Banheiro Completo Camping
 

 

Sem dúvida uma das questões mais importantes na infraestrutura do camping é mesmo o banheiro. Nas atuais condições dos campings do Brasil o campista vê fortes razões para levar e montar seu banheiro completo assim como monta sua barraca.

Não só na modalidade de campismo familiar o banheiro também pode ser importante para aventuras onde não se utiliza camping. Neste cenário é claro que se poderá abrir mão de alguns itens, principalmente de privacidade. De qualquer forma apresentaremos todos os equipamentos para que se possa avaliar e julgar quais serão oportunos para o seu perfil.

Sanitário Portátil

O Sanitário portátil possui tamanho bastante reduzido em se tratando de algo para uso pessoal. Funciona da mesma forma que o tipo “químico” onde se utiliza um produto específico igualmente utilizado em aviões, ônibus e embarcações. Pode ser utilizado por dias e não exala cheiro algum podendo ser descarregado em locais apropriados em qualquer momento ou quando encher sua capacidade máxima que varia de 9,8L até 20L. Sobre este equipamento temos um artigo específico.

Chuveiro portátil 12V

O chuveiro portátil é uma ótima opção para quem viaja de carro. Ele funciona com uma pequena bomba 12V que é ligada no isqueiro do carro energizado pela bateria do veículo. São diversas vantagens. A primeira é que ele possui um chuveirinho pequeno com uma difusão de água muito fina onde se pode tomar um banho muito bom com pouca água. Outra vantagem é que você pode levar um tanque de água no porta-malas sem muita dificuldade ou mesmo um galão pequeno que pode ser abastecido em um rio, por exemplo ou na torneira do camping. Existem até tanques de água que são “infláveis”, ou seja, são volumosos quando cheios mas vão minguando à medida que a água vai acabando.

O chuveiro pode ser instalado no próprio carro ou mesmo dentro de barracas específicas para este fim. No campismo familiar pode ser instalado com outros equipamentos dentro da barraca-banheiro. Sua desvantagem é que a água será sempre fria ao menos que você consiga esquentá-la no tanque. Isto é mais fácil de fazer com um aquecedor ebulidor ligado na tomada do camping, ou então com um desses na versão 12V (Neste caso você provavelmente precisará manter o motor do carro ligado durante  aquecimento).

Chuveiro solar

Outro acessório muito útil para camping selvagem, de aventura ou mesmo familiar. Consiste basicamente em um “saco” que armazena a água (de 10L a 20L) cuja coloração preta absorve a luz solar esquentando a água. Funciona mesmo em dias nublados, porém com tempo de aquecimento muito prolongado. Sob o Sol esquenta bem mais rápido.

Sua desvantagem é que será ideal um chuveiro para cada pessoa, caso estas desejem tomar banho no mesmo horário. Como em acampamentos geralmente se toma banho ao final da tarde ou início da noite, após um banho não se terá tempo e nem luz suficiente para aquecer outra leva de água. Já uma ótima vantagem é o uso diverso adicional, podendo utilizá-lo também para armazenar água potável ou então simplesmente para se tomar banho mesmo gelado com um conforto a mais já que se pode pendurar numa árvore e direcionar e dosar o jato como desejar.

Barraca-banheiro

A barraca-banheiro é simplesmente uma barraca bem simples de um só sobreteto que se configura mais alta e mais fina. Oposto a barraca comum que foi projetada para ficar deitado, esta possui uma dimensão para ficar de pé ou sentado. Ali você pode usar os chuveiros e sanitários apresentados nesta matéria. Ela garante uma total privacidade incluindo a opção de um espaço para troca de roupas com ergonomia mais confortável do que a barraca de abrigo. Existem modelos “pop up” ou com varetas encaixáveis. Caberá a você avaliar qual a melhor para seu perfil.

Banco-Sanitário

É um equipamento bastante “primitivo” mas que pode funcionar muito bem com baixo custo ou com administração ambientalmente correta no uso de “container de detritos” que apresentaremos abaixo onde pode-se levar todos os dejetos de volta para descarte em local apropriado.

Trata-se de um banquinho idêntico aos modelos “X” para acampar e pescar, mas sem o assento tradicional. No lugar dele vai um assento sanitário comum ou com dimensões reduzidas para a praticidade no transporte. Abaixo do assento é instalado um saco que pode ser específico ou mesmo plástico comum onde será coletado todo o detrito. Também é usado sobre um buraco cavado no chão que deve ser coberto de terra após o uso. Neste caso pesquise se esta alternativa é permitida no local que irá visitar e levante as regras para evitar contaminações, como por exemplo não proceder próximo a cursos d’água.

Container de Detritos

O chamado “Container” é muito utilizado em vário locais no mundo onde não se pode deixar no caminho nenhum tipo de detrito, como por exemplo o Everest. Lá todos os resíduos líquidos (urina) devem ser armazenados em “garrafas” ou afins para que possa-se transportar sem chance de vazar e os resíduos sólidos armazenados em sacos plásticos e acumulados em containers.

Os containers podem ser “fabricados” com um pedaço de tubo de 100mm (comuns em esgotos de casas) com tampas específicas em cada ponta (caps), colada na ponta de baixo e encaixada com borracha (também específica) na ponta de cima. Após a viagem poderão ser descartados os detritos e o container reutilizado após devida limpeza.

Assim como no alpinismo, podemos proceder com esta mesma técnica para que respeitemos nossa natureza levando embora os detritos gerados durante a expedição, podendo inclusive armazenar e destinar o lixo que geramos.

Pia Portátil

A pia portátil é uma das mais simples. Com uma estrutura específica apoia tanto um lavatório plástico leve como um pequeno galão de água com torneira.

Um modo mais prático desta utilização seria uma estrutura mais simples apenas para o lavatório, que não precisaria ser tão forte, pois o galão de água seria dispensado. Em seu lugar seria utilizado o próprio chuveiro (dos tipos citados acima) como fonte de água.

CONJUNTO DO BANHEIRO PESSOAL

Diversas configurações destes equipamentos apresentados podem formar seu banheiro.

Um banheiro bem completo seria uma barraca específica bem ampla, onde seria instalado um chuveiro, lavatório e sanitário portátil. O ambiente poderia ser usado também para troca de roupas. Caso o piso seja arenoso ou com alto grau de permeabilidade, pode-se cavar um buraco no chão suficiente para que a água seja acumulada até o volume a ser usado no lavatório ou banho e depois seja absorvida pelo solo. Desta forma não encharcaremos o solo próximo aos outros acampamentos ou locais de passagem de pessoas. Outra dica seria instalar uma lona no piso onde tivesse suas bordas dobradas para cima junto à barraca e com apenas um furo que destinasse a água para este buraco ou outro local específico. Assim você poderá até dispensar o uso de chinelo na hora do uso e mantendo tudo bem limpo e lavado com a sobra de água do banho. Por fim, o sistema de água com as devidas adaptações também poderá servir para lavar utensílios.

Isto tudo pode parecer um exagero. “- Porque tanta tralha para acampar?” Resposta simples: Trata-se de um hobby que como qualquer outro a paixão pela modalidade acaba fazendo com que a pessoa curta seus equipamentos específicos. A dica que fica é que você que está começando e deseja montar um banheiro pessoal não saia comprando tudo de uma vez e sim acampe utilizando o banheiro do camping e avalie se tudo isso é realmente necessário para você. Se sim, comece comprando a barraca e depois vá avaliando o que realmente seria necessário e prático. Pense também que se julgar que apenas o sanitário químico portátil é necessário, este pode ser utilizado dentro da barraca convencional e se nada lhe incomodar poderá dispensar a barraca-banheiro.

Marcos Pivari

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."