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Odair Teixeira

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  • em resposta a: Rebocando Trailer com Carro Automático #56734
    Odair Teixeira
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    Com relação ao engate, vc precisa fazer um sob encomenda. Tem que ser projetado. Um engate de 4 parafusos simples não vai aguentar e pode até danificar a carroceria. O Bode Engates em Tietê – SP faz este trabalho. Acho que vai custar ao redor de 600 a 700 reais. É só explicar para ele ou para o Juliano que é um Trailer que será rebocado e que precisa ser reforçado. De repente eles já tem os gabaritos. Sds Odair

    em resposta a: Rebocando Trailer com Carro Automático #56731
    Odair Teixeira
    Participante

    Tiago, não sei o que o Dardo lhe disse, mas pode crer que é verdade. Com relação ao Opala 4.1, embora a potencia (121 cv@ 3800rpm ) seja inferior ao Peugeot 2.0 (138cv @6000rpm) , o torque de 29 kgf/m@2000 rpm (aí o bicho pega) do Opalão é bem maior que os 19kgf/m@ 4100rpm. O Opala tem o mesmo torque duma pick up diesel 3.0 na média. O motor do Opalão segue a velha escola americana, com curso bem maior que diâmetro (R/L) com bielas longas, pesadas para suportar os esforços sem fletir e que proporcionam maior inércia e menor angulo dos pistões. Resulta em muito torque e baixos giros. O teu carro puxa este trailer sim. Apenas terá que ir de boa nas serras, subindo com calma e sempre respeite os limites do equipamento. Os Karmann Ghia são excelentes para rebocar com carros de passeio. Tem o CG bem no meio, enquanto o Turiscar é um pouco mais pra trás. Puxei um KC 750 dias atrás com minha pick up e foi muito melhor que o meu Imperial. Apenas se preocupe em desenvolver um engate de boa qualidade, bem fixado para não danificar o seu carro. Dá uma lida nestes relatos do Peugeot 2.0 rebocando Trailers de mais de 1000kg.. http://www.towcar.info/gebruikservaring.php?merk=Peugeot&serie=307 De resto, é só alegria. Sds Odair

    em resposta a: Dúvida quanto ao freio inercial #56718
    Odair Teixeira
    Participante

    Então Edi Tem vários amortecedores que são de dupla ação e podem trabalhar deitados. Estes do Peugeot acho que são assim também. O principal problema é em relação as dimensões dele expandido e comprimido. Como a fixação que eu fiz foi baseada nos furos e parafusos existentes no mecanismo do freio inercial, eu não conseguia nenhum que desse na medida. Mas estes do Peugeot eu nem cheguei a testar. Eu testei alguns e o do Classe A deu certinho. Com relação as buchas, certamente as de PU serão a opção que vou adotar. As buchas de reposição esfarelam antes de montar. [attachment=4805]

    em resposta a: Pesq. – Qtd. de trailers em nossa atual frota #56717
    Odair Teixeira
    Participante

    RE: Pesq. – Qtd. de trailers em nossa atual frota Lista atualizada: 1 – Ronald Ataulo, Santos – SP, Turiscar Brilhante Luxo 1987 (rodando) 2 – Hélcio Ataulo, Santos – SP, Apolo Trailer Young 2014 (rodando) 3 – Rodrigo Ribeiro, Mauá – SP, Mini Trailer – Teardrop 2014 (rodando) 4 – Carlos Fanara, Niterói – RJ, KC 450 1989 (reformando) 5 – Davi Perpétuo, Jacareí – SP, Turiscar Caravana 1975 (rodando) 6 – Rogério Siqueira, Jacarepaguá – RJ, Turiscar Rubi 1989 (rodando) 7 – Carlos Tim, Joinville -SC, Turiscar Diamante 1980 (rodando) 8 – Marcão MaCamp, São Paulo-SP, KG 330 (rodando) 9 – Leo Lerback, Duque de Caxias/RJ, KC450 1988 (rodando) 10 – Allex W Farias, Tijucas-SC, KC 330 (rodando) 11 – Rodrigo Humphreys, Volta Redonda-RJ, Turiscar Brillant 1977 (rodando) 12 – Tide Ferreira, Dom Pedrito-RS, Turiscar Vila Rica Luxo 1987 (rodando) 13 – Matheus Silveira, Rio Grande-RS, Turiscar Eldorado Luxo 1973 (rodando) 14 – Alessandro Bortoletto, Arapongas-PR, KC 330 1986 – KC 450 1979 – Acampe VW Westfália 2004 (Todos rodando) 15 – Carlos Roberto Coelho, Viamão-RS, Turiscar Brillant Sport 1973 + S10 2.2 1997 (rodando) 16 – Marcelo Baião, Juiz de Fora -MG, KC 330 1990 (rodando) 17 – André Barros, Atibaia-SP, KC 450 1988 (rodando) 18 – Omar Soares, Santos/SP, Turiscar Brilhante Sport 1977 (rodando) 19 – Ricardo Lopes, São Paulo-SP, Turiscar Diamante 1981 (rodando) 20 – Mãe do Ricardo Lopes, São Paulo-SP, KC 740 última série (roda quadrada em Campos do Jordão-SP) 21 – Rodrigo Bicudo, Jacareí- SP, Turiscar Caravana 1972 (Reformando) 22 – Dardo Horacio Bonansea, Curitiba-PR, Turiscar Diamante 1981, “El Guanaquito” (rodando, e como roda esse bicho!) Demais 23 – Mauricio Lima, São Paulo-SP, Delka 730 2014, “Bigorna” (rodando) 24 – Jairo Lichewitz e 4 mulheres (1 esposa e 3 filhas), São Paulo-SP, Turiscar Diamante Vila Rica 1982 (rodando) 25 – THOMAS, Mandaguari-PR, Turiscar Rubi 1989 “Bagualito” (rodando), acabou de chegar de viagem. 26 – Delfim Bouças, Rio de Janeiro-RJ, Turiscar Brilhante SL480 1992 (rodando) 27 – Cleber Molena de Souza, Mandaguaçu – PR – Turiscar Diamante Excella 66 ou 76, (ñ pequei o doc ainda) (Reformando) 28 – Gilberto Stroppa, Tietê-SP, Motortrailer Beija Flor 1998, 4m,(rodando) 29 – Alex A. Fardo, Joaçaba-SC, Turiscar Vila Rica Luxo 1985. (rodando) link da foto na minha assinatura. 30 – Eduardo Amaral – Edintruder – RIo Grande/RS – Artesanal 4,6m (em construção) 31 – Odair Teixeira, Vinhedo – SP – Turiscar Imperial 1984 (rodando e freando) 32 – 33 –

    em resposta a: Pesq. – Qtd. de trailers em nossa atual frota #56710
    Odair Teixeira
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    Ronald Por que o Imperial não foi incluído?? Sds Odair

    em resposta a: Dúvida quanto ao freio inercial #56709
    Odair Teixeira
    Participante

    Caro Tiago e colegas.. Eu particularmente não acredito que um amortecedor possa ser “recondicionado”, sem ao menos trocar a haste, os elementos internos e as vedações. Trocando tudo isto, sai o custo de um novo. Aliás, peças automotivas de reposição, eu não confio nem nas novas, quem dirá nas recondicionadas. Recondicionamento de componentes, só na industria aeronáutica ou naval. Abaixo, o passo a passo do problema que tive do amortecedor do freio inercial do meu Turiscar Imperial: – Rodei muitos km com o amortecedor original. Sempre dava uma pancadinha na freada e uma pancadona na arrancada. Perguntei para alguns caras que fazem manutenção em trailer e me diziam “Fica tranquilo, é assim mesmo”. Nunca aceitei como verdade. – Um dia voltando de uma acampada, arrancando depois de passar duzentas lombadas em perimetro urbano, o amortecedor original estourou. Aí, era pancadona na arrancada, na freada, em velocidade constante. Dava pancada até estacionado. Os cilindros de roda estouravam um após o outro. Fiquei sem freio no trailer. Procurei por todo lado o amortecedor original novo. Não existe mais. Só recondicionado. -Levei em várias casas de “experts” em preparação de amortecedores para competição. O que boa parte deles faz, é abrir o amortecedor e substituir o fluido por um de maior viscosidade. Mas o amortecedor da Turiscar, ninguém se interessou em reparar, pq os elementos internos não existem para reposição em nenhum lugar. -Pedi para encher o amortecedor com fluido e vedar o suficiente para um teste. – Levei para testar e descobrir qual era a carga de expansão e compressão. Engraçado que alguns dos “feras” em amortecedores de competição não tinham nenhum dispositivo para testar a carga dos amortecedores. É tudo no empirismo. – Levei até um laboratório de uma empresa conhecida onde um amigo trabalha e testaram para mim. Peguei os valores das cargas e Newton e enviei um email para um fabricante, solicitando qual amortecedor de dupla ação, para atuar horizontalmente, com as medidas e cargas de expansão e compressão poderia ser indicado por eles. O fabricante me recomendou o amortecedor de direção da F4000. – Achei a carga um pouco baixa. Mesmo assim montei e rodei com o trailer. Ficou muito melhor do que o original, mesmo no Imperial que é pesado pra caramba. Devia ter deixado assim. Mas resolvi tentar deixar melhor. -Desmontei tudo e saquei o amortecedor e levei até o “expert” e pedi para ele “endurecer” o amortecedor um pouco mais. – Ele cortou a cabeça do amortecedor, colocou um fluido mais viscoso, soldou e me devolveu. – Montei e rodei. Ficou muito duro, parecia estar fixo. Desmonta tudo novamente e leva ao “expert”. Ele diz que não pode fazer muita coisa. Põe de volta o fluido original. – Monta tudo novamente e roda com o trailer. Ficou muito mole, parecia que estava quebrado. Volto novamente ao “expert”. Ele diz que não consegue colocar o mesmo nível de fluido que a fabrica coloca, e assim o amortecedor estava condenado. – Volto na autopeças e compro outro. Monto no lugar e testo novamente. Ficou bom mais ainda existe uma pancada na arrancada. Resolvi colocar um amortecedor de suspensão traseira do Mercedes Classe A (que pode trabalhar deitado) e fixar por baixo do sistema de freio inercial. Acabou o problema. Fiz duas viagens para a Bahia sem me preocupar. Depois do nosso encontro de Bertioga, apareceu um barulho quando expandia (arrancada). Descobri que as buchas do amortecedor do Classe A haviam rompido. Desmontei todo o sistema e estou dando uma geral novamente, agora sem muita pressa. Arranquei os braços de suspensão, mangas de eixo e estou trabalhando no projeto de colocar freios a disco no Imperial. Provavelmente vou ter que substituir o cilindro mestre também, já que as pinças maiores vã precisar de maior volume de fluido e algum trabalho no freio inercial tenha que ser feito. Aí faço tudo de uma vez só. Uma coisa que aprendi com o Trailer da Turiscar, é que nada bate de primeira. Tudo dá muito trabalho. Abraços Odair

    em resposta a: Roteiro por SC #56228
    Odair Teixeira
    Participante

    Felipe, Santa Catarina é minha terra natal, mas litoral catarinense na temporada tem um transito desanimador. Pior do que Marginal Pinheiros as 18:00hs.. Três anos atrás fui para o Estaleirinho. Era 20 de Dezembro. De Joinville até Camboriú eu levei 6 horas. Fora que o beach bar ao lado do Estaleirinho estava com as ruas tomadas de carros estacionados dos dois lado. Agora pensa num Imperial tentando passar e manobrar em uma rua estreita com os dois lados tomados por carros. Estresse total. Sem falar que o beach bar colado no camping tocava das 8 da manhã até meia noite uma Lounge Music chata pra caramba. Parecia uma trilha de hipnose. Tinha um grave poderoso. O meu Nescau misturava sem bater, só com a pancada do subwoofer que vibrava no Imperial inteiro. Na semana entre Natal e Ano novo, era impossível se deslocar de carro para qualquer lado. Tentei ir para Floripa visitar parentes e amigos e desisti. Um dia levei da beira mar norte até a Praia da Daniela 4horas e meia. Almoçamos uma paella, descansamos e levamos mais 5 horas pra voltar. Na boa irmão, risca Bombinhas do mapa…O transito começa na 101 as 09:00 da manhã e vai Porto Belo adentro por horas e horas. O lugar é lindo, mas o transito desanima. A volta não é melhor. Tente passar por Floripa bem cedo, mas cedo é tipo antes da 7 da manhã… Bom, lendo agora o que eu escrevi, vejo que meu depoimento foi muito encorajador.. Se eu fosse vc, iria pro Mundaí..

    em resposta a: Neve e Trailer: Guanaquito na Patagonia! #55947
    Odair Teixeira
    Participante

    Que bom ver vc por aqui novamente Dardito.. semana passada estava na casa do Jairo e falamos de vc.. Semana passada eu tb estive aí em Ctba, te liguei mas como de cx postal, deduzi que vc ainda estava viajando.. Pra variar, as suas fotos são as melhores… Fraternos saludos Odair

    em resposta a: [CANCELADO] Acampamento Macamp 28, 29 e 30/11 – Aguas de Lindoia VQQ #55728
    Odair Teixeira
    Participante

    Pessoal Acho que nao ficou claro: o encontro foi cancelado. Eu avisei o Ismael que não haveria mais. Ele está viajando de férias com a esposa em Natal. O Ismael deixou nas minhas maos a responsabilidade pelo encontro . Eu teria que correr atras de alguns preparativos e arrumar a infra para receber os trailers. Como havia insatisfação pelo preço cobrado, preferi cancelar com o Ismael. Ele entende que 50 reais por pessoa/dia sem cobrar equipamento, agua, luz e oferecer piscina, sauna, salao de jogos, barzinho é o preço justo e eu respeito a opinião dele. Talvez nem eu mesmo estarei lá no final do mês, pois estou com meu avô muito doente e com minha familia contando com meu suporte. Nao sabemos se ele aguentará por mais 30 dias, entao estou indo com frequencia para SC e os proximos fds estarei viajando para lá. Com relação a preços de camping, cada lugar tem o seu e nao existe uma tabela fixa. Ontem conversei com um colega que foi para um lugar que indiquei e ele achou caro e ruim e saiu falando mal. É um lugar com uma natureza linda e sossegado e que cobra 30 reais por pessoa/dia + equipamento e o cara achou um roubo. O cara tem uma pick up top de linha, um trailer excelente, mas acha caro pagar 150 reais / dia . É uma pena. O mais curioso é que o cara está negociando um MH bem caro. Só espero que não vire um daqueles donos de RV de meio milhao que fica atras de eventos onde a hospedagem é gratuita. Desculpem o mau humor, é que estou na concessionaria arrumando o meu carro que foi arrombado e furtaram meus equipamentos, estepe etc.. Dentro do estacionamento do Center Norte em plena luz do dia… Ta facil viver neste país

    em resposta a: [CANCELADO] Acampamento Macamp 28, 29 e 30/11 – Aguas de Lindoia VQQ #55709
    Odair Teixeira
    Participante

    Jandir Como o pessoal achou caro e o dono do Camping não aceitou baixar o preço, eu sugeri que cancelar seria o melhor. Acho que somente o Jairo deve ir, mas ele já é frequentador e conhecido por lá.. E eu que tenho um box e meu Imperial que fica por lá. Sds Odair

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