Você sonha em viver a vida rodando pelas estradas do Brasil (e do mundo!), quer mais qualidade de vida, conhecer novos lugares, pessoas e culturas, ter uma casa no lugar que desejar e quando desejar? Viver a vida sobre rodas pode até parecer complicado, mas com planejamento e o equipamento correto, cada vez mais e mais pessoas vêm conseguindo transformar aquilo que parecia um sonho distante em realidade.
Para te ajudar nessa empreitada, vem com a gente conhecer as vantagens e desvantagens de 5 tipos de equipamentos para cair na estrada e ter o mundo como quintal! Com certeza vai ter um que se encaixa direitinho ao seu perfil de viajante nômade!

1) BARRACA AUTOMOTIVA

Mais conhecida como “barraca de teto”, a barraca instalada sobre o bagageiro dos carros tem como maiores predicados a rapidez e praticidade na montagem, estando sempre pronta para o uso no carro sem ocupar espaço útil interno.
Quando não está sendo usada, a barraca fica fechada, como se fosse uma “caixa” fixada ao bagageiro do carro, jipe ou caminhonete, que fica protegida por uma lona própria permitindo o deslocamento normal por ruas, estradas e trilhas. Ao chegar no local de repouso, retira-se a cobertura e com o auxílio da própria escada de acesso abre-se a barraca projetando-a para uma das laterais ou traseira do carro. A barraca já está pronta para passar a noite, inclusive com o colchão já posicionado. O equipamento fica isolado do frio e umidade do solo, protegido de animais e outros perigos rasteiros, além de oferecer proteção contra chuvas e ventos. Como se trata de um equipamento “fixo”, permite o uso de lonas mais grossas e resistentes que oferecem mais conforto e proteção. Alguns acessórios até podem ser guardados e recolhidos junto com a barraca, como travesseiros e roupa de cama, por exemplo para resultar em um equipamento mais prático e “pronto” para o uso.
Há diferentes tamanhos e capacidades, variando de um casal até 6 pessoas. Além do veículo, que pode ser qualquer um, é preciso ter um rack de qualidade e boa fixação.

VANTAGENS:
– Praticidade na montagem
– Longe do chão
– Porta-malas livre
– Investimento baixo
– Equipamento final pequeno e leve (carro+barraca)
– Facilidade nas travessias
– Baixo consumo de combustível
– Bastante agilidade
– Tem fornecedores aqui no Brasil

DESVANTAGENS:
– Mais suscetível às intempéries
– Depende da estrutura de banheiros dos locais
– Cozinha, mesmo que adaptada no veículo, fica separada do equipamento

FAIXA DE PREÇO (janeiro 2017): – a partir de R$4.000,00

SAIBA MAIS EM: http://macamp.com.br/equipamentos/barracas/automotiva/


2)  TRAILER

É um reboque com estrutura completa: dormitório, sala, cozinha e banheiro em ambiente interno. Alia o conforto e a praticidade de já chegar no acampamento com a “casa” pronta. Possui basicamente mesa que vira cama de casal, cozinha com pia, fogão e geladeira e banheiro com lavatório, chuveiro e vaso sanitário. A independência é complementada pelas instalações elétricas com apoio de bateria e instalações hidráulicas com apoio de caixa d’água. Instalado em camping, ainda pode ser conectado na energia elétrica, ponto de água e saída de águas servidas (de descarte). É independente do veículo tracionador, que fica livre quando o trailer está desengatado e instalado no camping.

VANTAGENS:
– Praticidade na montagem
– Maior conforto e altura (fica-se de pé)
– Ambientes internos
– Equipamento pronto para o acampamento
– Porta-malas livre
– Carro livre para passeios
– Autonomia de água e luz por alguns dias
– Tem fornecedores aqui no Brasil

DESVANTAGENS:
– Necessita de carro (potência de acordo com o modelo)
– Maior gasto de combustível e pedágio

FAIXA DE PREÇO (janeiro 2017):
– a partir de R$ 60.000,00 (equipamento novo)
– a partir de R$ 15.000,00 (equipamento usado)

SAIBA MAIS EM: http://macamp.com.br/equipamentos/trailers/


3) CAMPER

É um módulo independente encaixável na caçamba de caminhonetes dotado de dormitório, banheiro e cozinha. Em relação ao trailer, é um equipamento mais compacto em seus espaços internos, mas com a possibilidade de eliminar a articulação do reboque utilizando-o sobre a caçamba de uma picape que possui ótimo rendimento em terrenos “fora de estrada”. O diferencial é a possibilidade de se retirar o módulo no camping para ter o veículo livre para passeios.

VANTAGENS:
– Praticidade na montagem
– Maior conforto e altura (fica-se de pé)
– Ambientes internos
– Equipamento pronto para o acampamento
– Veículo único
– Agilidade em terrenos acidentados
– Compacto/ágil
– 4×4
– Agilidade em um só elemento
– Carro livre para passeios
– Não paga pedágio a mais
– Autonomia de água e luz por alguns dias
– Tem fornecedores aqui no Brasil

DESVANTAGENS:
– Sem acesso da cabine para a casa.
– Mais compacto internamente do que um trailer ou motor home

FAIXA DE PREÇO (janeiro 2017)
– a partir de R$ 60.000,00 (equipamento novo)
– a partir de R$ 15.000,00 (equipamento usado)

SAIBA MAIS EM: http://macamp.com.br/equipamentos/campers/


4) MOTORHOME

É um trailer já montado em cima do veículo com os mesmos ambientes internos, sendo basicamente: mesa que vira cama de casal, banheiro e cozinha. Quanto maior o tamanho do veículo, mais se torna ágil em comparação com o trailer, já que não possui articulação e conta com motor e suspensão próprios. Alguns modelos contam com uma tulha onde é possível levar uma pequena moto. Também há a opção de levar moto em engate próprio na traseira do motorhome ou ainda rebocar um veículo através de carreta ou cambão/towbar.

VANTAGENS:
– Praticidade na montagem
– Maior conforto e altura (fica-se de pé)
– Ambientes internos
– Equipamento pronto para o acampamento
– Veículo único
– Agilidade em terrenos acidentados
– Comunicação da cabine com a casa
– Autonomia de água e luz por alguns dias
– Tem fornecedores aqui no Brasil

DESVANTAGENS:
– Equipamentos muito grandes tem ingresso dificultado em campings de pequeno porte
– Maior gasto de combustível e pedágio
– Não tem carro para passeio (no caso de não rebocar um veículo extra)

FAIXA DE PREÇO (janeiro 2017)
– a partir de R$ 250.000,00 (equipamento novo)
– a partir de R$ 50.000,00 (equipamento usado)

SAIBA MAIS EM: http://macamp.com.br/equipamentos/motor_homes/


5) TRUCK HOME

Um truck-home é basicamente montado sobre um caminhão dotado de cabine original e chassi. Sobre esta plataforma pode ser instalada uma célula de habitação de diversos tipos. Desde a instalação da carroceria de um trailer antigo, passando pela fixação de uma Camper e até mesmo sendo construído um módulo novo igual de um motor home. Um truck home não precisa ter necessariamente uma comunicação da casa com a cabine. Os do tipo “expedition” ou “overlanders” utilizam caminhões altos com tração 4×4 ou 6×6 dotados de grandes ângulos de entrada e saída para vencer qualquer terreno e são utilizados por muitos viajantes pelo mundo. Já os que possuem carrocerias de trailers antigos utilizam caminhões menores.

VANTAGENS:
– Praticidade na montagem
– Maior conforto e altura (fica-se de pé)
– Ambientes internos
– Equipamento pronto para o acampamento
– Veículo único
– Anda em qualquer terreno
– Comunicação da cabine com a casa ou não
– Autonomia de água e luz por alguns dias
– Tem fornecedores aqui no Brasil

DESVANTAGENS:
– Equipamentos muito grandes tem ingresso dificultado em campings de pequeno porte
– Maior gasto de combustível e pedágio (dependendo da rodagem)
– Não tem carro para passeio (no caso de não rebocar um veículo extra)
– No caso dos truckhomes novos, feitos em caminhões, o investimento é alto

FAIXA DE PREÇO (janeiro 2017)
– a partir de R$ 200.000,00 a R$500.000,00, dependendo do modelo da célula-casa e do caminhão (equipamento novo)

SAIBA MAIS EM: http://macamp.com.br/truck_homes/


 

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Paula MP

Fotógrafa e Editora de Redação, Revisão e Marketing de Mídias Sociais do MaCamp.

  • Sandro Reis

    faltou os minitrilers que estão de 12 mil a 22 mil novos.

    • Josiel Jantara

      isso sera o futuro ja estou planejando o meu eu mesmo construirei

  • Duster Empoeirado

    Faltou citar as carretas barracas.