Arquitetura para o Turismo >>

O estacionamento da prefeitura além de ganhar uma me

lhor organização das vagas dos ônibus de excursão, também receberá um bloco de apoio aos motoristas que terão suas estadas diurnas ociosas. As dimensões do terreno não serão alteradas tanto quanto as funções dos edifícios públicos vizinhos, onde funcionam dentre outros órgãos públicos, o conselho tutelar, o DSV e estabelecimentos educacionais. Os ônibus após desembarcarem os visitantes no Centro Turístico Popular (CTP), se dirigirão para este estacionamento e somente sairão para embarcar os turistas entes de voltarem para suas cidades de origem. Na época de alta temporada ou feriados em que o número de ônibus de excursão aumenta assim como o número de pessoas no município, o estacionamento da prefeitura, assim como o acesso dos veículos na cidade e no CTP será preferencial e/ou exclusivo de ônibus de terceira idade (atendendo o Plano Diretor do Município artigo 9° item VII) e de crianças. Os demais terão como ponto final de seus trajetos, o Estacionamento do Portal.

INSERÇÃO URBANA do Estacionamento da Prefeitura

PLANTA do terreno da prefeitura – (hoje)
Equipamentos:
•Estacionamento – Vagas para estacionamento dispostas da melhor forma a acolher o maior número possível de ônibus de excursão.
•Banheiros – Sanitários, lavatórios e locais para banhos e trocas de roupas para atender as necessidades dos motoristas dos ônibus.
•Salas para Motoristas – Local de descanso, lazer e entretenimento para os motoristas de ônibus em seus horários ociosos.
•Refeitório – Local com cozinha dotada de refrigerador, fogão e pias para os motoristas prepararem seus próprios alimentos e local para refeições.
Programa:
Estacionamento (60 vagas)            5.000m²
Sala para motoristas                100m²
Sanitários                    80m²
Cozinha                    20m²
Refeitório                    25m²
Partido
O partido desse projeto foi a preservação total da área já destinada ao parqueamento dos 60 ônibus, apenas organizando e dispondo de vagas fixas para a busca de maior número de equipamentos. A pequena área entre os lotes já construídos foi escolhida para acolher o bloco destinado ao lazer dos motoristas.

PLANTA do PROJETO do novo Estacionamento
O bloco destinado aos motoristas de 225m², possui uma sala de lazer com entretenimento, sanitários com chuveiros e vestiário, cozinha com equipamentos necessários para a confecção de alimentos e refeitório que pode ser estendido à área posterior do edifício.

Perspectiva – 1

Perspectiva – 2

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."