Nilton J
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Nilton JParticipante
Gostaria de ver um filme sobre a vida, dedicação e pioneirismo do Sr. Pedro em relação ao campismo e caravanismo em geral, e que este filme viesse à ganhar um OSCAR, tendo pintado no peito da estatueta um Turiscar Diamante! Este sim foi um legítimo e genuíno “Filho do Brasil”….e não estas podreiras e tranqueiras que vemos espalhadas por aí vivendo como carrapatos e sanguessugas das tetas de nossos impostos… OSCAR AO SR. PEDRO, O FILHO DO BRASIL:
Nilton JParticipanteAlternativa de baixo custo à um camper tipo convencional slide-in Até o momento estamos narrando e descrevendo o conceito do camper como sendo algo, seja em alumínio ou em fibra, num bloco a ser montado na caçamba das picapes com tudo dentro dele, cama, geladeria, fogão, água, armários, etc… Mas existe uma alternativa de mais baixo custo ainda que não pode ser esquecida e deixada de lado, a qual inclusive acho que é a mais economicamente indicada para as nossas condições brasileiras. É baseado no conceito de uma barraca de teto tipo hardtop com envólucro em fibra de vidro, do tipo popup ou semiflip, a qual fechada torna-se um compacto e fino pacote aerodinâmico num envólucro de fibra de vidro. Este conceito difundiu-se mais na Europa, onde foi criada, para substituir as barracas do tipo da CW, não abrindo no eixo transversal do veículo, mas sim no eixo longitudinal do mesmo, facilitando por exemplo estacionar e acampar num posto de gasolina, sem ocupar vaga na lateral. É mais pesada que uma CW, o modelo Columbus, a maior, chega a pesar 20 kilos a mais que uma barraca CW tamanho família, chegando a 75 kilos, devido à base e tampa serem em fibra rígida. Foi lançada e fabricada originalmente na Europa, sendo as principais marcas: a Maggiolina, o Columbos e o James Baroud. São vendidas com preço médio que chega até a 4 x mais que um modelo convencional de tecido tipo CW. Na Austrália não pegou mas nos EUA tem gente que aderiu à este conceito. Aqui no Brasil, se alguém estiver disposta a importar, pagar as altas taxas de alfândega e transporte, vai passar de 8 mil reais, mas os chineses já copiaram e estão vendendo pela metade do preço que custa na Europa, resta confirmar a qualidade. Já tem 4 fabricantes na China mandando bala nisto e vendendo ao mundo todo, sendo que estou já via email me comunicando com os chineses. Em cima de uma capota de fibra que aguente uns 300 kilos em cima, converte a picape num camper, mas o mesmo não terá pé direito alto dentro da capota e o acesso à barraca é externo. Mas sobrará uma imensa área na caçamba para cama extra e as tralhas, geladeira, pia, mobiliários, etc. Como fazemos cocô sentado, dá até para por um wc químico dentro da caçamba. Alguns montam este barraca popup suspensa na caçamba sem nenhuma capota. Questão de gosto ou de bolso… Seguem as fotos: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT97FHN2OrYJLJBK-kn2jh-C9vOHrVDHS2lCQ0lCO8YhJMFU7zGaQ[/img] [hr] Hartop Popup ou Clamshell abertas e fechadas Independente do fabricante ser europeu, africano ou chinês, que são lugares onde são fabricadas esta barracas com envólucro em fibra, são dois os modelos básicos: Hard-top Popup: [img]http://www.expeditionportal.com/forum/attachment.php?attachmentid=176185&d=1375378293&thumb=1[/img] Clam-Shell SemiFlip: O mais importante: Ambos modelos garantem um excelente nível na aerodinâmica do conjunto montado na capota de um veículo, resultando em mais economia no consumo de combustível, comparado à um camper tipo “trambolhão”: é bem slim: e é aerodinâmica:
Nilton JParticipanteGlobal-One: Baú de ferramentas – Parte 16 Meu “Mater Box”: Dentro vai 22 chaves de fendas / phillips tamanhos diversos, multímetro digital, fita isolante, silver tape e fusíveis da viatura. Mater é o velho e enferrujado guincho, fiel companheiro do Lightning McQueeen no filme Cars. “Mater boxes” virou febre nos USA e aqui também em nossa república das bananas, e a GO acabou aderindo !!! R$ 32,00 na loja Leroy Merlin. Sei que muitos não gostam, mas o Brasil todo é americanizado, vejam a molecada de todas as classes sociais usando os T-Shirts por aí com frases gringas estampadas…muitos nem sabem o que está escrito… estojo para lápis e canetas: quadro para por no quarto do filho: miniaturas de carros do filme à venda nas lojas Disney: [img]http://i.ebayimg.com/t/SET-5-MINI-ORNAMENTS-DISNEY-PIXAR-CARS-MCQUEEN-TOW-MATER-GUIDO-LUIGI-RAMONE-/00/s/MTYwMFgxMjAw/$(KGrHqR,!nQE9gF4Zen9BPeimMejk!~~60_35.JPG[/img] Olhem esta, um DIY como embalagem para o dia dos namorados: Um “kart” ainda sem as rodas….que tal alguém projetar um “Mater Off-Road Trailer” ! [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSadaShsUkDHva0U3waYnSU5z17akahYRuoDVpgHCJMUiDji4Ra[/img]
Nilton JParticipantePesquisando fornecedores para fabricar o “shell” – Parte 2 Um dos contatos que fiz foi com um mecânico de serralheria para orçar o camper em estrutura de alumínio. A montagem não seria do tipo slide-in na caçamba, mas aproveitando as paredes laterais, frontal e traseira da caçamba, cuja estrutura ficaria fixada às paredes da própria caçamba (como é numa capota de fibra). Gaiola em alumínio: Fecharia as paredes laterais externas com chapa de aluminio tratada com pintura eletrostática (cor a escolher), janela fixa na traseira e basculante em uma das laterais. Internamente forraria com isopor retardante à chama dando acabamento com laminado de fibra de vidro. Interior em fibra: Me deu um orçamento de R$ 7.500,00 e estimou um peso total de 150 kilos para esta estrutura toda acabada.
Nilton JParticipanteGlobal-One: Baú de ferramentas – Parte 13 Dentro da bolsa de resgate ponho também os cabos para chupeta de bateria de bitola grossa para até 600 ampéres. Fuja de cabo fino… [hr] Global-One: Baú de ferramentas – Parte 14 Olhem o detalhe desta foto anexa. Os produtos da TT, Todo Terreno, pá, picareta e respectivos suportes de fixação, são de excelente qualidade, robustez à toda prova, encaixou tudo como uma luva dentro do baú de ferramentas da GO. Se querem coisa boa e compacta para o off-road, podem comprar estes itens da TT, não há nada igual ou melhor no mercado nacional. [hr] Global-One: Baú de ferramentas – Parte 15 Dois outros itens que não podem faltar na sua lista: Uma caixa de medicamentos e primeiros socorros e muito, muito arame, bitolas fina, média e grossa.
Nilton JParticipantePesquisando fornecedores para fabricar o “shell” O camper bom/bonito/barato deverá ter sua estrutura ou em alumínio ou em fibra, não há como fugir destas duas situações. Para uma fabricação caseira e independente para uso individual, sem dúvida alguma faça em alumínio. Para fabricação em escala seriada de produção, as duas alternativas são válidas e os aspectos econômicos devem ser considerados, além das vantagens técnicas entre ambas. O processo de fabricação em alumínio é mais artesanal, envolvendo cortes e soldagens de tubos, aplicação de isolamento interno em isopor retardante à chama, e vejo como a melhor alternativa em durabilidade, robustez e aplicação no off-road. É a minha escolha e minha preferência. Está em análise esta proposta e já contactei um profissional independente na área que é um mecânico senior especialista. Pesquisando o mercado de capotas de fibras, fiz contatos com algumas empresas e “estudos” estão sendo feitos por elas, um bom sinal, e uma delas já me indicou uma estimativa de preço para uma capota de fibra com teto retrátil na faixa de R$ 4.500,00 que atenda as dimensões das caçambas das picapes cabine dupla. Vejam a foto abaixo, uma capota de fibra tipo “furgão”, para a cabine simples da S10, que é mais comprida e usa mais material, preço de venda de R$ 3.800,00: Com alguma modificação, o acima poderia virar algo como o abaixo:
Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Nilton, parabéns pela pesquisa que você está fazendo. Penso que se eu tivesse uma caminhonete eu gostaria de ter uma camper que fosse facilmente intercambiável. Assim poderia ter um único veículo para diversos fins. É complicado ter um MH para rodar, no meu caso, apenas 50 dias por ano. Um abraço. TomTom, Meu primeiro post deste tópico narra que tomei esta iniciativa atendendo um pedido de um colega que comprou uma Nova S10 Flex. O mesmo não se acostumou com a picape, achou que bebe muito alcool e a filha dele odiou o banco traseiro que não reclina e bate a cabeça no vidro traseiro, assim, ele vendeu a picape, não ficou nem 6 meses com ela, trocou por um Tucson e me disse que iria negociar a compra de uma barraca CW para por na capota, e assim me acompanhar em algumas viagens. Veja que é comum pessoas comprarem carros por impulso e depois não gostar e nem se adaptar com a compra… Mas eu continuo a pesquisa, pois a idéia é eu comprar uma picape a médio prazo e equipá-la com tudo que venho mostrando neste tópico, mas gastando num projeto econômico, considerando a frequência de uso esporádico. Não quero gastar mais de que 15 mil reais nisto, evidente sem considerar a compra da picape, que até poderá ser uma semi-nova, à base de troca por meu Picasso 2002 único dono, “minha relíquia la na garagem de casa”. Isto tudo para incentivar toda a família em me acompanhar num mini-comboio, eu e a patrôa no Troller com a minha carreta off-road GO e os filho/namorada + filha na picapona!!! Tudo pensando em ter os filhos perto e a família unida, seja no apê da praia ou num acampamento no meio do mato! Abraço.
Nilton JParticipanteGlobal-One: Baú de ferramentas – Parte 12 KIT de Resgate TROLLER Kit indispensável em minha carreta, vem tudo numa prática bolsa que cabe tudo, muito espaço, bolsa esta projetada para ir também no porta-malas do próprio Troller. Posso levar no baú da carreta ou avulso na viatura em caso de não estar com a carreta. Vem dois jogos de cinta, 3/6 metros, par de luvas grossas, patesca absurdamente parruda e manilha. Comprei avulso mais um par de luvas, que é sempre útil, além de mais uma manilha e um engate traseiro, caso, numa absurda situação em que venha a me meter, tenha que arrastar a GO pelo seu rabo.
Nilton JParticipanteWashington de Mendonça wrote:Olá, Marcos. Vc utilizou esta manta de borracha que o Nilton me sugeriu para colocar no piso da escada? O fato da Pajero ter a possibilidade de trafegar em 4 x 4 em qualquer terreno não muda o conceito de porta malas lotado? Como já disse em outro tópico, a minha experiência em puxar uma carretinha e/ou trailer é praticamente nula. Assim, é comum o barulho no engate durante a viagem? Tem como minimizá-lo? Qual a calibragem ideal para os pneus? Quanto falta carga no porta malas, por enquanto, é apenas um conceito. Vamos ver na prática. Um abraço. Tom P.S.: O que vem escrito no documento da sua carretinha?Tom, Sobre a calibragem dos pneus, isto pode variar para cada tipo e tamanho. Não conheço uma fórmula fixa e determinada para isso. Em minha carreta usei rodas Alumínio 15″ x 7″ e Pneus 255/75 R15 AT/S, originais do Troller, para não ter que carregar um segundo estepe, além do estepe que vem no veículo, servindo este também de estepe para a carreta. Nesta configuração de roda/pneu,e dependendo da carga que levo na carreta, calibro os mesmos entre 22 a 25 libras para rodar no asfalto e de 16 a 19 para rodar na terra ou em trilhas. Faça experiência prática rodando com o trailer e sinta o quanto o mesmo vai pular. E aí vai diminuindo a pressão nos pneus, quanto menos pressão, menos pulará e mais agarrado ficará ao chão. Abraço!
Nilton JParticipanteCampers tipo Popup Americanos: São quatro fabricantes expressivos na América do Norte fabricando campers tipo popup com carcaça em alumínio. Os valores dos preços médios de venda (FOB) ficam em torno de 12.000 a 16.000 GWs, dependendo do tamanho e tendo ainda extra os acessórios, tais como chuveiro, água quente, ar condicionado, painel solar, etc… As marcas são por ordem alfabética: All Terrain Campers: Four Wheel Campers: Northstar Campers: Um fabricante de grande expressão, a NorthStar, a mais antiga de todas elas, fundada em 1955. Esta empresa está presente na América Latina, com sede em Buenos Aires na Argentina, em conjunto com a Patagônia Campers, que faz a instalação e o pós-venda nos produtos NorthStar. Como as leis de importação lá são diferentes, os preços lá talvez sejam bem mais atraentes. O primeiro camper em 1955: Hoje fabricam 17 modelos e abaixo o atual modelo popup para caçambas pequenas: Phoenix Popup Campers: [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQvvKq3gHPv0scb5Uxtdb_BY3X8smWAUewKEJoqBWJcKtecTbxY4Q[/img] [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQEWfo6CGK85y67YfmUm90I79bH8VbrNi7lWBLjkeqCyCrP_YiK[/img][hr] Vídeo do layout interno de um popup camper marca FWC: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=v1NrNOfwUOA[/video][hr] Acionamento fácil do teto popup: Os dois vídeos abaixo, de 30 segundos cada, mostram como levantar e abaixar um teto popup, da empresa americana Phoenix Popup Camper, a meu ver, o mais simples e funcional sistema de acionamento disponível no mercado americano. Vejam a simplicidade e genialidade do mecanismo: Para levantar o teto: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dAGmd9lUWTM[/video] Para fechar o teto: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=J6R71lN_ZcQ[/video]
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