Modelos de carretas >>
Este tipo de carreta é apropriado para transporte de veículos. No meio do campismo e caravanismo, a aplicação vem pela necessidade de motor homes em viagens, levarem carros de passeios para locomoção em seus destinos. Esta é uma alternativa ao sistema de cambão.
Existem basicamente dois tipos de carretas para veículos, cada uma com suas particularidades:
CARRETA PARCIAL (1 eixo) – Acomoda o eixo dianteiro do veículo, preservando este responsável pela tração do carro, além de elementos sensíveis, como direção hidráulica, câmbio e banda de pneu que sofreria mais desgaste. Neste caso o carro é preso na carreta com sistema similar aos guinchos de plataforma e seu eixo traseiro vai rodando no chão.
CARRETA INTEGRAL (1 ou 2 eixos) – Acomoda o carro ou motos integralmente sobre a carreta. O sistema de fixação é também semelhante aos guinchos plataforma, mas o acesso é por rampa com a própria força motriz do veículo.
CONSIDERAÇÕES: Qualquer um dos tipos possui suas vantagens e desvantagens. Não há melhor ou pior, mas sim o encaixe no perfil de cada caravanista. Os que defendem o uso da carreta parcial argumentam seu tamanho e praticidade, além de um espaço bem menor da guarda do equipamento que pode ser praticamente abrigado sob o motor-home. Aos que defendem a integral, dizem que a tranqüilidade é maior sabendo que apenas 2 elementos (motor home e carreta) estão no chão evitando o desgaste do veículo. Há também que prefira o cambão a possuir mais uma documentação e trabalho de acoplamentos e fixações.
Marcos Pivari
Boa Tarde!
Gostaria de saber o valor da carretinha da primeira foto?