Publicidade:
 

Já havíamos cantado a bola em março de 2022 no artigo https://macamp.com.br/tv-aberta-gratis-na-mini-parabolica-esta-a-caminho. Agora com a pequena antena parabólica do tipo “Sky” podemos abrir os canais de TV aberta sem nenhuma necessidade de assinaturas, pagamentos ou “mentirinhas” das operadoras. Realmente livre, o sistema de TV Parabólica que já era tão popular no Brasil há décadas migrou agora para a banda Ku, sintonizada pela pequena anteninha também já muito popular por diversas operadoras pagas. Para quem possui as antenas embarcadas nos RV’s ou mesmo utiliza as tradicionais montadas a cada paragem e já conta com os principais serviços de streaming, é hora do Adeus às assinaturas de TV e abrir os canais abertos e livres.

A ANTENA PARABÓLICA TRADICIONAL: Foram décadas de popularização e acesso ao sinal de emissoras de TV aos mais distantes rincões do Brasil. Apesar de ter sido inventada em 1887 por um físico alemão, foi somente em 1975 que foi utilizada para captar sinais de TV aberta nos EUA. No Brasil chegou nos anos 1980. Como o sinal vinha de satélites de alta órbita e chegavam, de certa forma, fracos na terra, era preciso uma parábola que captasse uma boa área de sinais paralelos e que fossem concentrados em um único ponto – o foco. É exatamente neste ponto que está o LNB, captador que ligava-se ao receptor através de um cabo coaxial, no início alimentado eletricamente por uma fiação separada. Durante quase 40 anos os brasileiros que moravam em locais cujas torres de transmissão das emissoras não alcançavam, podiam assistir aos canais de TV com novelas, jornais, filmes, desenhos, programas de auditório, esportes e muito mais.

Publicidade:

A DIGITALIZAÇÃO: Nas últimas décadas, o sinal que era analógico passou a ser digital, mas ainda sem a capacidade de trazer as imagens em alta definição e outras informações mais rebuscadas. A chamada banda C, que ainda está ativa até hoje, está com os dias contados enquanto é migrada para a banda Ku.

TELEFONIA CELULAR: O que a telefonia teria a ver com a TV aberta via satélite? Foi exatamente o avanço da tecnologia desta comunicação que fez com que as frequências da velha parabólica fossem utilizadas ou interferidas pelo novo sistema 5G do celular. Por esta razão, o antigo sistema da TV parabólica vem sendo gradativamente substituída, assim como aconteceu há alguns anos com a TV Digital.

BANDA Ku: A tecnologia escolhida para ser o novo berço da parabólica já funciona há décadas no Brasil, mas era exclusividade das operadoras de TV pagas. Trata-se de uma antena bem menor que as velhas e tradicionais, começando no mercado com pratos de 45cm, passando a 60cm com a demanda da alta definição e podendo chegar a 90cm na linha do equador. Finalmente o que era um feudo de poucas TVs por assinatura agora ganha o acesso livre e popular de todos.

TROCA DOS APARELHOS: Assim como aconteceu na ocasião da migração da TV Digital Terrestre, os receptores terão que ser trocados para poderem acessar esta nova tecnologia. Da mesma forma, a população de baixa renda com comprovação receberá do governo o kit de receptor + antena gratuitamente, tudo bancado pelo leilão do 5G. Seguindo caminhos parecidos da TV terrestre, ainda demora um pouco até que todas as emissoras desliguem o sinal da banda C.

A VELHA ANTENA GIGANTE: Mesmo não sendo mais preciso tanta dimensão, não é necessário trocar a parábola antiga pela nova pequena. Para que ela funcione com o novo receptor, basta trocar o LNBF, dispositivo que capta os sinais ali na haste focal da antena. Há dicas na internet de adaptação e até mesmo peças já preparadas para este fim a venda.

ANTENAS EMBARCADAS: Como sabemos, muitos motor homes e trailers de todo o Brasil são equipados com antenas embarcadas. Parabólicas que contam com sistemas manuais ou automáticos que apontam e elevam a antena internamente de forma prática. Aqui mesmo no MaCamp realizamos o review do modelo DM-46 da Winegard em 2017. A possibilidade de se ver livre das operadoras pagas para assistir jornal, novelas, desenhos e esportes de forma liberada e gratuita dará uma função ainda maior para as pequenas antenas.

TV’s POR ASSINATURA LIVRES, SÓ QUE NÃO: Durante o reinado de exclusividade das operadoras como “Sky”, “OI TV” e outras, o sinal das emissoras abertas, mesmo sendo livres, não eram liberadas por elas à população, caso não se pagasse por um plano. Mesmo que os planos básicos contivessem em sua maioria estes canais abertos. No final dos anos 2000, algumas operadoras lançaram no mercado versões “livres”, onde na condição da compra do receptor, o consumidor ganharia os canais abertos de forma livre sem nenhuma cobrança, podendo optar por pacotes de canais fechados se fosse de sua vontade. Não demorou muito para voltarem atrás, bloqueando tais sinais para exigir recadastros recorrentes, cobranças e até mesmo imposição de modalidade “pré-paga” que inclusive se transformariam em planos oficialmente “populares” definitivos. Agora é a hora de se livrar dessas empresas e ser realmente “livre”. Agora que o sinal abriu a todos, as operadoras estão lançando planos “livres” para poderem agregar clientes potenciais que possam assinar canais especiais fechados. Só agora?

RECEPTORES ABERTOS: O sistema da nova parabólica se chama SAT HD REGIONAL e, diferente da antiga, é possível ter acesso às emissoras regionais ou afiliadas que levam programações mais próximas principalmente em jornalismo, esportes e até mesmo entretenimento geral. Por outro lado, é preciso cadastrar o receptor no sistema central para abrir emissoras como Globo, SBT, Record e BAND. O processo é rápido e simples pela internet, onde se cadastra os números de série no verso do aparelho e se escolhe o Estado e Cidade da sua preferência.

AQUARIO SAT BOX DTH-9000: Ótima opção de receptor, foi enviado pela empresa para nosso programa de REVIEWS, onde pudemos testá-lo com nossa antena embarcada e a original abrindo todos os canais livres em qualquer lugar que viajemos no nosso trailer. confira tudo em https://macamp.com.br/review-receptor-aquario-sat-hd-regional-adeus-a-sky-e-cia/.

E brindando esta novidade, é hora de dar aquela sobrevida à antena parabólica embarcada, livre de custos mensais para ter acesso a jornalismo, eventos esportivos e tantos outros entretenimento que a TV aberta ainda oferece num mundo tão digital como o de hoje.

JÁ INSTALOU NOSSO APP? MaCamp NO SEU CELULAR!

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

17 COMENTÁRIOS

    • Não. Esta é a nova modalidade da velha conhecida “antena parabólica” de canais abertos. Totalmente legalizada. Canais como os citados por você são privados e devem ser contratados nas operadoras por assinatura.

  1. Bom dia, fui um dos patos que comprou a Sky livre, depois inventaram o tal recadastro que nunca consegui fazer, como é que ficou sabe responder se foram obrigados a ressarcirem quem tinha, o meu sobrou só o receptor.
    Obrigado
    Maurício Elias

    • como tudo no Brasil, a única maneira de ressarcimento seria individual e na justiça. Pior do que essas empresas fazerem isso sem “dar nada”, é a maioria dos consumidores engolirem e ainda assinarem os planos pré pagos. Uma lástima.

    • O SatrOneC2 ainda existe, mas foi passado para a posição 65W. O Starone D2 que tomou seu lugar nesta coordenada espacial, emite também a banda C (e por isso as parabolicas antigas ainda apontadas para ele funcionam) . Emitirão os sinais da parabólica tradicional até se completar a migração. Ocorre que algumas emissoras podem optar por desligar seus sinais banda C dele.

  2. Conteúdo sem nexo, o satélite da Sky vai transmitir os canais livre da nova parabólica, podendo fazer recargas. A Sky não dava os canais liberados gratuito pois a Anatel cobra taxas por cada sky livre, onde se obrigou a cobrar uma taxa mínima de 25,90 para ter os canais abertos. Agora com o projeto da Nova a Sky vai ceder seu satélite para a transmissão livre.

    • Podemos entender a cobrança da ANATEL, mas a verdade é que a Sky vendeu muito receptor prometendo ser LIVRE e não foi. Nexo total na reportagem que trata de informar sobre o novo sistema da parabólica que é gratuito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!