Nas especificações técnicas de um veículo de carga consta o máximo peso por eixo. Também nas especificações dos pneus constam as cargas máximas para rodado simples e duplo: normalmente o rodado simples permite um pouco mais de carga. A carga máxima dos pneus/eixo normalmente é maior que a carga máxima por eixo mecânico. Voce já pesou seu motorcasa por eixo para certificar que o mesmo está dentro das margens de carga permitidas, tanto no quesito mecânico como no quesito pneu? Se não, é importante que você faça isto. Segurança em primeiro lugar: sobrecarga em pneus e/ou eixo é um fato perigoso. Não será grande surpresa se você pesar e confirmar que apesar de seu motorcasa estar abaixo do peso máximo permitido para o chassi (PBT) um dos eixos está sobrecarregado. Esta sobrecarga existe porque houve uma má distribuição de peso na montagem do motorcasa ou uma aplicação incorreta na distância inter-eixos. Se esta sobrecarga for pouca, você pode tentar resolver a questão migrando itens mais pesados. Se esta sobrecarga for no eixo dianteiro, migre equipamentos/bagagens para a parte traseira. Se a sobrecarga for na traseira, migre equipamentos/bagagens para a dianteira. Se esta sobrecarga for muita, você vai estar enrascado, pois a solução seria migrar o eixo traseiro para frente ou para trás a depender de que eixo está sendo sobrecarregado. Isto exigiria refazer boa parte dos bagageiros e criar novo espaço para as rodas, além de outras possíveis implicações, como exemplo a remobilização de tanques, dutos de ar, ligações eletro-mecânicas, etc.
Havendo sobrecarga por eixo, há chance também desta sobrecarga estar acontecendo nos pneus. Um fato que é uma forte indicação de que está havendo sobrecarga é o desgaste irregular de pneus. Mesmo usando a pressão máxima recomendada, vai haver desgaste irregular no centro ou laterais dos pneus. Neste caso avalie se existem pneus com capacidade maior de carga para o seu veículo. Um exemplo é o caso dos pneus para aro 17.5: A Goodyear lançou recentemente pneus 235/75/17.5 (Regional RHS) e a Michellin os XZE2 que aumentaram a capacidade de carga de 1700 (pneu 215/75/17.5) para 2000 kg. Não vacile: sobrecarga em eixo dianteiro implica em riscos para a sua segurança e a de sua família.