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Nilton J

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  • em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48135
    Nilton J
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    Odair Teixeira wrote:
    Caramba, o cara investiu $125.000 dólares. (250 mil dilmas) [undefined=undefined] by committing $125,000 and hundreds of man-hours to this mashup of a U-Haul storage container and a heavy-duty pickup truck. [/undefined] http://www.outsideonline.com/outdoor-gear/autos/The-Cross-Country-Camper.html

    Odair, neste montante de 125 K GWs está incluso o valor da picapona Sterling Bullet; um legítimo off-road , maior até que o lendário EarthRoomer com o cavalo mecânico Ford F550, que custa o dobro, 250 K Gws: [video=youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Jwkmc-LJC-0&list=PL719D01380999F748[/video]

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48129
    Nilton J
    Participante

    O popup camper de construção caseira NÚMERO 1 DO MUNDO !!! Tom, se voce gostou do compacto Davi acima, veja a história do Golias abaixo, uma obra de arte fenomenal, que motiva nós a construirmos também algo nosso, nem que seja menorzinho: O arquiteto americano Steve, do estado do Oregon, projetou e construiu um camper extraordinário, considerado o número 1 do mundo, na categoria de camper de construção caseira. Já era possuidor de um camper poup comercial instalado em cima de uma picape Toyota cabine extendida, mas queria algo bem maior e bem mais amplo, assim, comprou um veículo denominado Bullet: 2008 sterling bullet 4×4, 12′ chassis, 84″ cab, 6.7 Cummins motor, fabricado pela Dodge Vejam as fotos: O veículo trator; O alumínio veio do baú deste caminhão velho e usado; Capota em montagem; O teto do camper com detalhes curvos.

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #48126
    Nilton J
    Participante

    Grande Green !!! Você vai ser contratado pelo pessoal de Hollywood: Iron Man 3: [img]https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQU–N1AFDFDXZUfWY-nF_uZaFBgf4HW_qMZ074Q0AONa82doqV[/img] Iron Man 4: tony_zps0f017b14.jpg

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48125
    Nilton J
    Participante

    Mais um exemplo de um camper compacto numa área de 1,5 m2: Apenas exemplificando os acessórios que citei acima, olhem as fotos abaixo, um conjunto compacto e completo, com uma capota rígida, mas que abre num tipo de flippac pela metade, para o lado da frente do veículo em vez da traseira, contando com rack no teto para as ferramentas, carga e estepe, bem como rack traseiro para os galões. Imaginem esta configuração numa de nossas picapes nacionais; cabe perfeitamente em 1,5 m2 de área de caçamba. 435818d1382378982t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_lead.jpg 435819d1382379007t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_6.jpg 435820d1382379037t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_8.jpg 435821d1382379057t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_9.jpg 435822d1382379115t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_10.jpg 435823d1382379133t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_11.jpg 435824d1382379159t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_12.jpg 435826d1382379179t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_13.jpg 435829d1382379231t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_16.jpg 435828d1382379200t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-xvjp_14.jpg

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #48123
    Nilton J
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    Global-One: Baú de ferramentas – Parte 2 Minha carreta Global One é um canivete suíço de 450 kilos! Considere como um “plano médico de saúde”, é bom ter sempre disponível, mas é melhor ainda se não precisar usar. Um misto de estação de resgate e mini-oficina. Vamos direto ao conteúdo: Winch Recovery Cable Dumper; Mater Box com 22 chaves de fenda/phillips tamanhos variados, multímetro digital, canivete Victor Inox, bússola, fita isolante, silver tape e fusíveis da viatura; Cambão AVM 2 toneladas; Cabos chupeta bateria bitola grossa; Kit resgate Troller com bolsa, duas cintas, patesca, duas manilhas e 2 pares de luvas; Hi-Lift Jack com 4xmounting system, off-road base, neoprene jack cover (NJC) , fix-it-kit, bumper lift, handle keeper e lift-mate; Caixa de primeiros socorros; Lanterna led com tomada ac / pilhas recarregáveis; ARB tire valve stem caps; ARB EZ tire deflator with gauge; ARB big dial tire gauge; ARB speedy seal tire repair kit; MV-90 Heavy-Duty Super Flow 12 Vdc Mega Air Compressor, 150 PSI (trabalha gelada, enche o pneu do Troller em 1,5 minutos); Rolos de arames com bitolas fina, média e grossa; Pá Todo-Terreno com suporte de fixação; Picareta Todo-Terreno com suporte de fixação; Facão Tramontina; Cabo de controle do guincho elétrico; Martelo; Chave de rodas universal; Jogo de chaves de boca; Faca caçador; Chave inglesa; Chave canhão; Alicate de pressão; Alicate universal; Bico metálico para galões de 5 litros.

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48120
    Nilton J
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    Washington de Mendonça wrote:
    Nada melhor que falar com um especialista! Eu posso usar uma bateria estacionária para ser carregada pelo alternador do carro? O wc químico custa aqui em torno de R$ 650,00. É fácil e seguro a importação da China? O que faz o isolador de bateria, mestre? O chaveamento manual para mim funciona 100%, pois é a Carol que faz o check list no inicio e fim de dia (rsrsrsrsrs). Fazer furos, rebitar, cortar e soldar também não é a minha praia, mas na falta que alguém para fazer estamos aprendendo. Um abraço. Tom

    Tom, A diferença principal entre a bateria automotiva e a estacionária é que esta última é projetada para suportar ciclos mais profundos de descarga. Já a automotiva além de não ter ciclo profundo de descarga, aguenta uma corrente de pico bem maior, para a partida do motor. Ambas são alimentadas pelo alternador, por meio da conexão intermediária via o “isolador de bateria”, que faz a função de distribuir a corrente do alternador de modo simultâneo para as duas baterias, mas isolando as descargas entre elas, sendo cada uma é ligada em cargas diferentes. Veja o diagrama de blocos da conexão elétrica deste dispositivo: isolador-de-baterias_MLB-O-165704362_3871.jpg A bateria estacionária poderá ser também carregada via um carregador de bateria. É importante que a função de “flutuação” esteja presente no “carregador de bateria”, os quais podem ser de 2 tipos distintos, conforme o texto abaixo: Os carregadores de bateria podem ser de carga cíclica ou de flutuação. O primeiro é normalmente empregado para carregar completamente uma bateria para que ela seja utilizada para alimentar algum equipamento isoladamente, ou para carregar uma bateria de carro descarregada. Nesse tipo de operação a bateria não deve alimentar nenhum aparelho durante o processo de carga pois a tensão final de carga é mais elevada, podendo chegar até 14,8V. O carregador de flutuação opera com uma tensão de carga mais baixa, normalmente em torno de 13,8V e mantém essa tensão que é a tensão de flutuação. Ele pode operar o tempo todo conectado à bateria, alimentando outros equipamentos, ou pode ter um circuito de conexão e desconexão conforme o estado de carga da bateria. Usei na minha carretinha um modelo de carregador com flutuação, fabricado pela PowerBras que fica no Rio de Janeiro e só deste dispositivo paguei coisa de R$ 580,00. Mas para baratear o custo do camper, dá para eu mesmo fabricar uma “plaquinha carregadora de bateria” por 1/4 deste valor. Aqui um exemplo de um pcb (printed circuit board) para um carregador: 434639d1381513317t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-placa-para-carregador-de-baterias-inteligente-138v-1a_mlb-o-165354314_1712.jpg [hr] Sobre o wc químico, lotes de 100 peças via China sai por 27 GWs FOB por peça; tem que comprar em quantidade para viabilizar a operação industrial de montagem de campers! 2013_grey_20L_disabled_flush_marine_mobile_wc_camping_plastic_chemical_toilet_for_sale.jpg

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48118
    Nilton J
    Participante
    Washington de Mendonça wrote:
    Muito Bom, Nilton. Vc acredita que apesar da Náutika (fabricante da ecocamp) ter sua fábrica em Guarulhos, para comprarmos este vaso químico temos que procurá-lo em lojas do interior? (informação passada pela atendente da Náutika). Só uma dúvida: Este botijão P5 não é difícil de fazer a reposição quando estamos em locais longe dos grandes centros? Não é usual termos este modelo e passar gás de um outro modelo para este não é uma operação aconselhável. Acho incrível o teu esquema elétrico. No TRANSFORMER penso no seguinte esquema: Rede 110V: Disjuntores na entrada, Transformador 110 V / 220 V, uma lâmpada interna, duas externas (uma em cada toldo) e uma na cozinha. Uma tomada na cozinha, uma para a geladeira e outra no banheiro. Rede 12 V: Uma bateria de 60 A, alimentada pelo alternador da Pajero, com um chaveamento para sempre manter uma bateria carregada para a partida. Fusíveis na entrada e em cada equipamento. Uma lâmpada na cama, uma no maleiro e uma na cozinha. Uma tomada para a geladeira e uma para a TV. Como plano B devo incluir um gerador a gasolina para eventualmente carregar a bateria e um lampião a gás. Basicamente é o que tenho no meu Motor Home. Nestes anos de estrada, só tive que dar partida para carregar a bateria uma única vez em Buenos Aires, pois no estacionamento que fiquei (atrás da Casa da Cristina Kirchner) não tinha energia elétrica. (rsrsrsrs) Obviamente estou adotando este esquema, pois é o único que conheço e consigo facilmente fazer sua manutenção, além de encontrar peças de reposição em qualquer lugar da América do Sul (por onde tenho viajado). Um abraço. Tom

    Tom, bom dia! Vamos às minhas argumentações: 1. Botijão P5 da Ultragás dura muito, leve e compacto, com um medidor dá para calcular a carga dependendo da duração da viagem. Até o fabricante de campers Duaron usa este botijão. O de 13 kg acho exagerado, a não ser se for morar de vez no trailer. Mantenha dois deles na sua casa, não sei dizer se é fácil achar nos vilarejos deste brazilzão… 2. Sem comentários sobre a Nautika…trago da China pela metade do preço o wc químico, enrolado no painel solar!!! 3. Tomadas 110 /Vac e 12 Ddc, quanto mais melhor, principalmente para as mulheres!!! 4. Inversor de 1500 watts no mínimo se você for instalar um micro-ondas, equipamento muito útil e prático na cozinha. 5. Sobre a parte elétrica no Transformer, conforme sua narrativa acima: a. use lâmpadas de led interno e externamente. b. bateria 60Ah é pouco, use no mínimo a de 115 Ah que eu postei acima, modelo estacionária e não veicular. c. acho temeroso chaveamento manual entre alternador e baterias, se você esquecer de chavear poderá descarregar a bateria principal e primária e consequentemente vir a perder a partida no veículo. Use o “isolador de bateria” que postei acima da Arieltek ou mesmo este outro abaixo da WARN que é importado, ambos fazem a mesma coisa, valores em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00, muito barato e fácil de instalar no cofre do motor. Você acha ambos nestes sites: http://www.todoterreno.com.br/app.empresa/app.view/app.produtos/app.view/descricao.php?ind=273 http://arieltek.com.br/?page_id=66 0.jpg Qualquer outra pergunta sobre a parte elétrica / eletrônica, conte comigo, é minha especialidade e formação…agora, sou um asno na parte mecânica, fazer furos, rebitar, cortar e soldar chapas tô fora…iria estragar tudo e perder todo o material… Abraço!

    em resposta a: Flip-Pac camper nacional para nossas picapes #48113
    Nilton J
    Participante

    Como seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 7 Sanitário químico embutido no gabinete: vaso-sanitario-portatil-banheiro-quimico-ecocamp-20l-nautika_MLB-O-5164552823_102013.jpg Geladeira 12 Vdc com compressor importado DANFOSS: [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT92tpBksm7yB-ujOudyw3UoVVyzDWTs3Wwe4mwstKSqXKcyq2omw[/img] Floor-plan: 403.png Saída pressurizada de água para ligação de chuveiro externo: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRBMs1Vg69DczJcxMOPZDaNfZ-FT2Jglx2PtIeAQBoUVkFypkV0[/img] Entrada externa de energia AC, para alimentar carregador de bateria e outros equipamentos, em modo parado em “camping” ou em “posto de gasolina”: [img]https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQAygCCV5ONWJxQQ9yfepdY42cWCUtWJshmE4rEDZUfjyWmRf2A[/img] Tanque de água Front Runner 60 litros, mesmo material dos galões de água de minha carretinha Global One, com aprovações internacionais: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTtdXoKNGc-i60oUE8_FamcTKUUEq9xF9H6sgd8pJmY5IaZm4Yr[/img] A título de armazenamento extra de água, no assoalho traseiro da cabine dupla, atrás dos bancos do motorista/passageiro, um tanque tipo “footwell” de 40 litros: [img]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQWv0bkFpL-wUYKpIj-y2kOtwrP382e-27VO-rT8_x3UtkNH400qg[/img] O botijão P5, que usei na minha carretinha, não pode faltar, é UM MUST! P5_2.png Fantastic Fan: Este acessório deverá ser item obrigatório para o nosso projeto de fabricação de um camper nacional de baixo custo com capota retrátil. O “ventilador fantástico”, é assim que os gringos chamam esta inteligente peça; pelo que notei, consome muito menos corrente do que o climatizador de caminhão instalado no camper do colega radioamador PP8GNT. Com dois controles, velocidade e temperatura via termostato, gira de um lado para retirar o ar quente de dentro do casulo e também gira ao contrário para empurrar ar frio para dentro do camper, até atingir a temperatura estabelecida. Sem contar que também arranca de dentro do camper o ar viciado e com cheiro de comida, caso tenha cozinhado dentro do camper. Uma das empresas estrangeiras fabricando algo assim chama-se Fantastic Vent, http://www.fantasticvent.com . Será que já existe algo assim fabricado aqui no Brasil? img0669yh.jpg Rack no teto: Outra peça muito útil seria um rack no teto da capota retrátil, para cargas leves, livrando espaço dentro do próprio camper: 0327131628.jpg[hr] Como seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 8 O camper deverá ser de baixo custo, mas sem abrir mão de um estilo legítimo off-road, com ao menos um suporte traseiro para um reservatório de 20 litros de combustível ou até mesmo de água: gallery_2_113_38123.jpg Iluminação LED dentro e fora do Camper: 435031d1381770245-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-t2ec16vhji-fhsqno4bibsommip9gw-60_35.jpg 435032d1381770274t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-4f9ffeef13f43_driverssidelight.jpg A parte elétrica teria ainda: Um isolador de bateria Arieltec 120 Ah: 435034d1381771027-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-isolador-bat-2-300x224.jpg Uma bateria Delco Freedom de 115 Ah, o modelo DF2000: bateria+delphi+freedom+115ah+df2000+curitiba+pr+brasil__30AB72_2.jpg Carregador de bateria, talvez até feito por mim mesmo, mas com flutuação: 434639d1381513317t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-placa-para-carregador-de-baterias-inteligente-138v-1a_mlb-o-165354314_1712.jpg Um inversor 600 watts, mais tomadas elétricas 110Vac e 12 Vdc: 435035d1381771299-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-bigphoto_0.jpg Sobre o painel solar, a idéia seria usar um do tipo “flexível”, super leve, como se fosse uma manta ou um cobertor, está caindo muito o preço disto na China, tem até já em forma de adesivos, basta colar no teto do camper: 434640d1381513823-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-flexible-solar-panel-sp-f180-.jpg Dois “mimos” eletrônicos: 435036d1380289388t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-philco_monitor__tv_led_16_518735_1_400.jpg 435037d1381771521t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-115072696sz.jpg[hr] Como seria meu camper nacional de baixo custo – Parte 9 Entrada de água externa para carregar o tanque de água interno: [img]https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRjig54lBScaQfBBx0yFV_viwUWIO4Oy9boKUhnWscw3rR7UDd-xA[/img] Conjugado fogão com pia de inox: ec1050_2013-galley-double-bowl-sink.jpg Gabinetes, bancos, mesa, cama casal: camper99.jpg[hr] Para uso externo do camper: Cadeiras de lona Quechua com braços, a mesinha de montar Eureka Cat Skill Table que tenho na minha carretinha, e também um fogão portátil Duo Ceramik Nautika com cartucho de gás embutido, sem se esquecer também de uma churrasqueira portátil, uma fundizeira, demais acessórios culinários e o Coffee Percolator de inox: 435029d1381769812t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-cadeira-alvorada-nautika-290380_mlb-o-4270821125_052013.jpg 435019d1380110450t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432480d1380110450-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-dsc_0171.jpg 435030d1381769896-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-fogareiro-duo-ceramik-nautika-flexgas-fogo-portatil_mlb-f-3714056069_012013.jpg 435021d1381769514t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432616d1380199350t-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-113872139sz.jpg 435022d1381769527t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432617d1380199537t-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-5659037_1gg.jpg 435023d1380315016t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432813d1380315016-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-dsc_0174.jpg 435024d1379953911-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432128d1379953911-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-p_3553_260-1-.jpg 435025d1379957512t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432135d1379957512-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-44221_h1_f-486x376-1-.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/435027d1380110179t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432479d1380110179-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-75400_h2_f-486×376.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/veiculos-e-preparacao/435028d1381769729t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-432097d1379945805t-alguem-conhece-quem-fabrica-reboques-assim-no-brasil-dsc_0061.jpg [hr] Meu objetivo e “budget estimado” é não mais de que 15 mil reais para se fazer acontecer este projeto como um primeiro protótipo. E em seguida, analisar a viabilidade de se “colocar na prensa” em escala de montagem seriada de produção, digamos 22 unidades mês, ou uma por dia útil, mantendo o valor acima como preço de venda ao mercado. Um produto assim especificado e assim precificado, vai ter procura! Fase atual de meu projeto: 435033d1381770712t-flippac-camper-nacional-para-nossas-picapes-ashampoo_snap_2012.12.08_22h02m42s_002_.jpg

    em resposta a: Global One Expedition Off-Road Trailer #48112
    Nilton J
    Participante

    Global-One: Baú de ferramentas Continuando a apresentação de meu reboque-barraca off-road, soltarei três (3) blocos de “reviews”, do tipo BBB, a saber: 1. Baú de ferramentas 2. Baú gourmet 3. Barraca & toldos E é já neste primeiro bloco, o baú de ferramentas, que minha “bagaça” vai mostrar-se para que veio, tem uma pura vocação expedicionária! Não só rivaliza-se com os reboques estrangeiros, mas até mesmo supera muitos deles no quesito “ferramentaria”. Um legítimo e genuíno brinquedo de gente grande !!! Com os equipamento deste baú de ferramentas e o guincho elétrico de 9.500 kilos na parte frontal do Troller, o conjunto traduz-se numa completa mini-oficina e estação de resgate.

    em resposta a: Carreta Trailer #48108
    Nilton J
    Participante

    Piso de borracha Usei este aqui no interior do baú de meu reboque off-road, do tipo “moeda”, tem inclusive em várias côres, coisa de R$ 30,00 o metro quadrado. Vem em rolo e compra-se por metro linear com largura padrão de 1 metro. Fácil de lavar e amortece as pancadas dos objetos dentro do casulo. pastilhadacolorida.jpg Manta%20Moeda%20em%20Rolo.jpg

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