POR Matheus Silveira: Seguindo as dúvidas questionada na internet, seguem dicas de campistas para a manutenção do sistema de freios dos trailers Turiscar, focando o elemento AMORTECEDOR.
Embora pareça um simples amortecedor de fusca, a coisa é um tanto mais complexa e pode apresentar dificuldades na aquisição e retirada do mesmo.
Este amortecedor é fixado na munheca e no cilindro da bequilha por um parafuso no sentido vertical que passa pelo olhal anterior . Na outra extremidade ele é fixo a uma barra de aço de perfil quadrado, através de um pino que atravessa o olhal posterior e uma espécie de “garfo”. A extremidade traseira desta barra é fixa no tubo guia da bequilha, também por um
parafuso vertical. Se você iniciou a desmontagem pela munheca, retirou o cilindro, e o amortecedor está preso dentro do tubo guia, basta retirar o parafuso vertical que está na extremidade posterior do tubo. Se você já fez este procedimento, e o amortecedor está preso dentro do cilindro com a barra quadrada visível na outra extremidade, basta bater na barra,
com precaução para não “ovalizar” o furo do parafuso, usando madeira ou martelo de borracha.
Verifique o funcionamento antes de decidir pela troca. Com a extremidades do lado que tem menor diâmetro fixa num torno de bancada ou outro meio qualquer sem forçar o olhal, comprima e distenda várias vezes o curso total, usando as mãos diretamente no amortecedor para ter sensibilidade sobre trepidações e verifique se a força necessária ao acionamento é igual para os dois sentidos. Em seguida faça testes parando os esforços de pressão e distensão no meio do curso, marque a posição e espere alguns minutos observando se houve mudança de posição. Se não houve trepidação no tato, se o amortecedor apresentou resistência lenta e de igual intensidade aos esforços de compressão e distensão feitos com as mãos, e se não apresentou tendência de distensão voluntária, significa que o sistema hidráulico e as válvulas estão funcionando bem e não é o caso de troca.
Os amortecedores usados pela Turiscar são hidráulicos, de dupla ação, e eram fabricados por uma pequena indústria de Porto Alegre, que em 2002 já estava apenas recuperando. A Sinostrailer em Estância Velha, RS, próximo a Novo Hamburgo, costumava ter amortecedores recuperados em estoque.
Se você pretende viajar sem o amortecedor, é necessário travar a bequilha para não danificar as sapatas de freio.
Boa tarde!!! Estou com problemas para efetuar a troca desse amortecedor, não estou encontrando para comprar, gostaria de trocar o atuador completo, alguém saberia me dizer qual atuador eu consigo colocar no turiscar ?(sistema de freio hidráulico) Abraços.
Antonio. Atuador só vai encontrar se for de desmanche de um trailer antigo. Veja o teste que fizemos com um sistema completo da AL-KO que pode também ser instalado num turiscar: https://macamp.com.br/teste-substituicao-dos-eixos-e-freios-modernos-nos-trailers-karmann-ghia/