A bomba d’agua é um dos equipamentos mais importantes de um RV. Muitos são os erros cometidos em suas aplicações e o maior deles é a relação da escolha de sua “potência” X o sistema de distribuição depois dela.
Muitos campistas desejam bombas com grande vazão e pressão, mas não ligam muito para o sistema de distribuição daquela água. É muito comum vermos mangueiras finas e conexões com flexíveis de dimensões ínfimas servindo de duto para a água pressurizada da bomba. Acaba que uma bomba ultra potente acaba fazendo força extra para vencer uma perda de carga altíssima no encanamento até chegar na torneira e o resultado disso é o gasto de energia elétrica em demasia para uma vazão muito pequena nas torneiras e duchas. Para piorar, a vida útil desta bomba acaba sendo muito menos devido ao trabalho pesado.
Ao contrário do que se pensa, não é necessário bombas de 3,5gpm para servir um pequeno RV. Uma bomba de apenas 1.1gmp já pode proporcionar um resultado muito melhor que a anterior, desde que o encanamento seja bem dimensionado e com poucas conexões. Resumidamente, quanto maior for a dimensão do tubo, maior será a vazão. Cada tipo de conexão utilizada (emendas, “T”s, luvas, cotovelos, roscas de flexíveis e etc.) possui um coeficiente de “perda de carga” que somados podem resultar em uma fraca vazão e pressão na torneira, portanto o dimensionamento de todo o conjunto poderá proporcionar o só de uma ótima vazão com o uso de uma bomba de pouca potência que trabalhará no seu ritmo ideal.
Outra questão importante na aplicação da potência da bomba é que quanto maior a vazão aplicada, menor o tempo de rendimento da caixa de água e também maior o consumo das baterias do veículo.
A bomba d’água nunca deve trabalhar a seco. É aconselhável o uso de um pré-filtro anti entupimento e também um o uso de um acumulador de pressão. A bomba geralmente possui um sistema automático para que seja desligada sozinha quando se fecha a torneira. Acontece que quando se abre apenas um pouco a torneira, a bomba liga e desliga sem parar podendo ser avariada. O acumulador impede que este efeito seja maximizado. Quando estiver ausente, desligue a alimentação elétrica da bomba para evitar acidentes. Usar o equipamento frequentemente é a melhor maneira de mantê-la sempre viva.