No próximo dia 21 de abril comemoraremos o feriado de Tiradentes. A folga que proporciona uma ótima oportunidade de acampada comemora um herói nacional: Joaquim José da Silva Xavier. O Tiradentes. O único feriado relativo a um civil brasileiro cairá numa sexta-feira este ano.

Um Pouco de História

O herói nacional: Antes de ser herói, Tiradentes era pobre tendo diversos ofícios, assim como “arrancador de dentes” (não existia a profissão “dentista”) dentre outras profissões sem sucesso antes de entrar para o exército da coroa portuguesa. Já em um cargo de subtenente no exército do império, foi procurado por intelectuais mineiros que estavam insatisfeitos com o reino para ser uma espécie de “elo” de ligação entre os interesses elitistas da independência com a camada popular, já que esta não era o grande interesse desta elite, mas sim um foco a ser manipulado. A derrama, cobrança massiva dos impostos acumulados carregou junto um povo todo pela inconfidência mineira que teve seu “traidor”, Silvério dos Reis em uma espécie de “delação premiada” da época. Em troca do perdão de suas dívidas, delatou todos os conspiradores. Tiradentes, único representante do movimento sem posses foi condenado à forca ao esquartejamento enquanto o restante dos intelectuais ao simples exílio. O “traidor da pátria” foi tratado como vilão até 100 anos depois da inconfidência mineira, quando em 1889 – Proclamação da república – teve revertido seu título a Mártir da independência pelos republicanos.

Que tal acampar no berço da inconfidência mineira?

As cidades históricas de MG podem ser um ótimo roteiro para descansar, passear e ainda conhecer um pouco mais de nossa história. Um roteiro básico pode englobar as cidades de São João Del Rey, Tiradentes, Congonhas, Ouro Preto, Mariana e arredores. Acampar é uma ótima pedida na região.

Para quem puder estender o feriado, o roteiro completo vale a pena. Há muita riqueza histórica a ser visitada. Caso conte apenas com os quatro dias, aconselhamos a escolher ou o bloco de Tiradentes / São João Del Rey  ou O Bloco de Ouro Preto e Arredores. Para ambos, pode valer uma escapadinha de um dia até Congonhas para conhecer os XII Profetas.

Alguns campings da região têm apresentado problemas de funcionamento, por isso aconselhamos o uso do Camping Tiradentes na cidade de mesmo nome e no CCB de Ouro Preto.

Aqui no MaCamp você encontra nosso Guia com diversas informações e no Fórum alguns relatos que valem a leitura. Confira uma delas no link abaixo.

Relato de Roger Formiga:

Saímos de S. Lourenço da Serra no domingo dia 30 de agosto com destino a São Francisco Xavier. Optei por um caminho monótono mas mais rápido, Rodoanel, Airton Senna, Carvalho Pinto até São José dos Campos, onde pegamos a SP-50 para Monteiro Lobato. Essa estrada é muito bonita, a subida da serra, as curvas, paisagens para ir devagar curtindo. Fomos direto para o Camping Canto dos Pássaros que tinha boas referências aqui no guia. São Francisco Xavier é um distrito de São José dos Campos, mas parece uma típica cidade do interior, pacata, limpa, tranquila. Vale a pena conhecer e passear por lá. [LEIA MAIS]

 

 

COMPARTILHAR
CEO e Editor do MaCamp | Campista de alma de nascimento e fomentador da prática e da filosofia. Arquiteto por formação e pesquisador do campismo brasileiro por paixão. Fundador do Portal MaCamp Campismo sonha em ajudar a desenvolver no país a prática de camping nômade e de caravanismo explorando com consciência o incrível POTENCIAL natural e climático brasileiro. "O campismo naturaliza o ser humano e ajuda a integrá-lo com a natureza."