devido lugar, na rabeira dele, onde vai meu Troller a Global One vai atrás. Abaixo mais uma foto do Troller rebocando a GO, desta vez vista da traseira da própria carreta. Vejam q do rabo dela dá p ver a traseirona alta do Troller encarando o cambão frontal do baúzão off-road sem medo e sem receio algum. Notem também o perfeito alinhamento e paralelismo entre carreta-cambão-veículo.

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