A antiga Freguesia de Nossa Senhora das Necessidades é hoje um dos destinos turísticos mais imperdíveis da Ilha de Santa Catarina. Santo Antonio de Lisboa é fruto da colonização açoriana no século XVIII e funde sua posição geográfica e atividade pesqueira e de cultivo de frutos do mar com toda a tradição gastronômica portuguesa. A arquitetura histórica tombada, o sambaqui, os restaurantes, o comércio local, a igreja e toda a programação cultural reúnem um passeio obrigatório para quem visita Floripa.
Está localizada no noroeste da ilha há 15km do Centro no caminho para as praias do norte. A praia de águas calmas já serviu no passado como porto e também alfândega e além da vista para a Ponte Hercílio Luz e para o continente, oferece aos visitantes um lindo Pôr do Sol.
As ruas estreitas resguardam a arquitetura açoriana, prédios históricos, praças e restaurantes típicos. É uma ótima chance para saborear um legítimo bacalhau ou experimentar as mais frescas ostras cultivadas ali mesmo na baía. Alguns restaurantes possuem áreas de mesas em decks montados na beira da praia.
A Igreja Nossa Senhora das Necessidades foi construída em 1757 e logo em frente acontece anualmente, desde antes de sua fundação, a festa do Divino Espírito Santo. Lá também se encontram lojinhas de artesanato imperdíveis. Não é incomum o acontecimentos de shows abertos principalmente de noite.
O Sambaqui também é principal atração. Antes da colonização viveram ali índios Guaranís que construíram santuários aos seus mortos enterrando seus ossos sob conchas calcárias dentre outros materiais orgânicos. Importantes riquezas geológicas, as fossilizações e petrificações tornam-se uma fonte riquíssima de estudo de nossos antepassados. O Sambaqui está um tantinho afastado de Santo Antonio de Lisboa, mas também concentra bares, restaurantes e outros pontos de interesse ao visitante. É possível rodear todo o sambaqui por uma trilha que garante uma linda vista para a baía norte de Floripa.