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Também chamado de “pré pressurizador”, o acumulador de pressão Shurflo tem o poder de otimizar o sistema hidráulico do trailer ou motor home sem que necessite de uma bomba ultra moderna ou cheia de incrementos. O Acumulador de Pressão regula a pressão, controla o efeito “pulsante” da bomba e também serve como uma espécie de “amortecimento” do sistema. Diante de sua importância, o pessoal da BLU-HOME, loja de peças e equipamentos para RVs fez questão de nos enviar dois exemplares para Review.

FUNCIONAMENTO: Um sistema de hidráulica de um veículo de recreação, além das entradas de água direta, se resume em um pequeno conjunto de segmentos de canos ou mangueiras que se encontram após a bomba d’água até as torneiras e duchas. A água que sai da caixa, é pressurizada pela bomba que, com as torneiras fechadas, exerce uma pressão máxima (particular a cada modelo) até que a sua válvula automática a desligue. Neste momento, todo o encanamento está exposto àquela pressão de forma limitada.

PRESSÃO NO SISTEMA: A cada “liga” e “desliga” da bomba, a grande variação de pressão acaba sobrando mesmo para os encanamentos ou mangueiras que geralmente são flexíveis e com diversos conectores e emendas que podem sofrer com esta oscilação. Além disso, bombas que não contam com sistema de “by-pass” ou mesmo contam, mas com baixa capacidade, podem apresentar a famosa “pulsação”.

EFEITO PULSAÇÃO: Quando fechamos a torneira um pouco, a vazão da bomba sendo maior que a vazão da torneira, faz com que a tubulação se encha e pressurize primeiro trancando a bomba. Enquanto a torneira continua aberta com pouco fluxo, a pressão baixa em instantes, fazendo com que o automático da bomba novamente a religue recomeçando o ciclo sem fim. Este “liga-desliga” seguido pode trazer problemas ou até queima da bomba, além de comprometer a tubulação principalmente nas conexões.

EFEITO GOLPE: Além dos acontecimentos acima, sempre que a bomba trancar e a torneira abrir, será submetido ao sistema de encanamento, golpes “secos” de pressão ou alívio deles e certamente será sentido no uso das torneiras e duchas.

SOLUÇÕES DO ACUMULADOR: É sobre os efeitos acima é que o acumulador de pressão age tornando mais suaves ou anulando alguns deles. O dispositivo toma pra si o protagonismo da pressão no sistema. Preparado para esta função é ali que aos picos de pressão irão se concentrar. Além disso, o efeito de pulsação será diminuído substancialmente aumentando os intervalos e, nos casos de vazão maior, anulando tal efeito. Para os surtos e golpes no sistema, o tanque acumulador fará um papel suavizador dessas forças, resultando em um funcionamento mais tranquilo do sistema.

BENEFÍCIOS PARA A BOMBA: Para a bomba d’água, significa vida útil mais longa, principalmente no sistema do “automático” que costuma dar problema primeiro. O quesito “consumo” também é beneficiado. Com menos ciclos e picos de partida no motor, o consumo de energia da bomba será menor e até mesmo o ruído da bomba será mais baixo significando mais conforto ao ocupante. A economia de água também é uma realidade, pois com menor fluxo sem desconfortos, menos água será usada.

Não é apenas uma câmara: Muitas pessoas pensam que o acumulador Shurflo é apenas uma simples câmara de ar feita em plástico com design diferenciado, receitando a opção de se “fabricar” acumuladores caseiros utilizando tubos de PVC com tampas e flanges. Enganam-se. Os acumuladores shurflo possuem uma bolsa de ar interna que pode ser “inflada” para que seja regulada a pressão necessária e desejada para o sistema fechado de hidráulica do trailer. Por esta razão, o corpo do dispositivo também possui uma capacidade de resistência à pressão muito maior do que a normal da entrada de água. Nos acumuladores caseiros, até se alcança níveis de melhoria da pulsação da bomba, mas se regulam pela pressão real da bomba d’água.

CARACTERÍSTICAS: O equipamento é bastante simples. Leve, é todo feito em plástico injetado com as conexões em rosca de 1/2 polegada incorporados. Tanto os parafusos da câmara quando o bico de pressão são em inox. Possui furação para fixação no RV e vem com duas tampas protetoras nas saídas.

O REVIEW: Aplicamos os acumuladores em nosso trailer que é dotado de duas bombas distintas, uma para água fria e outra para água quente. Apesar delas contarem com sistema de “bypass” que pode dispensar o dispositivo para o quesito “pulsação”, ele pode ajudar no serviço além de solucionar outras questões. Em nosso caso, eliminar efeitos de “golpes” no sistema, além de regular o sistema quando estamos utilizando no sistema de “água direta”. Neste caso, a água da torneira do camping abastece o trailer sem  a necessidade da bomba e os acumuladores regulam a pressão externa de modo a equalizar. No uso normal das bombas, mesmo com o “bypass“, os acumuladores ajudam a melhorar ainda mais os efeitos anti-pulsação.

Sistema “BYPASS” da bomba

UNBOXING: Os acumuladores chegaram em nossa sede embalados em caixa ilustrada e muito bem protegidos em plástico bolha. O bico de ar de pressão vem com tampa metálica e as conexões de 1/2 polegada de rosca macho contam com uma capa plástica azul.

INSTALAÇÃO: O acumulador, apesar de possuir duas conexões (entrada e saída), pode ser instalado de diversas e livres maneiras, mesmo que utilizando apenas uma das conexões. Sempre após a bomba, também é preciso colocá-lo antes da ação de filtros ou válvulas de retenção. O posicionamento do dispositivo também é livre, porém a fábrica recomenda deixar a válvula de carga de pressão virada para cima. “Os encaixes roscados (apenas plástico / nylon) devem ser apertados cerca de 1/2 a 1 volta depois de apertados à mão. Nunca exceda 6 ft / lbs [88 Nm] de torque nas voltas.” para tornar exequíveis estas instruções sem o uso de ferramentas técnicas, compensa utilizar as conexões plásticas do tipo “borboleta” (opcionais) e apertá-las apenas com a força que as mãos forem capazes. Em caso de vazamentos, ir apertando mais com auxílio de ferramenta.

Em nossos testes simulamos ligações provisórias de ambas as configurações.

PRÉ-CARGA: A carga do acumulador deve ser dada com bombas manuais de encher pneu. evitando as bombas de postos de combustível que podem exercer pressões acima do limite para daí fazerem a releitura. Bombas de bicicleta ou mesmo elétricas de encher pneu de carro irão dar pressão de forma vagarosa. Se a bomba não tiver manômetro, pode-se usar medidores externos específicos. A pressão correta da pré-carga do acumulador é a mesma nominal de religação do automático da bomba pressurizadora. Um exemplo, bombas de 45PSI, desligam nesta pressão e religam o automático a partir dos 30PSI no sistema. É exatamente esses 30PSI que deverá ser a pressão na pré-carga do dispositivo. Há ainda aplicações mais técnicas para regulagem da pré carga e composição de sistemas com leituras e supressões de golpes de aríete, mas estas apenas com aparelhos e ferramentas profissionais. Este não é o nosso caso e nem o deste review.

USO/REVIEW: Nosso teste se deu com dois cenários diferentes. O primeiro foi a aplicação do acumulador no sistema antigo de nosso trailer que era servido por uma única bomba d’água antiga de 1.1GPM Shurflo que alimentava tanto o sistema de água quente como a fria. O segundo cenário foi em ambiente de testes de 2 bombas da marca Sea-Flo que foram fruto de review no MaCamp. Naquele caso, apesar de instaladas no sistema do trailer, não foram colocadas de forma definitiva e ambas testadas no mesmo sistema único de água quente do nosso trailer. A diferença entre os dois cenários é que a bomba antiga de 1.1GPM não há qualquer sistema de “by-pass”, apesar de já contar com automático (função imprescindível na bomba para a aplicação de um dispositivo acumulador). Já as bombas da SEA-Flo contam além do sistema automático, com prometidos sistemas “by-pass” que nada mais são do que atalhos internos que buscam exatamente diminuir o efeito de pulsação da bomba. As bombas SEA-Flo são diferentes (uma de 3 e outra de 5 diafragmas).

Ligações externas e totalmente provisórias de teste.

CENÁRIO 1: De posse da Bomba de certa forma “original” do trailer, uma velha Shurflo de 1.1 GPM fizemos a ligação do acumulador da forma mais simples possível (uma só entrada) através de uma mangueira que encontra o sistema fechado de água. A situação normal dela sem o dispositivo é de uma vazão bem adequada ao trailer, mas com a necessidade de sempre se usar a torneira toda aberta. Qualquer dosagem na manopla já começa a pulsar rapidamente. Quando abre a torneira a bomba imediatamente liga com fluxo normal da água e quando fecha ela imediatamente desliga trancando a água. Já com a presença do acumulador e este devidamente carregado de pressão interna na pré-carga, a coisa muda de figura. Ao abrir a torneira, a pressão que sai da água é bem grande, diminuindo para a vazão normal após alguns segundos. Quando fechamos a torneira a bomba continua funcionando alguns segundos e “tranca” de forma bem suave onde seu barulho claramente demonstra que a rotação vai diminuindo pelo aumento de pressão. A pulsação diminui extremamente quando abrimos a torneira num fluxo mínimo de água, desligando e religando em intervalos muito mais esparsos, sendo que não há tanta diferença de vazão quando ligada ou desligada. Já quando o fluxo da torneira é maior (porém em uma intensidade que sem o acumulador já fazia a bomba pulsar), a bomba sequer chega a desligar e, por consequência pulsar.

CENÁRIO 2: No review que realizamos das bombas SEA-Flo, inserimos também a presença do acumulador, mas neste caso sem o ensaio das diferentes pré-cargas. Utilizamos a pré-carga que já vem de fábrica que já bate com as características nominais da bomba vermelhinha.

CONCLUSÃO: No primeiro cenário onde a bomba não possui o “bypass” o acumulador se mostrou 100% efetivo e enormemente necessário, já que permite o uso de menos água através dos terminais, além de preservar o conjunto hidráulico do trailer. Já no segundo cenário, o sistema interno de “bypass” se mostrou dispensável no quesito “pulsação”. Porém, a tubulação do trailer ainda conta com este sistema de amortecimento que pode vir tanto da bomba quanto do sistema de Água direta, deixando a aplicação do acumulador a cargo da preferência do cliente. No nosso caso, mesmo aplicando bombas com “bypass“, ainda fizemos questão de preservar o uso e aplicação dos acumuladores em ambas as linhas (quente e fria).

CARACTERÍSTICAS: Pressão Máxima: 125 PSI (8,6 BAR); Volume: 0,620L; Comprimento: 22cm; Diâmetro: 9,5cm; Material externo: nylon; Material da bexiga interna: Butil; Conexão: rosca de 1/2″ macho X2.

PREÇO: Na ocasião deste review o produto era vendido por R$ 349,00 na BLUHOME + Frete.

ONDE COMPRAR: Na própria BLUHOME, via telefone ou whatsapp (47) 9.9182-0033, e-mail ([email protected]) ou na LOJA FÍSICA, Rua das Missões, 1445 – Ponta Aguda – Blumenau – Santa Catarina.

REVIEW – PRODUTO: Este equipamento foi enviado pela BLUHOME que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. Testes foram feitos em nosso trailer KG-330 no Estado do Rio de Janeiro e em viagens pelos Estados de SP, SC, PR, RS e RJ.

CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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