Publicidade:
 

Arquitetura para o Turismo >>

O grande saguão que é acessado também pelos turistas de estada, onde possui balcões de atendimento e informações; A sala da secretaria de turismo servirá para assuntos mais específicos ou trabalhos em conjunto com setores hoteleiros, alimentícios e comerciais; O Hall de entrada virado tanto para a praça quanto à Avenida Principal poderão ocorrer exposições e na parede posterior haverá um grande mapa com foto aérea com as rotas turísticas e pontos de visitação; Livraria; Sanitários; Restaurante popular que é aberto para o saguão e para o exterior, podendo ser estendido com mesas ao ar livre, voltadas para os jardins.

PLANTA – Setor de Recepção Turística
CENTRO CULTURAL
Subindo as escadas rolantes ou pela circulação vertical, amarrando esse eixo com o paralelo, encontraremos o Espaço com um café e vista para a parte dos jardins e do Rio; Biblioteca, com todo o acervo municipal de Campos do Jordão e o Centro multimídia; Dois Auditórios servidos pelos Sanitários; 2 salas que servem tanto para reuniões, quanto para aulas do programa de profissionalização da comunidade no setor de turismo; e na parte mais reservada, as salas da secretaria de turismo, com sala do secretário, diretoria e sala de arquivos e documentações da mesma.

Publicidade:

PLANTA – Setor de Recepção Turística
EVENTOS E CONVENÇÕES
Seguindo o segundo EIXO, temos o espaço para eventos e convenções que se trata de uma área livre e aberta de 1500m² que servirão para shows ou eventuais feiras que poderão se estender à esta área externa. A área está aberta tanto para a Avenida Principal quanto para os jardins e o Rio.

PLANTA – Áreas de Eventos e Convenções
CENTRO COMERCIAL
Acompanhando o EIXO e quem passa na Avenida, temos o bloco de três andares. Entre o térreo e o primeiro andar, temos 15 lojas voltadas ao comércio popular, mais 6 lojas do ramo alimentício no último andar, servidas pela Praça de alimentação que tem abertura também para o grande Espaço de eventos.

PLANTAS – Setor Comercial

COBERTURA DE DOMOS
Passando para o sistema construtivo, temos todo o projeto que foi seguido pela mesma linguagem da cobertura de Domos de policarbonato, oferecendo iluminação zenital para a área de Eventos e se estendendo para a área turístico-cultural e a comercial, assim como ao setor de embarque e desembarque.

PERSPECTIVA INTERNA – Área para Eventos e Convenções
Na parte dos vestiários e dos banheiros, salas e fosso do setor cultural, os Domos também oferecem ventilação, livrando todo o projeto de demais aberturas e por motivos óbvios, fechados com laje, na parte da biblioteca e auditórios. (Detalhes construtivos dos DOMOS nos anexos)
A vantagem da cobertura é que abrange todas as necessidades de iluminação e ventilação nas diferentes funções e uma ótima solução para vencer este grande vão com um sistema de vigas formando um sistema nervurado nos dois sentidos e resolver a intenção de não haver demais aberturas no edifício.

PERSPECTIVA – Setor Embarque e Desembarque
ESTRUTURA
Não só no caso da cobertura, mas em todo o projeto, a estrutura é de concreto armado e no bloco turístico-cultural com vão maiores, vigas e lajes de concreto protendido.

VEDAÇÃO
Fechamento/vedação em alvenaria com acabamento de Massa Raspada (Detalhes em Anexo)
Únicas aberturas estão no eixo perpendicular, das duas entradas, elevando-se ao segundo piso na parte posterior e na abertura do restaurante com a parte externa.
CAIXA D`ÁGUA
Tornando-se um marco e quebrando um pouco a horizontalidade do projeto
PAISAGISMO
Tratamento paisagístico com o plantio de Plátanos (daquela folha que simboliza o inverno) e permite uma poda temática oferecendo também ótimas sombras e a Araucária (árvore símbolo de Campos do Jordão) onde serão plantadas outras, além da única ali existente. Maiores detalhes nos anexos.

PERSPECTIVA

PERSPECTIVA – Relação com Avenida e Via Férrea.

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!