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Há alguns anos o aquecedor a diesel é um sonho de consumo de muitos viajantes. Tanto para quem viaja para lugares extremamente frios, como para quem busca autonomia energética em pernoites em locais públicos e sem infraestrutura. Tudo isso porque ele é capaz de aquecer fortemente o ambiente com um consumo ínfimo de combustível, no caso Diesel, sendo enormemente econômico, além de silencioso. A CAMPER SOUL confiou no nosso Know How, enviando uma unidade de seu modelo PORTÁTIL, que além de todos os predicados do equipamento, ainda dispensa toda a instalação técnica da turbina, tanque, placas eletrônicas e mangueiras, bastando apenas canalizar a entrada e saída do ar ambiente e também do escapamento.

A CAMPER SOUL: Situada em São Paulo-SP, a CAMPER SOUL importa e comercializa peças, acessórios e equipamentos para veículos de recreação com grande reputação no Mercado Livre, cujo sistema é utilizado também na loja própria online.

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O AQUECEDOR A DIESEL: Com configuração “portátil”, já reúne em um só volume todo o conjunto de funcionamento. O gabinete metálico e esmaltado preto e vermelho, abriga a “turbina” principal, o tanque de combustível de 5L, central eletrônica e o display de operação. Basicamente basta ligá-lo numa fonte de 12V (a energia elétrica é necessária para o comando eletrônico da operação e pré-aquecimento do diesel) e já começar a usar. Sendo disposto do lado de fora, basta fazer a ligação dos dutos de ar quente para dentro do ambiente. O modelo vem com quatro saídas para permitir uma melhor distribuição do calor em diferentes ambientes ou pontos de um mesmo.

NÃO SÓ PARA VEÍCULOS: A solução de calefação neste sistema extremamente econômico, não se faz útil apenas em trailers, motorhomes, caminhões e carros. Mesmo para aquecer residências ou unidades de hospedagem, será muito mais econômico do que o custo de energia elétrica. Com este modelo em especial, pode-se aquecer quatro pequenos chalés de hospedagem, com poucos litros de Diesel, ainda permitindo que a calefação continue mesmo na falta ou queda de energia elétrica. Mesmo acampando com BARRACA ou Barraca de teto, o aquecedor a diesel poderá ser super efetivo, dada economia e autonomia num acampamento em locais frios ou gelados.

UNBOXING: A embalagem chegou por transportadora até nossas mãos de forma bem rápida. A caixa de papelão continha o gabinete protegido e encaixado com moldes de isopor, acompanhados do manual, duto metálico do escapamento, silencioso do mesmo, quatro segmentos da mangueira de 1 1/4″ corrugada do aquecimento,  mais um segmento de mangueira 3/4″ da tomada de ar, filtro da mesma e abraçadeiras e suportes com parafusos. Também acompanhava o equipamento, um controle remoto do tipo “chaveiro” com comandos básicos de operação via rádio.

ALGUMAS PEÇAS E COMPONENTES: Além do gabinete principal, acompanham outros componentes que deverão ser acoplados ou “instalados”. A entrada e saída de ar do motor diesel, fica na parte de baixo do gabinete. Ali serão acopladas duas mangueiras. A corrugada fina e flexível será para a estrada (tomada) de ar, que receberá na outra ponta um pequeno filtro plástico perfurado para insetos e partículas maiores. Já a saída (escape) será com o cano corrugado rígido, mas que permite curvas para o correto direcionamento. Um elemento silenciador também acompanha o produto para ficar na ponta do escapamento. Também acompanham quatro segmentos de mangueira corrugada flexível larga. Abraçadeiras e parafusos também estão na caixa para a montagem de tudo. O pequeno controle remoto completa a gama de peças.

  

PRIMEIRAS IMPRESSÕES: Pensávamos que o equipamento seria mais volumoso e pesado do que se mostrou na realidade. Obviamente que o volume ocupa mais espaço do que o sistema sendo instalado separadamente (o que não descarta esta possibilidade), porém muito satisfatório para um uso portátil. A única ressalva que fazemos seria para a quantidade de mangueiras de distribuição, que com uma configuração portátil, poderia ter vindo mais longas.

DESMONTANDO: Como bons curiosos, já iríamos tratar de abrir o brinquedo para ver tudo que há dentro. Porém no nosso caso esta tarefa é necessária, pois futuramente iremos realmente desmontá-lo e retirá-lo do gabinete para instalar todos os componentes distribuídos em nosso trailer. Bem montado, o equipamento é simples, com a turbina bem fixada no gabinete, o tanque de diesel logo ao lado, pequeno sistema de bomba de injeção com suas mangueiras e central eletrônica embutida.

DIMENSÕES: O gabinete principal possui dimensões  de 37,5cm de comprimento (que sobe para 41cm com as extremidades das saídas de ar na frente e dobra de fixaxão da base atrás), 25cm de largura e 27cm de altura, que considerando o puxador e tampa do combustível sobe para 31,5cm. Cada uma das mangueiras da saída, possui 35cm quando encolhidas e 62cm quando esticadas. Nosso equipamento pesou quase 10kg.

IDEIA DO REVIEW: Teremos duas etapas no uso deste aquecedor em questão. A primeira e que fará parte desta apresentação, será um uso com suas atribuições PORTÁTEIS, sendo aplicado em nosso motor home que fica estacionado fixo em nosso sítio em Paraty-RJ. Esta configuração é interessante pois podemos não só utilizá-lo de uma maneira a não interferir na originalidade do veículo, mas também fazer usos temporários. Imagine por exemplo, que enquanto não estiver viajando, poderá utilizar o aquecedor em casa, no escritório ou mesmo em um chalé alugado na serra. Em um segundo momento, faremos a instalação do equipamento de forma definitiva no nosso trailer. Neste caso, como iremos também distribuir diversos pontos de saída em ambientes internos diferentes, e nosso veículo não possuir espaço sobrando, faremos o desmonte dos componentes, onde cada um será abrigado e instalado em um compartimento específico. Tanque na caixa do gás, turbina sob o assoalho no chassi, display no painel de parede de comando interna e dutos distribuídos por baixo do trailer e entrando nos locais específicos. Neste caso iremos adquirir acessórios e dutos extras. Por hora, iremos aplicar o modelo portátil em nosso motor home apenas com os acessórios originais e que o acompanham.

MONTAGEM: Basicamente a montagem dos acessórios são as mangueiras. Na parte de baixo do gabinete estão dois bocais. O da parte da frente é a saída do escapamento dos gases queimados do diesel. Ali fixamos a mangueira rígida corrugada metálica com a abraçadeira, e na outra ponta dela o silencioso. No bocal mais atrás é a tomada do ar do motor. Ali fixamos a mangueira corrugada flexível fina e na outra ponta o elemento filtrante, ambos com as abraçadeiras. Um rasgo na lateral do gabinete facilita o acesso da chave philips. Depois só resta mesmo a ligação das mangueiras grossas de saída e a conexão do fio para o 12V da bateria.

INSTALAÇÃO: Como temos o cenário de levar o calor gerado lá fora para dentro do veículo, fizemos a união dos quatro dutos corrugados, para que pudéssemos direcionar para o interior do motor home em um local que não fosse necessário furar ou serrar o assoalho, paredes ou móveis. Fizemos a união dos dutos com o auxílio de placas de alumínio encalandradas na mão e fixadas com um rebite. Com as abraçadeiras que acompanhavam o produto, fixávamos cada encontro nesta união. Por fim, fixamos em uma única saída (das quatro), já que onde moramos, o frio não é tão intenso, onde o calor de uma delas será mais do que suficiente. O gabinete foi colocado no chão, embaixo do motor home, apenas apoiados em uns tijolos para ficar longe do solo e os dois fios (preto e vermelho) ligados ao sistema 12V do motor home. Ali onde colocamos, temos acesso ao display logo abaixo da porta de entrada e ainda podemos usufruir do calor remanescente na área externo do toldo. Deixamos o escapamento com o silencioso virado para um lado e a tomada de ar virada para o lado oposto, com o devido “filtro” que impede que insetos possam ser sugados para dentro do motor.

ELÉTRICA: O aquecedor possui uma ligação de 12V. É importante salientar que o aquecimento do ar ambiente é todo feito pelo sistema a diesel, porém tanto o controle eletrônico como a bomba de combustível são elétricos e precisam desta alimentação que vem da bateria (ou de uma fonte externa). Vale ressaltar que a fiação deve ser bem dimensionada, pois apesar de não ser utilizada para o aquecimento do ar, pode ser consumidos alguns bons Amperes durante o pré aquecimento do motor na inicialização. Tanto no caso do diesel estar longe do motor (que não é o caso) como na temperatura externa inicial, como todo motor diesel é preciso fazer o pré-aquecimento da câmara de combustão e do combustível para que esta parta.

PAINEL/ DISPLAY: O display fica fixado na parte frontal do gabinete e pode ser destacado. No caso da configuração portátil não temos muito fio que o distancie do gabinete, mas em instalações específicas este pode ser estendido para o controle e monitoramento a distância. A operação dele não é tão simples e reserva diversos “macetes” que controlam configurações mais profundas e distantes das funções básicas. Ele possui cinco botões e um display com muitas informações ilustradas.

FUNÇÕES BÁSICAS: Para ligar, desligar e controlar a intensidade para cima e para baixo é simples. O botão de “power” (no centro a direita) serve para ligar o aquecedor em um simples toque e para desligar o mesmo quando pressionado por alguns segundos. Acima e abaixo deste botão temos as setas que elevam e abaixam a intensidade do aquecimento que o equipamento oferecerá. Já navegando pelos botões de “configuração” e “OK” a esquerda, já será mais complicado em funções mais específicas que, veremos algumas mais abaixo.

CONTROLE REMOTO: Para facilitar e dar conforto nas FUNÇÕES BÁSICAS, o pequeno chaveiro de controle remoto parecido com os veiculares, traz quatro botões em um dispositivo de qualidade com corpo de metal e tampa protetora e inibidora em plástico preto. Com botões exclusivos de “on” e “off”, basta um pequeno acionamento para ligar e desligar o aquecedor. Já com os botões de + e – podemos ajustar o nível de aquecimento.

INSTALAÇÃO PROVISÓRIA INTERNA: Como mencionamos, a instalação para uso de forma “portátil” do aquecedor no nosso motor home foi de caráter provisório e por isso evitamos fazer qualquer abertura de furo, rasgo ou buracos no assoalho, paredes ou móveis do veículo. Para isso, aproveitamos a abertura da alavanca de câmbio no piso para fazer ali uma saída temporária do duto de ar quente. A cabine do carro é a parte que mais sofre com o frio, já que tem uma área grande envidraçada e fica longe de onde dormimos. No inverno, principalmente pela manhã o frio ali é intenso e a calefação será bem vinda. Na parte de fora, tapamos as demais saídas para que toda a vazão se concentrasse no único tubo que vai pro motor home.

FUNCIONAMENTO: Primeiramente fizemos um uso sem grandes configurações. Ligado, demora um tempo até iniciar o aquecimento. Dá pra ouvir uma pulsação intermitente que é a bomba de diesel mandando o combustível do tanque para o motor. Depois de um tempo começa a soprar um ar mais frio pela mangueira, que começa a ter o calor intensificado logo na sequência. O calor é realmente intenso. Pelas características do fabricante, a potência é referente aos 5.000W. Na hora do desligamento, o aparelho corta o aquecimento, mas inicia um processo de resfriamento e encerramento da unidade, provavelmente para refrigerar todos os componentes que não poderiam ser simplesmente desligados em sua maior temperatura. O ciclo é sinalizado como uma “limpeza”. Alguns minutos depois a ventoinha que já soprava um ar mais fresco vai diminuindo até parar e o aparelho ficar em “stand by”.

ERRO 5: Durante nossos vários testes, principalmente em dias menos frios (onde nem usaríamos o aquecedor se não fosse o review), o aquecimento começava e já se desligava alguns minutos depois. Ao consultar o display do gabinete nos deparamos com a mensagem de “Erro 05” que aponta um sobreaquecimento da unidade. Sorte nossa que ele se desliga para não queimar e a solução que demos foi liberar uma das saídas tampadas para que mais ar pudesse circular no sistema. Ideal mesmo seria, caso este primeiro uso fosse definitivo, unirmos as quatro saídas em uma só mangueira mais grossa para que toda a vazão seja circulada. Como pretendemos instalá-lo no trailer em quatro diferentes pontos de saída, esta configuração será cumprida de forma mais eficiente.

PAREANDO CONTROLE REMOTO: O controle remoto vem de fábrica sem estar pareado com o aquecedor, não fazendo nenhum efeito os seus botões. Para pareá-lo basta apertar o botão de “seta para cima” no display até aparecer a mensagem HFA. Aí é apertar “on” no controle remoto e ele já estará configurado. Uma grande vantagem do controle remoto é que com o uso “portátil” do gabinete lá do lado de fora, não é necessário sair para ativar as suas funções principais. Sendo de transmissor de rádio (e não de infra-vermelho), mesmo de dentro do quarto, longe e sem visada ao aparelho) é possível o acionamento.

CONFIGURAÇÕES AVANÇADAS: Se pesquisarmos a fundo na internet, encontraremos inúmeras configurações avançadas em combinações diferentes dos botões. Elas mudam muito de acordo com o modelo e lote do aparelho. Porém são configurações muito técnicas que podem até provocar maus funcionamentos no caso de não se dominar por completo a sua programação.

AUTONOMIA E ECONOMIAS REAIS: Que pernoitar e acampar em locais sem infra estrutura  sem a energia elétrica como algo fora do contexto no quesito “aquecimento” é fato. Se formos comparar um aquecedor elétrico destes 5.000W, significa de um custo de, no mínimo, R$ 5,00 por hora, podendo chegar ao dobro em algumas regiões com bandeira vermelha. No Diesel, a realidade se transforma em um consumo de 0,1 a 0,25 Litros por hora, equivalendo a R$ 0,05 até 1,25 por hora (Diesel a R$ 5,00/L). Em uma noite de 8h, esta soma pode chegar a R$ 40,00 na eletricidade a R$ 0,40 a R$ 10,00 no Diesel. Em Litros, esta noite de 8h poderá significar de 800mL até 2L de combustível.

REALIDADE DE COMPRA, IMPORTAÇÃO E CUSTOS: Para quem deseja possuir um aquecedor a diesel, restam sempre duas opções mais comuns. Ou gasta um valor proibitivo em um aparelho de marca consagrada ou arrisca uma importação da China com inúmeras opções e preços mais baixos. Neste segundo caso, além do risco de tributação e demora na entrega, também é comum termos relatos de quebras, defeitos e outros problemas que acabam deixando o comprador na mão, já que não há garantias e assistências. Neste cenário, temos a opção da venda da CAMPER SOUL como muito favorável. Além do valor ser muito mais convidativo, dá pra contar com a garantia da loja aqui no Brasil, ter para quem correr e também contar com o produto a “pronta entrega”, aguardando apenas o prazo da transportadora com direito a rastreio da encomenda. Segundo a própria empresa, novos modelos estão para vir e complementar o catálogo.

CARACTERÍSTICAS: (Indicadas pelo importador) AQUECEDOR DE AMBIENTES PARA TRAILER E MOTORHOME A DIESEL 12V c/ CONTROLE DE TEMPERATURA E RESERVATÓRIO 5L – PADRAO – PRETO; Cor: vermelho; Tamanho: 32x25x41cm; Consumo de combustível: 0,1 a 0,25 litros por hora; Tensão nominal: 12v; Potência de aquecimento: 5kw; Faixa de temperatura de trabalho: -40 +40 graus Celcius; Características: – O aquecedor pode ser aplicado para aquecer a cabine dos veículos e todos os tipos de outros veículos; – Pode eliminar a geada da janela; – Proteção contra superaquecimento, desligamento automático; – Controle de temperatura constante, controle de temperatura preciso, o controlador vem com sua própria função de ajuste do termostato; – Produto ambiental, baixas emissões, baixo consumo de combustível; emissões de escape do aquecedor para atender aos requisitos de emissões; – O corpo de alumínio fundido de precisão tem uma longa vida, dissipação de calor uniforme, condução de calor rápida e anti-envelhecimento; – Estrutura compacta, fácil de instalar; – Rapidamente aumenta a temperatura dentro do carro, proporcionando conforto térmico em sua viagem; – Calor uniformemente, condução de calor rápida; – Temperatura ajustável; – Dispositivo de aquecimento independente, adequado para vários veículos e vários ambientes internos; – Aplicação: motorhome, trailer, caminhões, barcos, carro, camping e assim por diante.

PREÇO: Na data deste review o equipamento custava R$ 2.201,71 (a vista) + frete em compra direta NO LINK OFICIAL.

REVIEW – PRODUTO e Local: Este equipamento foi enviado pela CAMPER SOUL que confiou no know-how do MaCamp para testar seus produtos na seção de Reviews. A instalação e testes foram feitos em nosso próprio motor home na cidade de Paraty-RJ.


CONTATOS:

SITE: www.campersoul.com.br
Rua Simião Fernandes, 95 – São Paulo-SP
Whatsapp: +55 (61) 98249-7552
e-mail:
campersoulsp@gmail.com
instagram.com/camper.soul
linktr.ee/campersoul

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Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

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