Publicidade:
 

>>

Conhecer o litoral brasileiro do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, até aí nada demais! Viajar com a família por mais de 30 ano, também! Saber aproveitar os momentos de folga, normal!

O que então tem de diferente Carlos Fantinati Federici. 74 anos, de Campinas/SP?

Publicidade:

É que desde 1970 ele faz tudo isso a bordo de uma Jardineira 1960 transformada em motor-home, com todo o equipamento já modernizado. Nesses 38 ano de viagem, de participação em eventos e exposições (sempre com a família por perto), não faltam boas histórias, autênticos “causos” para abrilhantar esta sensacional experiência de vida. A Revista Campismo conversou com o proprietário desta “maravilha”, durante o Encontro Paulista de Carros Antigos em Água de Lindóia/SP.

Segundo Carlos, a Jardineira foi comprada em 1970 e transformada em motor-home anos depois (Veja a Ficha Técnica no final da matéria). Ele fez inúmeras viagens por todo país, participou de diversos Rodeios como os de Barretos, Palestina, São José do Rio Preto, Paulínia, etc. Seu motor-home além de atração, servida de guarida para diversos artistas da música brasileira, como Sérgio Reis, Sula Miranda, Jair Rodrigues, Milionário e José Rico, Tião Carreiro e Pardinho, entre outros. Foi daí que surgiu o primeiro “causo” do Sr. Carlos. Num desses rodeios, o sertanejo Pardinho, veio ao motor-home e foi muito bem recebido, onde lhe foi oferecido um café “fresquinho”, tirado na hora, sendo que após muita prosa, na hora de ir embora o cantos afirmou:
“Jamais vou esquecer de vocês, principalmente pelo fato de que vocês foram os primeiros que não me ofereceram bebida alcólica, mas sim o mais autêntico cafezinho!”

Durante estes 30 anos, Carlos estacionou seu veículo em campings, postos, casas alugadas, de acordo com as possibilidades e condições oferecidas, inclusive de custo, sendo sempre uma atração em todo o lugar que passava

Certa vez, voltando de Curitiba pela BR-116, um Passat passou a seguir o motor-home, deixando seus ocupantes bastante preocupados, pois mesmo oferecendo condições de ultrapassagem, o mesmo continuava atrás do motor-home. Preocupados, resolveram parar o carro no acostamento e o Passat parou também. Para espanto dos ocupantes, o motorista do Passat queria apenas saber como estava o tempo no Sul, pois iam para lá e como acharam que a Jardineira era de “artistas de circo”, resolveram segui-la para pedir informações sobre as condições da estrada. Um parente do Sr. Carlos que dirigia o veículo na hora afirmou aos ocupantes do Passat: “De circo aqui, só eu, que fiquei com cara de palhaço!”

Numa outra ocasião, pelos idos dos anos 80, em viagem ao Rio de Janeiro, estacionou o motor-home na Praia Vermelha, bem abaixo dos cabos do bondinho do Pão de Açúcar. enquanto seus filhos iam passear no mesmo. Aquela era uma área militar e ainda vivíamos a sombra da ditadura. Seu Carlos observava os militares olhando o veículo e conversando acaloradamente. Pensava que estavam admirando a beleza e peculiaridade do mesmo, porem passado algum tempo, vieram alguns militares que intrigados, questionaram Seu Carlos, sobre o que havia dentro daquela “caixa em cima do ônibus”!

Seu Carlos com certeza tem muitas outras histórias curiosas e das belezas que encontrou por esse Brasil afora, sendo que hoje é uma autêntica lenda viva do Caravanismo!!!

Publicidade:
Marcos Pivari
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Jornalista por função e registro, é fundador do Portal MaCamp Campismo e sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!