Odair Teixeira
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Odair TeixeiraParticipante
Dardo A maneira mais simples é simular num software de CFD baseado em elementos finitos. São bem precisos. Pra quem quiser se aventurar, tem este aqui : http://www.openfoam.com/ que é gratuito e é bom pra caramba. Basta conhecer de mecânica dos fluídos e ter paciência para desenhar as condições de contorno. Só que toma um tempo danado… Do ponto de vista aerodinâmico, o meu Imperial tem o mesmo Cx de um tijolo maciço.
Odair TeixeiraParticipanteQuerido Dardo! Tu sabes o quanto sou ranzinza e mal humorado com algumas coisas. Realmente, não havia postado antes por falta de tempo. Tu também sabes que estou trabalhando o triplo para ganhar a metade, graças a exuberância econômica promovida pelos símios que governam este país. A área de engenharia no Brasil está jogada no lixo. Este país não valoriza e não paga pelo conhecimento. E aí vamos andando de lado, e os anos vão passando. Com relação aos custos do projeto, ficaram ao redor de R$ 3000,00 (sem contar a minha MO, que é caríssima). Se for contar as horas técnicas que eu dediquei, daria para comprar outro trailer. Mas para um fabricante, é possível comprar os componentes direto dos fornecedores por um custo bem mais baixo. Estimo que se fosse comprar como PJ direto do fornecedor, isto sairia 25 a 30% do valor . Realmente, não fica caro e vale a pena. A segurança e a tranquilidade não tem preço. Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteObrigado Gustavo / Alexandre Algumas coisas me preocupavam: Tive que calcular se o atrito gerado pelos freios não seriam maiores que os das rodas (travamento), já que o freio inercial não tem sensibilidade para dosar o pé. O amortecimento da bequilha tem que ser eficiente, para não virar um aríete nos pistões das pinças Se o cilindro mestre original (simples) daria conta do recado. A vazão de fluído havia quadruplicado, já que a área dos pistões nas pinças é 4 vezes maior. O fato do entre eixos ser muito curto e o centro de gravidade do Imperial estar em cima do primeiro eixo. Eu temia que numa frenagem forte, haveria muita transferência de massa pro eixo dianteiro e afundamento da lança. Na prática, daria para perceber a Hilux sofrendo afundamento da suspensão, mas nos testes de frenagem eu não percebi nada. Mas devo fazer mais uns testes nos próximos dias e tentar avaliar se existe esta condição. A longo prazo, isso se traduz em esforços cortantes, flexões, torções e outras solicitações indesejadas que eram bem menores quando rodava com freio a tambor. O ideal seria colar extensômetros no chassi e coletar os dados, mas aí já iria virar um projeto de trailer novo. Ainda assim, tenho que fazer algumas alterações e ajustes. Qdo conseguir tempo, farei as alterações e postarei aqui… Abraço Odair
Odair TeixeiraParticipanteRonald Em termos de frenagem, eu seguro na alavanca do freio de mão e controlo a descida numa rampa como se fosse o freio do carro. Sem comparação com aquela m….da do tambor. Mas prepare-se pq dá um puta trabalho… Primeira coisa. Esqueça a roda de 14 polegadas original. Se puderes, migre para 15 polegadas. Fica muito mais fácil. Sofri para ajustar na roda VW 5 furos de 14 polegadas. Quase tive que colocar espaçadores. Se migrares para 15 polegadas, é plug´n´play! Sds Odair
Odair TeixeiraParticipanteEdi Sou comprador frequente de sites gringos (ebay, toyota parts, vee dub, etc..) Qualquer compra de qualquer valor, mesmo valores inferiores a US$ 50,00. A Receita soma o valor do produto+frete e aplica os impostos. Cuidado, pq as vezes o tempo do frete + impostos acabam inviabilizando.. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk[hr] To com um jogo de discos de freio da Toyota Prado que demoraram para ser entregues. Vendi a Prado e os discos chegaram depois. A RF ainda reteve o material e cobrou uma paulada de impostos… Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
30 de abril de 2015 às 02:56 em resposta a: COMO ELEVAR A ALTURA DO TRAILER COM MOLA DE TORÇÃO #58984Odair TeixeiraParticipantePôxa Pivaro, vc vem me acordar a esta hora para dar pitaco ? O Ronald já matou a charada… Assim, qdo vc chegar no céu, o véio de barba branca vai pedir pra vc sair da fila. Com relação a suspender o trailer, se dependesse da qualidade do pavimento brasileiro, da altura das lombadas e dos angulos agudos de algumas ladeiras, eu deixaria meu trailer tão alto que teria que instalar uma escada Margirus na porta para poder entrar. O ultimo role na semana passada raspei as patinhas traseiras saindo do camping. Toda vez é assim. Acho que vou instalar umas roller bars de arrancada. O processo é tranquilo. Meça tudo antes com cuidado pra não rolar ressaca moral. Desfazer depois é dor de cabeça. Use tubo de aço de seção quadrada, com espessura de parede adequada à carga que vai receber. Peça para o melhor soldador da região fazer o trabalho. Use materiais de primeira qualidade. Mas antes de meter solda, desconecte tudo das tomadas internas e isole o que estiver aterrado no trailer. [undefined=undefined]Detalhes importantes:[/undefined] – Fosfatizar e pintar o tubo por dentro e por fora, para evitar corrosão. Se galvanizar, melhor ainda. – Cuidado com o alinhamento dos eixos qdo for montar. Experimente fixar o eixo de suspensão um pouco desalinhado e vc vai ver um trailer pendular até quando der marcha ré. – Nivele o trailer e apoie de forma adequada. Uma ligeira contra flecha para compensar a deformação/flexão dos apoios pode ser interessante, se o comprimento das longarinas for muito grande (trailers de dois eixos) – Os trailers tem baixíssima rigidez torcional. Isto não é bom. Ainda bem que a estrutura é de madeira e madeira não rompe for fadiga. Se fosse assim, o Guanaquito teria desmontado na “viagens austrais” do Dardo. A colocação desta barra acaba melhorando um pouquinho a rigidez, mas não chega a ser nada surpreendente não. – Se o seu trailer for curto ou de apenas um eixo, aproveita que tá no estaleiro e verifica o estado do chassi e principalmente no ponto mais crítico, onde o momento torçor é cruel, que é a parte do quadro “A” que começa embaixo da caixa de gás e vai até a bequilha. Aquele trecho logo após o término do quadro do chassis (carroceria ou casa) e que começa o que seria o “cambão” do trailer, é onde são descarregados os maiores esforços de flexão, torção ( muitas vezes flexo-torção). A maioria dos trailers tem um reforço ali. Porém, se a capacidade de carga do trailer estiver no limite e o trailer for submetido a um stress muito grande, pode gerar trincas e ruptura por fadiga. Na dúvida, mete um reforço por precaução. Tem um loucos sem alma que frequentam este fórum e que gostam de colocar o trailer em estradas de terra cheias de costela de vaca e percorrem horas a fio em velocidades baixas. – Se o trailer for um Turiscar, tire os braços da suspensão e dê uma geral, troque as gaxetas em L, verifique o embuchamento e troque se necessário. – Troque os pinos graxeiros e meta graxa no eixo. – Verifique rolamentos e lubrifique com graxa adequada. Acho que é isso, não tem nada demais neste trabalho. Amanhã se der tempo, irei postar o projeto do Imperial com disk brake!
Odair TeixeiraParticipanteEdi Acredito que na loja da Itu Trailer ainda tenha para vender. O livro é grande e tem umas 500 paginas. Na internet tava 50 reais. Abç Odair Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Odair TeixeiraParticipanteVeja se é VW AP mesmo. Tem muita gente que chama o motor EA 111 de AP. O EA 111 teve muitos problemas, geralmente associados a deficiencia no sistema de lubrificação. Depois de uma ação do Min. Publico, a VW assumiu o erro (mais uma vez). Alem do mais, o EA 111 equipou o Golf 1.6, que alguns proprietarios relatavam ruidos de biela batendo, mas na maioria das vezes eram os tuchos.. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Odair TeixeiraParticipanteTrabalhei a semana passada inteira em uma das maiores refinarias de Biodiesel do Brasil, implementando uma nova tecnologia de processo. Conversando com os técnicos, a preocupação com lubricidade do Diesel S10 não é problema. O que deve-se cuidar é com teor de água, já que o biodiesel é higroscopico.. Mas isto já foi extensamente debatido aqui.. Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
19 de abril de 2015 às 22:22 em resposta a: Engate Para Rebocar Trailer / Engate De Rebocar Trailer / Bola de Engate de Aço Inox #58757Odair TeixeiraParticipanteTem um post do meu imperial que eu medi esta altura. Tem a imagem da altura na trena.. A altura do engate nao pode ficar muito acima da altura da munheca, sob pena de parte da carga que seria aplicada nas molas do primeiro eixo do trailer ser descarregada no engate/suspensao traseira do veiculo tracionador. Tive este problema com o Imperial. Aí aproveitei e levantei a suspensao do Imperial e encomendei com o Bode Engates uma nova versão do engate, desta vez mais resistente e mais baixa… Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
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