Odair Teixeira
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Odair Teixeira
ParticipanteJackson Acho que vc está procurando um manual para construção de um trailer. Tem vários livros que ensinam (DYI your Caravan Trailer) Visite este site: http://www.diycaravans.com.au/ Conheço apenas normas que determinam os requisitos de desempenho dos trailers. Dá uma olhada nestes sites aqui: http://www.rvia.org/?ESID=ANSI Normas ANSI da associação de fabricantes de veículos de recreação https://infrastructure.gov.au/roads/vehicle_regulation/bulletin/vsb1/vsb_01_b.aspx Ali vc consegue links para normas australianas Existem algumas teses de mestrado/doutorado sobre fabricação de veículos de recreação…Se vc der uma fuçada no Google, vc acha. Dê uma olhada nos requisitos de desempenho para reboques e semi reboques nas portarias do Contran. No final, vc precisa homologar o teu RV e vai precisar de uma CAT. Vc tem que possa emitir uma CAT do seu projeto? No fórum, temos o EDINTRUDER que está construindo o trailer dele. Troque uma idéia com ele que pode te ajudar bem mais. Abraço Odair
25 de junho de 2015 às 01:04 em resposta a: LNB KU Nano Antichuva – aumentando a recepção de sua antena #60613Odair Teixeira
ParticipanteRodrigo A Banda KU é a utilizada por operadoras de TV por assinatura para canais fechados e alguns abertos. Usa frequências mais altas. Se não me engano, a Century lançou um receptor digital para banda KU para pegar canais FTA (free to air) ou simplesmente abertos. Agora tem no mercado estas LBNs novas com maior ganho (LBN HD anti chuva)… Para não confundir, a Banda KU com a Banda C. Banda C é a banda que utiliza a antena parabólica gigante antiga de alumínio, com frequências mais baixas. Na casa dos meus pais tem uma que foi comprada nos anos 80 e está lá até hj. A estrutura é de treliça de alumínio. Parece uma estação do Itaú. Abs Odair
Odair Teixeira
ParticipanteRodrigo O sistema de freios da Turiscar não é da Turiscar. É da VW. E foi adaptado para os trailers numa época que os freios não eram bons. Os freios automotivos começaram a ficar bons no Brasil após os anos 90 com a adoção de discos ventilados. Não sei e nem opino sobre o trailer de outros. Sobre o freio do meu Imperial, afirmo nunca prestou e nunca freou direito. Troquei cilindros de roda, sapatas, cubo etc… mas nunca funcionou decentemente. Cansei de fritar os freios e estourar cilindros de roda. Fiquei sem freios mais de uma vez. Descer uma serra era um pesadelo para mim. Até que desisti do freio a tambor e migrei para discos nas 4 rodas. Porém, em pistas molhadas com pouca aderência pode ocorrer o travamento das rodas, elas perderem atrito e deslizarem. Daí a importância de ter ABS. E isto independe da velocidade. Por agora não vou inventar mais nada, pq já trabalhei muito nele este ano e ainda tenho coisas para terminar. Mas certamente é um projeto que irei estudar num futuro próximo. Sds Odair
Odair Teixeira
ParticipantePra resumir todo este blábláblá… http://www.towingstabilitystudies.co.uk/stability-studies-simulator.php Legal é a pronuncia de “yaw inertia”.
Odair Teixeira
ParticipanteCaro Gustavo Esta é uma discussão legal, melhor ainda num encontro, tomando cerveja. Pelo fórum fica difícil. Se a porção de massa estiver afastada para as extremidades, irá aumentar muito o momento de inércia. Não dá para simplesmente aplicarmos uma integral pq a massa do trailer não é distribuída de forma contínua ou homogênea. Se assim fosse, seria fácil pq teríamos um corpo com massa Cm em função da densidade linear de massa m/L e o corpo com um comprimento qualquer dx. Tacava uma integral e resolvia o momento de inércia . E ainda se estivéssemos falando em um corpo bi apoiado, tudo bem. Mas por concepção, os trailers possuem eixos no centro do chassis (às vezes bi apoiado, mas muito proximos) e não é a mesma concepção das carretas e bi trens. A mecânica envolvida é diferente. Quanto menos massa nas extremidades melhor. Quanto mais massa no centro e o mais próximo do eixo melhor. Depois te passo uma publicação (em inglês) da SAE (USA) com um estudo do comportamento dinâmico de trailers onde vc poderá entender claramente que o vetor, fator de oscilação, velocidade crítica e outros aspectos são diretamente afetados pelo correto posicionamento do cg. Eu adoto a figura “D” como melhor condição para rebocar meu trailer, considerando os 10% de massa na bequilha e o CG mais baixo e entre os eixos o quanto possível. Vamos trocando ideias Abraço Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Odair Teixeira
ParticipanteFala André, beleza? Concordo contigo, mas em partes. Para tecnologias novas, com sistemas e componentes não homologados, é necessário a validação técnica dos elementos, componentes e sistemas em laboratórios credenciados pelo INMETRO. Precisa ainda de investimento em verificações técnicas, ensaios, laudos e consultoria de peritos em engenharia automotiva. Aí vai uma boa grana mesmo. Eu já trabalhei alguns anos atrás com homologação de sistemas estruturais e além da grana, tomava muito tempo por não possuirmos muitos laboratórios disponíveis. Porém, para componentes que já foram homologados, a validação é mais tranquila. Já existem no mercado fornecedores com produtos homologados. Alguns fornecedores já fornecem para o mercado automotivo leve e pesado. O que tenho visto são fornecedores de sistemas ABS homologando o sistema para fornecer para clientes interessados. Posso estar errado, mas o montador de um trailer teria que exigir do fornecedor estas homologações, pois ele vai utilizar a tecnologia homologada por este fornecedor. É um trabalho de parceria. O que seria necessário de fato: – Criar uma diretriz – Elaboração de um protótipo de um trailer. – Submeter a verificações (rotina de ensaios) e validar os resultados. – Emissão de relatório técnico de avaliação elaborado por engenheiro com registro ( ART / CAT) Alguns fornecedores http://www.engatcar.com.br/images/Folheto_Sistemas.pdf http://www.wabco-auto.com/products/category-type/brake-stability-control/ http://www.knorrbremse.com.br/pt/commercialvehicles/products_1/electronicsystems/electronicsystems.jsp http://blogdocaminhoneiro.com/palavras-chave/kit-abs/ Aliás, no evento de Águas de Lindóia no começo do mês eu vi dois triciclos ByCristo (aqueles de gosto duvidoso) fabricados em São Carlos já com freio ABS. Perguntei para um dono e ele falou que comprou assim. Eu dei uma olhada por cima e só vi a roda fônica na dianteira, sensor e módulo. O dono comentou que teve um outro triciclo sem abs e a diferença era gritante. Não creio que tenha pago tanto a mais por isso. Mas eu posso estar errado pois nunca trabalhei homologando freios e estou polemizando sem necessidade. Se tiveres mais alguma info, posta aí. Abraço Odair [hr] Edi O conector 12N e 12S são basicamente os mesmos que usamos aqui e que o Jandir postou as fotos lá em cima… https://en.wikipedia.org/wiki/Trailer_Connector/ISO#7-pin_trailer_connector_Type_12N_.28ISO_1724.29 O que muda é o pino central, que em um é fêmea e o outro é macho. Não tem ciência de foguete neste negócio não… Sds Odair
Odair Teixeira
ParticipanteCaro Gustavo Sempre leio o teu tópico na correria e nunca posto nada. Hoje li com mais calma. Parabéns pelo projeto. Sonho em um dia encostar o Imperial na Sinostrailer e refazer desde o chassis. Talvez um dia, quem sabe. Com relação as claraboias, elas são importantes sim. Como nossos trailers tem bom isolamento térmico nas paredes e no teto mas não possuem nenhuma inércia térmica devido a capacidade térmica/calor específico dos materiais utilizados, qualquer variação na carga térmica interna se traduz em rápido aumento ou rápida perda da temperatura interna. As claraboias servem para promover ventilação cruzada e retirar rapidamente o calor interno. Lembre-se que nem sempre é possível ligar o ar condicionado. O ideal seria ter o piso isolado entre as duas chapas de madeira. Isto para também não acontecer perdas térmicas significativas no inverno. Quem tem um Turiscar em dias frios, sabe como o piso congela e rapidamente o trailer congela junto, novamente, por causa da baixa (ou nenhuma) inércia térmica. Mas isto é inerente aos materiais utilizados. Estas janelas de vidro que vc comprou são duplas? Possuem filtro UV? Vc poderia, se possível verificar qual a densidade do PU usado? Qual a espessura? É PU/PIR (com retardante a chama?) Se não tiver retardante de chamas, tome cuidado pq em caso de queimar alguma parte do isolante de PU, ele pode liberar compostos muito tóxicos na fumaça que matam rapidamente. Desculpe tanta intromissão. Como parte do meu trabalho, faço simulações computacionais de eficiência térmica/energética, e fiz algumas com o meu Imperial. Uma das razões dos nossos trailers serem tão termicamente ineficientes (além da camada pequena de material isolante) se dá pelas janelas simples de acrílico. Qdo rodo a simulação, parece que nem tem nada ali. O ideal seria as janelas duplas (pode ser de acrílico ou vidro).. Gostaria de rodar um comparativo com os dois materiais. O EPS (Isopor) tem fator de condutibilidade de 0,034 W/m·K e a espuma de Poliuretano tem 0,023 W/m·K. O PU isola um pouco mais que o EPS e seria bem significativo se a espessura fosse um pouco maior. Este ganho é maior quando a espessura é maior também. Outro fator a ser observado nas janelas e na claraboia: Condensação interna de umidade. Como estes materiais possuem calor específico baixo, nos dias frios e com a umidade elevada dentro do trailer condensa muita umidade. Para a claraboia do meu quarto eu adotei uma espuma pq condensava tanta umidade que na manhã seguinte, parecia que tinham jogado uma bacia de água na cama. Novamente, parabéns pelo projeto. Muito show! Abraço Odair
Odair Teixeira
ParticipanteLuno Qual região vc está localizado? Que tipo de vibração vc percebeu? Tremia o volante? A carroceria tremia? Verificou nos espelhos que o trailer estava oscilando? Assim, com poucos detalhes é difícil diagnosticar. Não tem nenhuma roda do trailer que está torta? Os rolamentos estão ok? Dá uma olhada depois poste aqui. Sds Odair
Odair Teixeira
ParticipanteEu acho uma pena não termos ABS nos trailers. Mas a minha opinião é bem particular. Penso que os fabricantes estão olhando somente para o custo adicional no projeto. Deveriam pelo menos apresentar como opcional para os que percebem valor nesta tecnologia. Como estas inovações não são devidamente comunicadas aos clientes destes mercados, estes não percebem e muito menos reconhecem o valor. Se o cliente não percebe o valor, não compra e a indústria não adota. E aí fica como está. Vide a novela da nossa norma de desempenho para construção civil (NBR 15575). Quem conhece, sabe a dificuldade que foi para aprovar o mínimo de requisitos de desempenho, que são básicos para qualquer mercado maduro. Aqui foi um parto de anos, com idas e voltas. Voltando ao ABS, deveriam olhar para o longo prazo, e comunicar aos clientes que isto pode ser uma característica adicional de segurança em comprar um trailer. Além do mais, junto com o ABS é possível adicionar o sistema ESP no mesmo módulo. Isto não é nenhum bicho de 7 cabeças. Há anos este sistema é aplicado na indústria e não é necessário desenvolver nada específico. Até scooter chinês tem ABS hoje em dia. Aliás, as motos já usam ABS há anos e até CG 125 vai ter ABS a partir de 2016 (por imposição da lei). Acho que tudo é complicado neste país porque não temos característica empreendedora e inovadora. Esperamos sempre por imposições das legislações. Coisas típicas de um mercado emergente e ainda nada maduro. Nos mercados abertos e onde a inovação tecnológica é a essência competitiva das empresas, as inovações são mais rápidas do que a criação de leis e obrigações pelo estado. O próprio ABS começou a ser utilizado em veículos nos anos 80 e após 35 anos no Brasil é que se começou a equipar todos os veículos (por imposição da lei). Nós ficamos atribuindo ao governo a função de obrigar o uso e o desenvolvimento de tudo. Não deveria ser assim, porque nos mercados maduros não é. Ter ou não ter ABS em trailers não deveria ser pauta de legislação. Os fabricantes já deveriam ter adotado há anos. Tudo aqui vem com atraso de duas décadas, por força de lei. Ou alguém acha que ABS, ESP, EBD, TC (Controle de Tração) , Airbag e muitos sistemas de segurança ativa foram desenvolvidos por obrigação de lei? Não foram. Foi a competição de um mercado aberto. O TSP (trailer stability Program) esse sim deveria equipar todos os carros, pois é um auxiliar importantíssimo para não causar conflito com o ESP qdo o carro for afetado pelo pendulo do trailer e o ESP pode se confundir e piorar a situação. Enfim, quando estas tecnologias foram reconhecidas como importantes e salvaram muitas vidas, aí sim viraram lei. Acho que fabricar trailers em 2015 sem nenhum sistema de segurança (ABS ou ESP) nos manterá onde sempre estivemos. Lá atrás, bem atrasados. Desculpe o meu desabafo aqui, caros colegas. Evolução tecnológica aqui só acontece quando os mercados maduros consideram quase obsoleta. E não estou falando somente de mercado de camping ou automotivo. Abaixo, um sistema de ESP (Programa para controle de estabilidade) como estes que qualquer carro possui e que é vendido como acessório para instalar em trailers e que resolve o problema de pendulo, sem nenhuma interferência no projeto do trailer ou qualquer outra ação complicada. Abaixo, um estudo de ABS em trailer http://www.mrtrailer.com/a_pic/direclink_abs_for_safer_trailers.htm Neste abaixo, a adição de ESP em um trailer http://www.northcoastcaravans.co.uk/images_alko_atc/alko_atc_brochure_4web.pdf Esta é a minha opinião, que trabalho há 20 desenvolvendo e aplicando tecnologias em diferentes segmentos de mercados no Brasil e me deparo sempre com este tipo de situação. Aqui, só se inova se for obrigado por lei. Senão, fica como está. Se for para o nosso mercado de campismo crescer, que seja sem nenhum sistema de segurança. Quem sabe lá na frente, o mercado mude de opinião. Abraços Eng. Odair Teixeira
Odair Teixeira
ParticipanteMarcos É um relê ligando o positivo do alternador acionado pelo positivo do pós chave. Todo carro tem uma saída no painel onde só tem sinal positivo se a chave estiver virada para partida. Aí vc puxa um fio e liga no relê, (86, 87 tanto faz) um no negativo do chassis e um positivo de saída. Este relê vai mandar positivo qdo a chave estiver virada com o carro funcionando. Desligou a chave, desliga o relê e não vai positivo para o trailer. Simples de fazer.. Eu fiz na Hilux assim que coloquei o engate. Tá lá até hj. Sds Odair
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